Pesquisar

Moussa Diaby: o caminho trilhado para a primeira convocação na seleção francesa

   



(Foto: Lars Baron / Getty Images)

    "Como de costume, estarei de olho nas convocações, primeiramente porque eu sou um grande fã (referindo-se a seleção francesa), mas também porque é o meu objetivo (ser convocado)."

Após muitas temporadas esperando, enfim o sonho se tornou realidade. Moussa Diaby, ponta esquerda do Bayer Leverkusen, foi convocado pelo técnico Didier Deschamps para defender a seleção francesa nas eliminatórias da Copa do Mundo. Serão três partidas onde o destaque dos Werkself poderá mostrar o seu valor em escala internacional, até porque na Bundesliga já foi provado que ele tem capacidade de estar entre os melhores da competição. 

- "Boas atuações sempre te dão mais visibilidade e você pode ver isso com Marcus (Thuram), ele está jogando na mesma liga que eu e sempre jogou bem, e foi convocado, então porque não eu? Definitivamente estou pronto." - Disse o jogador antes de sua convocação. Mas afinal, Moussa Diaby merece vestir a camisa da França? Levando em conta o seu desempenho na Alemanha, seria apenas questão de tempo a sua participação na seleção francesa e será explicado o porque ao longo das linhas deste texto.

O início de sua trajetória na Bundesliga:

Na temporada 19/20 o Bayer Leverkusen anunciava a contratação do Diaby, apostando nesta jovem promessa vinda do PSG. O francês não demorou para se firmar no time titular; foi visto com bons olhos pela torcida e pelo clube por conta da sua velocidade, agilidade e inteligência na criação de jogadas. - "Eu sai da minha zona de conforto ao sair de Paris... mas foi só um modo de assumir a responsabilidade e logo cedo senti que eu era importante para o projeto deste clube." - Apontou o atleta. Complementou dizendo que um dos aspectos que o ajudou é o fato da Bundesliga dar diversas oportunidades para jogadores novos, fazendo contratos de longa duração para ver até onde eles podem chegar. 

Moussa Diaby não se escondeu na sua primeira temporada no clube, anotou 16 participações em gols em 39 jogos (sendo 27 como titular). Foi uma marca e tanto para dar inicio a sua trajetória, mas um ponto importante é que, desde a sua chegada ao clube, o francês só tem apresentado melhoras em seu desempenho, provando que todo investimento nele valeu a pena. - "Eu encontrei o que eu estava procurando na Alemanha: tempo de jogo e confiança." - Pontuou Diaby sobre o seu sucesso no território alemão. É notório o desenvolvimento constante do jogador, na temporada 20/21 superou a sua marca anterior, foram 25 participações em gols em um total de 43 partidas (sendo 33 como titular). Por conta disso, em pouco tempo ele se tornou uma das peças mais importantes do Bayer Leverkusen.

Moussa Diaby no sub-21 da França (Foto: Harry Langer / Getty Images)

O bom desempenho do jogador não demorou para ser notado e, logo no começo desse ano, foi convocado para jogar na seleção francesa sub-21. Foram 10 partidas disputadas com a camisa dos Les Bleus, somando um total de 702 minutos em campo onde ele distribuiu apenas uma assistência. Mesmo com poucas participações em gols, suas atuações foram boas e influenciaram positivamente na análise de Didier Deschamps perante o jogador, que o convocou para a seleção principal no mesmo ano.

Então é possível afirmar que sua convocação é justa?

Observando os números de Moussa Diaby nas últimas temporadas e os desempenhos nas partidas, tanto no Bayer Leverkusen quanto na seleção francesa sub-21, é notório o merecimento desta convocação. Um jogador como ele que tem a capacidade de driblar, usar a velocidade e pensar rapidamente na hora de tomar a decisão, não pode ficar de fora dessa lista. Nesta temporada o francês já fez dois gols e distribuiu uma assistência, isso em apenas três partidas, mostrando que manteve o alto nível e mereceu estar entre as estrelas da França. 

Portanto, pode-se afirmar que a melhor escolha da carreira de Diaby foi sair da zona de conforto no PSG em 2019 para buscar novos desafios na Alemanha. Hoje, todo o seu esforço em campo foi recompensado com essa convocação e, tal oportunidade, pode ser o início de mais um capítulo interessante na carreira desse jogador, que ainda tem muito para desfrutar nos campos de futebol.

Postar um comentário

0 Comentários