Pesquisar

A Trivela Salvadora - Análise Tática - Schalke 04 2x1 Mainz 05

Getty Images
Schalke e Mainz se enfrentaram pela abertura da 5° rodada da Bundesliga, jogo em que uma finalização plástica de Amine Harit de números finais ao placar e mantendo a boa forma do Schalke e carregando uma invencibilidade de 3 jogos e encostando no líder Leipzig.

Escalações:

    Via: TacticalPad

Substituições (Schalke 04)
Saíram: Serdar (60'); McKennie (76'); Burgstaller (81') - Entraram: Uth; Nastasic, Kutucu

Substituições (Mainz 05)
Saíram: Kunde (58'); Latza (58'); Szalai (71') - Entraram: Maxim; Baku; Onisiwo.

As equipes pecaram demais em todo o jogo, no entanto alguns erros do Mainz foram decisivos para o resultado final. Vimos um Schalke principalmente no 1° tempo com muita intensidade e um Mainz esbarrando na suas limitações técnicas e sofrendo muito na saída de bola. Em suma, na 1° etapa foi um jogo em que a qualidade e boas movimentações dos jogadores de meio-campo e ataque do Schalke foram decisivas para o placar.

Já na 2° parte o Schalke já não tinha a mesma intensidade e os erros cruciais mudaram de lado e o Mainz conseguiu realizar bons 25' de 2° tempo e chegou ao empate com Onisiwo. Após o gol de empate, David Wagner promoveu algumas trocas na equipe com entradas de Nastasic e Kutucu. Visando, especialmente recuperar o ritmo da equipe. E deu-se início ao bombardeio de finalizações de fora da área do Schalke, foram pelo menos 2 chutes antes de chegar ao gol da vitória. O Mainz cedia o espaço e o Schalke soube muito bem explorar essa liberdade para finalizar, tanto que no minuto 89' Amine Harit que novamente fez uma grande partida, finalizou de 3 dedos, trivela, enfim. Marca o 2° gol e dá números finais ao placar. 

Fatores decisivos em campo:

1- A marcação alta e a pressão intensa ao portador da bola feito pelo Schalke na 1° etapa

Fechamento de linhas de passe e pressão intensa ao portador e aos possíveis novos portadores da bola. 

Marcação em 4-4-2 em bloco alto, com fechamento de linhas de passe e encaixes individuais na zona dos possíveis novos portadores.
Imagens: Fox Sports/Edição: Guilherme Monteiro.

2-  A dificuldade do Mainz em sair jogando e tendo que utilizar o chutão

Pressão em Zentner que é obrigado a dar o chutão que chega até Szalai (imagem abaixo).

Szalai principal jogador receptor dos chutões do goleiro Zentner e jogador que buscou organizar a equipe, após de vencer a segunda bola.
Imagens: Fox Sports/ Edição: Guilherme Monteiro.

3- A disputa da segunda bola e necessidade de vence-la para a organização ofensiva (Mainz)

Szalai como já mencionado foi responsável por organizar o Mainz após a vitória na 2° bola, com ele vencendo duelos, o Mainz tinha profundidade e algumas boas trocas de passes, como ilustrado na imagem acima. Imagem: Fox Sports/Edição: Guilherme Monteiro

4-  As boas associações do Schalke para vencer a marcação do Mainz

Boas associações do Schalke na partida passa muito pelas boas movimentações de Ockzipka, Harit e McKennie pelo lado esquerdo. Jogadores que criavam linhas de passe e realizavam triangulações e tabelas em muitos momentos do jogo.

Associação e triangulação, desta vez pelo lado direito com Caligiuri, Serdar e Kenny.
Imagens: Fox Sports/Edição: Guilherme Monteiro

5-
 A dificuldade do Mainz em realizar uma pressão alta e não deixar espaços

O Schalke atraía o Mainz para um dos lados da bola ou pro centro do campo, para gerar um espaço e aproveitar a qualidade no passe de ruptura de Stambouli, que posteriormente lançava Kenny pelo chão ou Burgstaller na bola longa e iniciava a organização ofensiva
Imagem: TacticalPad
6- A entrada de Maxim e a melhora das tramas ofensivas do Mainz  

Após a entrada de Maxim, o Mainz teve uma mudança de sistema tático, mudou do 4-2-3-1 para o 4-2-2-2, com Maxim e Boetius explorando as entrelinhas do Schalke. Junto a Aaron Martin e Edmilson Fernandes, comporam triangulações pelo lado esquerdo de ataque, possibilitando mais criação de linhas de passe e evolução em campo ofensivo, envolvendo a defesa do Schalke e abastecendo melhor Onisiwo e Quaison, com alguns cruzamentos.

Postar um comentário

0 Comentários