Pesquisar

Philipp Lienhart, ex-Real Madrid, sobre os altos salários no futebol: “Um absurdo”

         Lienhart é contra os elevados gastos em transferências no futebol mundial (foto: Imago Images) 

Altos salários, carros bem caros, relógios, roupas e viagens exclusivas. Para quem é jogador de futebol, principalmente na Europa, isso parece ser algo rotineiro. Há, porém, aqueles que são contra todo o luxo que o mundo da bola oferece, assim como os valores pagos atualmente em transferências. O zagueiro do Freiburg Philipp Lienhart é um bom exemplo disso. Em entrevista recente para o site t-onlineo austríaco mostrou que apesar de novo, somente 21 anos, já sabe exatamente o que gostaria de mudar na profissão.


“As somas exorbitantes de transferências. Sendo sincero: é um absurdo. Um jogador se transfere na Europa por 200 milhões para um outro clube, enquanto que pessoas morrem diariamente de fome no outro lado da Terra. Eu sei que, apesar disso, eu faço parte desse sistema e me beneficio disso. Mais, mais e mais. Na verdade, eu não preciso disso”. Como o defensor citou, ele não tirou sua parte da causa. O talento disse ainda, por exemplo, que já gastou em roupas que não foram usadas até hoje. 


“Como eu disse, eu também já gastei dinheiro com coisas inúteis. Todavia, fazendo uma retrospectiva, fico feliz, que, durante os meus anos de internato, eu tenha iniciado um curso profissionalizante no ramo da administração em um escritório. Assim, eu também sei o que é trabalhar por 500 euros ao mês. Penso que não é bom que jovens jogadores ganhem milhões desde cedo.”


    Austríaco em disputa de bola com Cavani em seu tempo de Real Madrid (foto: Kirk Irwin/ Getty Images) 


Além de demonstrar ser um jogador bem estudado, pouca gente sabe que o camisa 3 do Freiburg atuou na base do Real Madrid e começou sua carreira profissional também pelos merengues. Na Espanha, já no elenco profissional, o jovem foi campeão da Champions League duas vezes, além de uma da Supercopa da UEFA. Somando o seu tempo de Real Madrid Castilla, o zagueiro ficou três temporadas na capital espanhola. Tempo, segundo ele, muito importante. 


“Esse foi um tempo empolgante e emocionante. Quando cheguei aos profissionais, fui muito bem recebido imediatamente no vestiário. Não sou um cara que chega fazendo muito alarde, e me mantive mais contido. Havia, entretanto, uma atmosfera fantástica”. Como não poderia ser diferente, o ex- merengue também comentou como foi o convívio à época com CR7 e com o treinador Zinédine Zidane.


“Até mesmo o Cristiano Ronaldo conversou comigo no começo. Ele veio até mim e me perguntou como eu estava, quantos idiomas eu falava e de onde eu vinha. Foi inacreditável que pude treinar com os melhores. Zinédine Zidane é extremamente comunicativo e ia de jogador em jogador. Você nota isso nele: ele quer melhorar todos os jogadores”, completa.


     Com Streich (ao centro) Lienhart se tornou um xerife no Freiburg (foto: Imago Images)


Fato é que na temporada 2017/18 o austríaco foi, primeiramente, emprestado ao Freiburg por uma temporada e após 14 jogos, comprado pelo clube da Floresta Negra por dois milhões de euros. Na Alemanha, Lienhart atua com muito mais frequência. Ponto principal que o fez mudar de ares.


“Encontrei no Freiburg o lugar perfeito para continuar me desenvolvendo. Um local com um grande técnico, que me influencia bastante.” E não é para menos: sob a batuta de Christian Streich, técnico alemão há nove anos no comando dos Brausgauer, o austríaco atua muito mais. Inclusive, na temporada atual, Lienhart esteve presente em todos os 21 jogos do SCF na Bundesliga. Na Alemanha, o jogador encontrou um ambiente totalmente diferente do na Espanha.


“Madrid e Freiburg são mundos diferentes. Em Madrid tudo é muito grande, do centro de treinamentos até o estádio. Em Freiburg o que torna tudo tão especial é o ambiente familiar. Todos se conhecem. Frequentemente os jogadores vão juntos comer alguma coisa depois dos jogos ou assistimos aos duelos da Champions League. Essa união eu aproveito bastante, apesar de que atualmente não seja muito possível.”

SIGA O FUSSBALL BRASIL NO TWITTER E NO INSTAGRAM E FIQUE SEMPRE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO FUTEBOL ALEMÃO MASCULINO E FEMININO


Postar um comentário

0 Comentários