Pesquisar

Na zona de rebaixamento da terceira divisão, Kaiserslautern corre sérios riscos de falir caso caia


Um dos mais tradicionais clubes do futebol alemão, o Kaiserslautern vive tempos sombrios. Há anos convivendo com instabilidade financeira e frequentes ameaças de insolvência, o clube tem conseguido se manter, mas devido ao péssimo rendimento esportivo do futebol, os Diabos Vermelhos vão de mal a pior.


Longe da Bundesliga desde 2012, o Kaiserslautern flertou com o retorno à elite nos primeiros anos após o rebaixamento para a 2. Bundesliga. Entretanto, bastou um ano ruim para tudo desmoronar: Em 2017/18, com uma campanha pífia, o clube foi rebaixado para a terceira divisão na lanterna.


A 3. Liga, organizada pela DFB, é um campeonato ingrato. Cara demais para as pequenas equipes e difícil demais para as maiores que buscam voltar rapidamente para a segundona - justamente o caso do Lautern. Com o rebaixamento, as perdas de finanças, o aumento de dívidas, tudo ficou muito mais difícil. A qualidade do elenco piorou e esportivamente a queda de rendimento foi agravante. Nas duas primeiras temporadas na 3. Liga, os Diabos não chegaram perto do acesso, e agora, estão muito próximos de um rebaixamento pra quarta divisão, o que seria o pior capitulo da história do clube. Jogar a Regionalliga, onde o futebol é semi-amador, seria uma catástrofe sem precedentes.


Desde o início da temporada 20/21 brigando para não cair, o Kaiserslautern já se prepara para a falência caso venha a ser rebaixado de fato. Sem dinheiro, a diretoria já avisou que não vai conseguir bancar o aluguel do estádio Fritz-Walter e pediu socorro à prefeitura da cidade. Com a pandemia e sem a torcida ao lado, não há como cobrir os custos.


Falando do time dentro de campo, não há comentários positivos. Pior ataque, time com menos vitórias e o que mais empata. A falta de ambição dos jogadores costuma indignar a torcida. A demissão do técnico Jeff Saibene, que foi substituído por Marco Antwerpen, até o momento não surtiu efeito. As rodadas passam, o time não reage e o rebaixamento se aproxima cada vez mais.


Faltando 10 rodadas pro fim da terceira divisão, é difícil acreditar que o Kaiserslautern consiga reverter o quadro e escapar do rebaixamento. É fato que podemos estar presenciando a destruição e o fim trágico de uma das histórias mais bonitas do futebol alemão. Aguardaremos as cenas dos próximos capítulos.

Postar um comentário

0 Comentários