Pesquisar

Mais um prêmio: Lena Oberdorf é eleita a melhor jogadora alemã de 2020

Lena na cerimônia da Medalha Fritz Walter - prêmio entregue aos jovens destaques alemães - há dois anos (foto: Boris Streubel/Getty Images)


Atuar em uma das equipes mais fortes do futebol feminino na atualidade, já ter sido eleita a melhor jogadora da Eurocopa sub-17, ter disputado uma Copa do Mundo e, além disso, uma final de UEFA Women´s Champions League, o torneio de clubes femininos mais forte do futebol mundial. Quem vê um currículo como esse deve pensar que estamos falando de uma jogadora experiente, porém os números pertencem a Lena Oberdorf, jovem alemã de 19 anos que vem conquistando cada vez mais a atenção do grande público. Nesta semana a jogadora, natural de Gevelsberg, alcançou mais uma marca: foi eleita a melhor jogadora alemã de 2020



Em entrevista ao site da DFB, a Federação Alemã de Futebol, a defensora comentou sobre a escolha, decidida por fãs por meio do site da Deutsche Fussball Bund. Na disputa, a camisa 5 das Wölfinnen despachou duas atletas do Bayern de Munique: Sydney Lohmann e Lina Magull.


Apesar da pouca idade, Oberdorf já vem ganhando cada vez mais espaço também na Seleção Alemã (foto: Alexander Hassenstein/Getty Images)


“Muito obrigada. O que mais me deixa feliz nessa premiação é o fato dela vir dos fãs. Isso é muito especial, principalmente no momento atual, já que não podemos receber nenhum feedback no estádio. Os torcedores fazem muita falta. Mesmo assim, notamos que há apoio, o que nos deixa muito agradecidas. Isso vale tanto para o Wolfsburg, quanto para a seleção.”


O fato que talvez mais surpreenda na jogadora, isto é, que embora ela ainda seja muito jovem, ela já tenha, mesmo assim, tanta experiência e jogos importantes na carreira. “Obi”, por exemplo, já possui incríveis 48 jogos pela Frauen-Bundesliga e 16 pela Nationalelf.


“Embora com 19 anos eu ainda seja muito nova, eu tento progredir, seguir em frente. Tanto no campo, quanto fora dele. Isso é simplesmente a minha exigência. Assumir responsabilidades. Mesmo que, por conta do Corona, o ano não tenha sido muito bonito, ele me trouxe muito a nível profissional.”


Revelada pelo SGS Essen, a jogadora chegou ao VfL Wolfsburg - uma das potências europeias e uma das melhores equipes alemãs de todos os tempos - no final da última temporada da Frauen-Bundesliga para reforçar as Lobas já na disputa da Liga dos Campeões 2019/20, na qual acabaram derrotadas pelo colosso Lyon. Anteriormente com um contrato até 2023, após um ótimo desempenho nos últimos seis meses, o atual campeão alemão já tratou de estendê-lo até 2024. Para Ralf Kellermann, o diretor esportivo das Lobas, a jovem conseguiu superar ainda mais as expectativas depositadas pelos dirigentes da equipe em seu futebol.


“Lena não só atingiu as expectativas que tínhamos depositado com a sua contratação, como também as ultrapassou. Ela se integrou rapidamente à equipe e mostrou o porquê é considera um dos maiores talentos do mundo.” Vale lembrar que Oberdorf marcou seis gols nas primeiras 12 partidas da Bundesliga feminina. Um numero ainda mais surpreendente, se levarmos em conta que a sua posição é mais defensiva. 

Apesar do pouco tempo de Wolfsburg, alemã já participou da UEFA Women´s Champions League (foto: Getty Images)

“Estendi o contrato, porque me sinto totalmente confortável no Wolfsburg e a equipe é no momento a ideal para mim. Todo treino neste nível me eleva. É incrível o que esses primeiros seis meses me deram. As condições no clube são superprofissionais e estou todos os dias jogando no topo da classe alemã e europeia. Meu objetivo é colaborar com o futuro da equipe à longo prazo”, disse, por sua vez, a jogadora.

Com um futuro brilhante a sua frente, nem mesmo sua incrível projeção foram o bastante para separá-la de suas obrigações estudantis. Em março de 2020, também para o site da Federação, a jogadora havia dito que não era uma pessoa que sentia medo de provas. Naquela altura, ela ainda estava realizando exames no seu último ano escolar e, ao mesmo tempo, disputando a Algarve Cup com a seleção alemã, uma das competições mais respeitadas do futebol feminino. Agora, a defensora comentou como foi terminar o vestibular e poder se concentrar somente no futebol.

“É um grande alivio para mim, que eu tenha feito o Abitur (o vestibular alemão) e agora possa me concentrar somente no futebol. Essa sobrecarga em dobro foi muito desafiadora”, disse. Apesar de “Obi” ainda não saber se realizará, de fato, um ensino superior, é possível já afirmar, que a atleta ainda trará muitas alegrias para a Alemanha, tanto dentro como fora dos campos. 

SIGA O FUSSBALL BRASIL NO TWITTER E NO INSTAGRAM E FIQUE SEMPRE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO FUTEBOL ALEMÃO MASCULINO E FEMININO

Postar um comentário

0 Comentários