Pesquisar

Ascensão da juventude: Confira o sucesso dos jovens técnicos na Bundesliga

Julian Nagelsmann, futuro ex-técnico do Leipzig / (Foto: Reprodução / Goal)


    - “Julian Nagelsmann representa uma nova geração de treinadores. Apesar da pouca idade, ele tem uma carreira impressionante. Estamos convencidos de que, com Julian Nagelsmann, vamos construir sobre os grandes sucessos dos últimos anos” - Essas foram as palavras ditas pelo presidente do Bayern de Munique, Herbert Hainer, sobre a nova contratação do clube. Percebe-se uma grande empolgação do representante político do clube acerca do promissor treinador, mesmo com opções mais experientes no mercado, os Bávaros optaram por escolher um técnico mais jovem.
    Nagelsmann não é o único treinador de pouca idade na primeira divisão alemã, deste modo seria possível afirmar que está surgindo uma onda de treinadores jovens na Bundesliga?

Conheça os “novatos” que estão no comando técnico na liga alemã:


    Sebastian Hoeneß atualmente comanda o Hoffenheim, com apenas 38 anos tem a responsabilidade de treinar este clube-empresa. Começou seu trabalho na equipe no início desta temporada, acumulando em 42 jogos um total de 16 vitórias, 11 empates e 15 derrotas. Neste período, ainda não conseguiu manter uma consistência nos resultados, mas, como ponto positivo de seu trabalho, é possível destacar o ataque poderoso de sua equipe, foram marcados 82 gols em apenas 42 jogos, sendo isso um dos principais fatores que o mantém vivo no cargo. Atualmente o Hoffenheim ocupa o meio da tabela da Bundesliga, as chances de rebaixamento são quase nulas.
    Outro treinador pouco conhecido que podemos listar é Bo Svensson, com apenas 41 anos de idade assumiu o comando do Mainz 05, tinha como missão melhorar o desempenho da equipe. Por ter se transferido no meio desta temporada, o dinamarquês enfrentou dificuldades para organizar seu time, no entanto, desde o início de março não sentiu o gosto amargo da derrota, está mantendo uma sequência de nove jogos invicto pela equipe. O jovem treinador ainda não comandou por muito tempo o Mainz 05, porém, nessas 18 partidas é possível caracterizar o trabalho dele como bem promissor.

Bo Svensson, treinador do M05 / (Foto: Reprodução / Footure)


    Não podia faltar a sensação do momento nesta lista, Julian Nagelsmann foi anunciado como novo treinador do Bayern de Munique no auge dos seus 33 anos. Mesmo com a idade de um jogador profissional, Julian vem desempenhando ótimas temporadas comandando o RB Leipzig, time que está na vice colocação da Bundesliga e que foi uma pedra no sapato do Bayern nesta temporada. No total o alemão ficou no Leipzig por 94 partidas, conseguindo 54 triunfos e perdendo apenas 17 partidas. Agora o promissor técnico recebeu a oportunidade da sua vida, tem a chance de demonstrar seu valor em um dos maiores times da Alemanha com um plantel recheado de estrelas.

    Dentre os treinadores jovens desta lista, eis o mais velho deles, Oliver Glasner, atualmente comandando o Wolfsburg é o mais experiente com seus 46 anos de idade. Está em sua terceira temporada pelos Lobos, sendo a atual a mais de brilhantismo já que praticamente garantiu a vaga na Champions League, chegou a ter uma sequência de nove jogos invictos no campeonato. A principal característica de Oliver é a capacidade de se reinventar e consolidar uma identidade para seu time a cada temporada. Atualmente prefere jogar em uma formação com uma linha de quatro na defesa (4-2-3-1), entretanto, em sua primeira temporada no Wolfsburg tentou implementar uma linha de três atrás (3-4-3), constantemente o treinador austríaco reforma o estilo de jogo de sua equipe.

    Por fim, temos um técnico interino na lista, Edin Terzić começou a comandar o Borussia Dortmund na metade do mês de dezembro do ano passado. Esta é a sua primeira temporada como treinador em seus 38 anos de vida, recebeu a oportunidade após a demissão de Favre e tinha como meta agradar a torcida com o desempenho da equipe. O BVB em seu comando chegou até as quartas de finais da Champions League e na Bundesliga está brigando por uma vaga na competição. Mesmo não tendo tanta experiência, Edin está guiando o time para bons resultados, no dia 13/05 irá disputar a final da DFB-Pokal contra o Leipzig, uma oportunidade para o alemão conseguir o seu primeiro título logo na sua temporada de estreia.

Coletiva de imprensa do Edin Terzić (Foto: Reprodução / Lance!)


Treinador jovem é a nova moda no futebol alemão?


    É notável uma crescente no número de técnicos jovens na elite do futebol alemão, isso não é algo comum já que sempre foram priorizados os técnicos com mais experiência. O futebol vem passando por constantes transformações técnicas, sendo necessário para toda e qualquer equipe uma renovação no seu estilo de jogo, bom uso da posse de bola, passes verticais e movimentação dos jogadores estão sendo mais exigidos do que antes.

    Para um treinador mais velho, que tem um método específico de fazer a sua equipe jogar baseado nas suas experiências com o futebol, mudanças são mais complicadas e nem sempre são possíveis de serem feitas. Já para um treinador jovem que ainda não construiu um estilo de jogo, as mudanças são necessárias, por isso que em um período de transformação do futebol eles serão mais exigidos. Sendo assim, não é uma nova moda apenas no campeonato alemão, mas sim uma consequência de uma reforma na forma de jogar tal esporte. Em decorrência disto, pode-se apostar que nas próximas temporadas a média de idade dos treinadores na Bundesliga irá cair significativamente.



SIGA O FUSSBALL BRASIL NO TWITTER E NO INSTAGRAM E FIQUE SEMPRE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO FUTEBOL ALEMÃO MASCULINO E FEMININO

Postar um comentário

0 Comentários