Pesquisar

A ascensão do fenômeno Erling Haaland


Erling Haaland, o artilheiro mais jovem da história da Champions League (Foto: Alexandre Simoes/Getty Images)

Do Salzburg ao Borussia Dortmund, em menos de três anos Erling Haaland se tornou um dos jogadores jovens mais desejados dos grandes clubes europeus. Um início de carreira fenomenal fez com que o norueguês vencesse o prêmio Golden Boy em 2020, fosse destaque em grandes ligas e cada vez mais comparado a grandes jogadores da história após ter quebrado alguns recordes importantes.

Apesar da pouca idade, os holofotes não são uma novidade para o norueguês. Antes de ser vendido ao Borussia Dortmund, Haaland já conquistava títulos pelo Salzburg, da Áustria, pelo Campeonato Austríaco, nas temporadas 18/19 e 19/20, e a Copa da Áustria nas mesmas temporadas. Jogou 27 partidas pelo clube austríaco e marcou 29 gols, balançando as redes em todas as competições que disputou.

A jornada de quebra de recordes já era uma realidade desde que jogava no Salzburg, na temporada 19/20 se tornou o primeiro adolescente a marcar ao menos um gol em cinco partidas consecutivas na Champions League, e ainda terminou a temporada com 10 gols, marcados pelo clube austríaco na fase de grupos e pelo Borussia Dortmund nas oitavas de final.

INÍCIO DA HISTÓRIA COM O BORUSSIA DORTMUND


(Foto: Reprodução/Borussia Dortmund)

Aos 19 anos, Haaland chegava ao Borussia Dortmund já com o status de um dos jogadores mais desejados por diversos outros grandes times da Europa. O norueguês custou 20 milhões de euros em negociação direta com o Salzburg, mais 15 milhões de euros para Mino Raiola, empresário do jovem, e 10 milhões de euros para Alf-Inge Haaland, pai do jogador. Em pouco tempo, o atacante já fez todo o dinheiro gasto em sua contratação valer a pena.

O começo da relação entre Haaland e os aurinegros começou da melhor forma possível: sete gols marcados nas três primeiras partidas disputadas. Em 15 partidas pela Bundesliga, o garoto não esteve envolvido em gols em apenas nove, duas delas estando lesionado, mas compensava em outras oportunidades, pois terminou a competição com 13 gols e 3 assistências.
 
A temporada 19/20 fez com que todos os olhos do futebol estivessem voltados para Haaland, pois após 40 partidas disputadas entre Campeonatos Nacionais, Copas e Champions League tanto pelo Salzburg quanto pelo Borussia Dortmund, o jovem marcou 44 gols e deu assistência para outros 10 gols.
E com esses números impressionantes, em 2020, Erling Haaland venceu o prêmio Golden Boy, criado pelo jornal italiano Tuttosport, que visa reconhecer e homenagear o melhor jogador com 21 anos ou menos das cinco maiores ligas da Europa. Jogadores como Wayne Rooney, Lionel Messi, Mario Balotelli e Kylian Mbappé também estão na lista de vencedores da honraria do esporte.

TEMPORADA 20/21: CAMPEÃO E RECORDES QUEBRADOS


Durante a temporada 2020/2021 diversos jogadores jovens chamaram a atenção de torcedores e clubes ao redor do mundo, Haaland é um deles. Além de ser dono de estatísticas surpreendentes e eleito por fãs o jogador da temporada, o camisa 9 do Borussia Dortmund ainda conquistou seu primeiro título pelo clube e quebrou ainda mais recordes que foram estabelecidos por grandes jogadores como Lionel Messi e Ronaldo Fenômeno.
 
Na temporada em questão, Haaland teve o mesmo número de partidas disputadas e gols marcados: 41. Na Bundesliga, o norueguês disputou 28 partidas e, apesar de ter perdido seis jogos do campeonato, ainda marcou 27 gols e deu 12 assistências para seus companheiros. O seu desempenho no campeonato fez com que Haaland fosse eleito o “Jogador da Temporada”, em votação aberta ao público realizada pela EA Sports. A marca atingida fez com que o aurinegro fosse o primeiro jogador sub-21 a fazer 40 ou mais gols nas cinco grandes ligas europeias (Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália e França), a última vez que isso aconteceu foi na temporada 1996/1997, com Ronaldo Fenômeno, ainda no Barcelona.
 
(Foto: Lars Baron/Getty Images)

A Champions League foi o lugar em que o Golden Boy pôde marcar ainda mais presença e quebrar recordes. Apesar da eliminação do Borussia Dortmund para o Manchester City, vice-campeão da edição, Haaland colocou seu nome na história da competição após marcar 10 gols em 8 partidas e se tornou o artilheiro mais jovem da competição desde Lionel Messi na temporada 2008/2009, que marcou 9 gols na época. Vale ressaltar que essa é apenas a segunda temporada que o norueguês disputa a competição mais desejada da Europa, e já tem 20 gols ao todo.

A temporada ainda foi marcada pela conquista do título da Pokal, o primeiro de Haaland pelo Borussia Dortmund. Na competição em questão, o atacante não esteve presente em duas de seis partidas disputadas, mas marcou três gols, sendo dois deles, na final contra o Leipzig em que os aurinegros garantiram o título pelo placar de 4 a 1.

(Foto: Martin Rose/Getty Images)


O FUTURO DE HAALAND


Todas as conquistas e recordes quebrados por Haaland em sua curta carreira já fazem com que diversos times de toda a Europa o queiram, e estão cada vez mais dispostos a gastar o que ele e seus empresários pedem. Segundo o Transfermarkt, o centroavante é avaliado em 110 milhões de euros, é o mais valioso da Bundesliga, e o terceiro mais caro considerando todos os jogadores do mundo, atrás apenas de Mbappé e Kane.
 
O atacante possui contrato com o Borussia Dortmund até junho de 2024, mas conta com uma cláusula de rescisão que pode ser ativada a partir de 2022, e custa cerca de 75 milhões de euros. O CEO do Borussia Dortmund, Hans-Joachim Watzke, já declarou em entrevista ao jornal Bild que o norueguês seguirá defendendo a camisa aurinegra, “Tenho uma expectativa clara de que Erling Haaland jogará conosco na próxima temporada”. Além de Watzke, o diretor esportivo do clube alemão, Michael Zorc, também manifestou segurança de que o norueguês permanecerá em Dortmund.

Mino Raiola, empresário de Haaland, já foi visto com o pai do atleta, Alf-Inge Haaland, em viagens à Espanha para conversas com os presidentes do Barcelona e do Real Madrid, clubes que já demonstraram interesse no jogador anteriormente. O encontro rendeu ainda mais questões para alimentar rumores de uma possível saída do camisa 9. Além dos clubes espanhóis, o norueguês também desperta interesse de grandes clubes ingleses como Chelsea, atual campeão da Champions League, Liverpool, Manchester United e Manchester City.

É compreensível que todos esses clubes desejem ter Erling Haaland em seu elenco, mesmo depois de duas temporadas já é visível não apenas o talento, mas a vontade de ser um grande nome no futebol mundial que o jovem possui. O que resta saber é o que acontecerá no futuro do Golden Boy, se continuará no Borussia Dortmund em busca de mais títulos, ou seguirá para outro clube em ligas diferentes.

Postar um comentário

0 Comentários