Pesquisar

O que esperar do primeiro Borussia vs Bayern da temporada, valendo o título da Supercopa da Alemanha

Montagem com Robert Lewandowski e Erling Haaland. Foto: Divulgação/Imago.

Decidindo 7 dos últimos 10 títulos, Borussia Dortmund busca, em casa, empatar o confronto direto depois de perder quatro e vencer três jogos. Enquanto isso, o FC Bayern tenta aumentar recordes com Lewandowski e, quem sabe, presentear seu técnico com o primeiro título da carreira.

Jogando em Signal Iduna Park, Borussia Dortmund recebe o Bayern de Munique nesta terça-feira (17), às 15:30, pela decisão da Supercopa da AlemanhaDie borussen vai em busca de uma revanche após perder o título por 3 a 2 na Allianz Arena na última edição. Erling Haaland, em sua primeira participação, fez gol e deu assistência. Robert Lewandowski, artilheiro do torneio, não marcou. Mas no fim, Joshua Kimmich fez um gol nos minutos finais e garantiu o título para os bávaros.

Mais que a vitória, o título dessa Supercopa pode servir como balizador para os trabalhos que se iniciam em ambos os clubes. Embora tradicionalmente disputada na semana anterior à abertura da temporada alemã, o jogo teve de ser reagendado por conta da disputa da Eurocopa no verão europeu.

Supercopa coloca frente a frente Marco Rose e Julian Nagelsmann. Foto: Divulgação/Imago.

Treinadores em busca de afirmação

Caso vá para a Gigante da Baviera, esse título será o primeiro do jovem técnico Julian Nagelsmann. Aos 34 anos, o treinador começou sua carreira como treinador apenas em 2016 pelo Hoffenheim, tendo uma ótima passagem pelo RB Leipzig, mas parou sempre nas finais - algumas delas inclusive contra o próprio Bayern. Agora treinando o time bávaro, quem sabe Nagelsmann consiga finalmente levantar uma tão sonhada taça para coroar a carreira promissora e um futuro próspero pelo FC Bayern.

Embora já tenha levantado algumas taças na Áustria, caso o título fique em Dortmund, Marco Rose terá a chance de conquistar seu primeiro torneio em solo alemão. Nascido em Leipzig, mas tendo sido treinador do RB Salzburg, Rose começa seu trabalho pelo segundo Borussia na carreira, tendo sido transferido do Mönchengladbach para o Dortmund na última janela de transferências. Uma vitória sobre o maior rival atualmente pode confirmar o trabalho promissor do time, após vitórias na Copa e na Bundesliga.


Artilheiros com sede de gol

Após marcar pela sétima vez em aberturas de Bundesliga, Robert Lewandowski busca ampliar mais recordes na Supercopa. Hoje no FC Bayern, ele é o artilheiro da DFL-Supercup com cinco gols e maior vencedor com cinco conquistas. Foi responsável por um dos títulos ter ido para Dortmund, em 2013, mas já faturou a taça por quatro vezes atuando em terras bávaras e busca, quem sabe, seu 6º título.

Por outro lado, Erling Haaland busca sua primeira Supercopa após bater na trave em 2020. O norueguês marcou um gol e deu uma assistência na sua primeira participação, mas não evitou que o título fosse para a Baviera após um 3 a 2 no Allianz Arena. Dessa vez jogando em casa, Haaland pode comandar o time em busca do seu segundo título no clube, após o título justamente da Copa da Alemanha, que credenciou o time para a disputa.


História da Supercopa da Alemanha

Surgida na temporada 87/88, tendo o Bayern de Munique como primeiro campeão, a Supercopa da Alemanha normalmente marca o início da temporada alemã. Ela acabou sendo interrompida em 1997, tendo como último campeão o Borussia Dortmund.

Foi então que em 2010 o jogo entre campeão da Copa da Alemanha e da Bundesliga voltou a existir. Nessa última década ninguém ganhou mais esse título do que o time de Munique, que levantou a taça em 5 oportunidades. O Borussia Dortmund vem logo atrás com 3 conquistas e busca então quem sabe diminuir a diferença para o rival.

Em números gerais o Borussia Dortmund já conquistou esse título por 6 vezes, enquanto FC Bayern é o maior campeão com oito vitórias. Os dois times reinam no torneio, principalmente após sua reintrodução em 2010, com 9 dos 11 títulos em disputa (5 para os bávaros e 3 para o BVB).

Postar um comentário

0 Comentários