Pesquisar

Dortmund e Wolfsburg saem mais felizes que Bayern e Leipzig: confira como ficam os alemães na Liga dos Campeões

Foto: Goran Stanzl/PIXSELL.

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões definiu, nesta quinta-feira (26), os primeiros adversários dos times alemães na competição internacional. Bayern terá o Barcelona novamente pela frente, enquanto Leipzig terá que passar por City e PSG. Sem grandes estrelas, Borussia e Wolfsburg tem boas chances de passar à próxima fase


Bayern de Munique

Julian Nagelsmann com Allianz Arena no fundo. Foto: Divulgação/IMAGO.


O FC Bayern foi o primeiro alemão sorteado, já que estava no pote 1 em que ficavam os campeões dos seis principais campeonatos nacionais da Europa, além do último campeão da Champions League e da Liga Europa. Com isso, o Gigante da Baviera terá jogos interessantes pela frente como o embate com o Barcelona em reconstrução após a saída de Messi e o Benfica de Jorge Jesus.

O Bayern de Munique já está acostumado com o sorteio da fase de grupos já que tem 33 participações na Champions League, sendo campeão em seis oportunidades. Vencedor há dois anos, os bávaros continuam em alta já que não sabem o que é perder fora de casa pela competição há 18 partidas. 

Seu principal artilheiro, Robert Lewandowski busca se firmar como terceiro maior artilheiro do torneiro após deixar para atrás a lenda do Real Madrid, Raúl González. Caso conquistem o título esse ano, o time se juntará ao Milan como segundo maior vencedor com 7 títulos, ficando atrás apenas do próprio Real Madrid que tem 13 conquistas.


GRUPO E

- Bayern de Munique;

- Barcelona (Espanha);

- Benfica (Portugal);

- .Dínamo Kiev (Rússia).


Borussia Dortmund

Borussia Dortmund entrando em campo no último jogo pela Champions contra o City. Foto: Moritz Müller/IMAGO.

Partindo do pote 2, de acordo com o ranking de clubes da UEFA, o Borussia Dortmund foi sorteado para compor o grupo C da fase de grupos, após a definição do Sporting, de Portugal, como cabeça de chave. Além disso, o time enfrenta o Ajax da Holanda e Besiktas da Turquia no que pode ser um caminho considerado mais tranquilo para classificação às eliminatórias.

Com 18 participações na Liga dos Campeões, o Borussia Dortmund vai em busca do seu segundo título na competição exatamente 25 anos depois da única conquista, na temporada 1996/97. Permanecendo no time, Erling Haaland busca a artilharia do torneio novamente após ter sido o maior goleador na última edição com 10 gols. Ele também foi eleito melhor atacante da última temporada europeia.

GRUPO C

- Sporting (Portugal);

- Borussia Dortmund;

- AFC Ajax (Holanda);

- Besiktas JK (Turquia).


RB Leipzig

Jogadores do Leipzig em treinamento durante a Liga dos Campeões do ano passado. Foto: Divulgação/IMAGO.


Sorteados para o grupo A da competição, o Leipzig terá um caminho difícil pela frente para tentar a classificação à fase eliminatória. O time tem pela frente nada mais nada menos do que Manchester City e Paris Saint-Germain, além do Club Brugge da Bélgica.

Criado apenas em 2009, RB Leipzig marca presença na fase de grupos da Liga dos Campeões pela 4ª vez na história. Desde a primeira participação na temporada 17/18, os Touros Vermelhos buscam chegar e, quem sabe, superar a participação de dois anos atrás quando alcançaram a semifinal da competição.

GRUPO A

- Manchester City (Inglaterra);

- Paris Saint-Germain (França);

- RB Leipzig;

- Club Brugge (Bélgica).


Wolfsburg

Jogadores so Wolfsburg comemorando a classificação para a Champions na temporada passada. Foto: Divulgação/IMAGO.


Fechando a participação alemã na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Wolfsburg foi colocado no grupo G ao lado do último campeão francês, Lille, assim como o Sevilla da Espanha e Salzburg, da Áustria.

Tendo em vista como foi o sorteio como um todo, é possível dizer que o Wolfsburg tem chances reais de chegar na próxima fase novamente, como aconteceu em 2016 quando o time conseguiu alcançar as quartas de final. Caso contrário, a terceira participação do time pode repetir a campanha de 2009/10, quando o time parou nessa mesma fase de grupos.

GRUPO G

- Lille (França);

- Sevilla (Espanha);

- FC Salzburg (Áustria);

- Wolfsburg.


Novidade a partir da temporada 2021/2022

O grande destaque para a edição 21/22 da Liga dos Campões, assim como em todas as competições de clubes organizadas pela UEFA, é o fim do gol marcado fora de caso como critério de desempate no mata-mata. A partir de agora, quando um jogo terminar empatado em número de gols após as duas partidas, será disputada uma prorrogação com dois tempos extras de 15 minutos e, caso necessário, o jogo será então definido na disputa de pênaltis.

Essa regra era usada em competições da UEFA desde 1965, quando os primeiros torneios foram criados, mas passou a ser muito criticada ao longo dos últimos anos. Vale lembrar que o gol fora de casa ainda é válido como critério adicional de desempate na fase de grupos, caso seja preciso definir o time classificado para a fase de mata-mata.


DATAS

- Rodada 1: dias 14 e 15 de setembro.

- Rodada 2: dias 28 e 29 de setembro.

- Rodada 3: dias 19 e 20 de outubro.

- Rodada 4: dias 2 e 3 de novembro.

- Rodada 5: dias 23 e 24 de novembro.

- Rodada 6: dias 7 e 8 de dezembro.


A grande final será disputada em um sábado, no dia 28 de maio de 2022, no Estádio de São Petersburgo, na Rússia.



Postar um comentário

0 Comentários