Pesquisar

Os times mais "quentes" da Bundesliga

Foto: Twitter / @FSVMainz05

Quem está no topo da tabela da Bundesliga nem sempre é quem está em melhor momento. Por isso, o Fussball Brasil criou um ranking baseado em estatísticas para tentar apontar quem está mais "quente" no campeonato alemão. A ideia é levar em conta o desempenho das 18 equipes nas quatro rodadas mais recentes, não exatamente os resultados. Por isso, o que importa mesmo são as chances que os times criaram - e impediram o adversário de criar - em vez dos gols. 

O número que determina a ordem dos clubes no gráfico abaixo - e quanto ele está "quente" - é resultado da diferença entre os gols esperados (xG) a favor e contra nas últimas quatro partidas. Por exemplo: se acumulando esses jogos um time teve um xG a favor de 4,6 e um xG contra de 2,5, o saldo dele será de 2,1. 

Destaques das últimas quatro rodadas
Eintracht Frankfurt - últimos adversários: Colônia, Arminia Bielefeld, Hoffenheim, Hertha Berlin
Guiado pelos gols de André Silva, o Eintracht Frankfurt é o time mais quente da Bundesliga no momento. A tabela nesse período era favorável, com confrontos diante de equipes que estão na metade de baixo da tabela, e o time de Adi Hütter se aproveitou bem. Nas quatro rodadas o xG foi consideravelmente maior que o do adversário, exceto contra o TSG, que conseguiu equilibrar o número de chances. O grande desafio é neste fim de semana, contra o Bayern de Munique.

Mainz - últimos adversários: Leipzig, Stuttgart, Union Berlin, Bayer Leverkusen
Efeito Bo Svenson? Apesar de ainda ocupar a penúltima posição na tabela, o treinador dinamarquês fez o time subir muito a sua produção. Na 17ª rodada, ele estava "frio", com um saldo de xG em -5.4. Mas desde então o número não parou de subir e agora, na 21ª rodada, é de 2 (5ª melhor marca do campeonato no momento). E nesse período os adversários não foram fáceis: dois clubes que brigam no mínimo por vaga na Champions League e outros dois que são as grandes surpresas positivas da temporada.

Schalke - últimos adversários: Bayern de Munique, Werder Bremen, Leipzig, Union Berlin
Se um integrante da zona de rebaixamento dá sinais de vida, o outro vem sendo dominado pelos seus adversários. É o caso do Schalke, que até teve bons momentos em janeiro contra Colônia, Arminia Bielefeld e Hoffenheim - única vitória do time nesta Bundesliga -, mas teve dificuldades nos últimos quatro jogos. Nesse período, marcou apenas um gol - e nem produziu o suficiente para esperar mais do que isso.

Postar um comentário

0 Comentários