Três novos reforços, o que muda no Borussia Dortmund?

Nico Schulz, Thorgan Hazard e Julian Brandt foram anunciados em menos de 72 horas

Os novos reforços do Borussia Dortmund para a próxima temporada. (Reprodução:Sport.DE)

Fracasso e resposta imediata

Após liderar o campeonato alemão por boa parte do tempo e sempre por uma boa margem (entre 8-10 pontos), o Borussia Dortmund não segurou o ímpeto do Bayern e novamente viu o grande rival nacional levantar a taça da BundesligaDiria que quase como um fracasso imediato tivemos também uma resposta imediata, na semana pós final de campeonato alemão os Aurinegros anunciaram três novos jogadores para a próxima temporada.

Nico Schulz, Thorgan Hazard e Julian Brandt chegam para não só repor a saída de jogadores como Pulisic, mas também reforçar e dar corpo a um elenco jovem e competitivo. Em menos de 72 horas foram aproximadamente 76 milhões de euros gastos. Entre reforços necessários e jogadores que acrescentaram em qualidade técnica para o elenco, os três fazem parte também de suas seleções nacionais. A questão é, o que eles podem mudar no Borussia Dortmund atual?

Nico Schulz

Nascido na capital da Alemanha, Nico começou sua carreira nas categorias de base do Hertha Berlin e teve passagens no Borussia Monchengladbach, firmou-se de vez como titular nas duas últimas temporadas atuando no Hoffenheim. Após uma temporada muito boa inclusive com convocações constantes para a seleção da Alemanha o Borussia efetivou sua compra por 25,5 milhões de euros.Com 37 partidas na última temporada ele apresentou nove assistências e dois gols.

Com grandes apresentações, principalmente pelo lado esquerdo no esquema do Julian Nagelsmann. Schulz chega para um setor em que houve uma série de problemas para o Dortmund na temporada passada. Guerreiro jogou mais no meio-campo e tem seu futuro indefinido, Hakimi pode ser chamado de volta pelo Zidane e figurar no Real Madrid novamente e por fim Schmelzer e toda incerteza sobre seu futuro, aposentadoria? Transferência? Jogador vem sofrendo com muitas lesões nos últimos anos.

Definitivamente o acréscimo de talento pela lateral-esquerda era necessário e Nico chega para fazer a diferença já na sua primeira temporada no Signal Iduna Park.

Thorgan Hazard

Nascido na cidade de La Louvière, o jogador belga irmão mais novo de Eden Hazard tem mostrado que não está na sombra da irmão. Mesmo tendo uma passagem apagada no Chelsea e sempre sendo envolvido em empréstimos o atleta de 26 anos vem crescendo de produção desde que chegou no Borussia Monchengladbach. Com 13 gols e 12 assistências na última temporada que também é a melhor de sua carreira.

Thorgan chegará para brigar com nomes fortes. O valor de 25,5 milhões de Euros é mais assombroso ainda para um jogador do nível dele que vem tendo convocações constantes para a seleção belga. O que pode ter facilitado a vinda do jogador para Dortmund foi a identificação com Axel Witsel, companheiro de seleção e agora de clube. E claramente, Thorgan será uma ótima opção para jogar ao lado de Marco Reus e Jadon Sancho.

Técnica, drible e bom passe são algumas características que vão mostrar que não só será uma excelente contratação, mas também um nome que chegou por um preço muito abaixo do que o mercado atual pede.


Saber gastar e gastar bem, parece que essa filosofia tem sido bem adotada em Dortmund. (Reprodução/Twitter.com/phildelves)

Julian Brandt

Nativo da cidade de Bremen, o jogador de apenas 23 anos, Julian Brandt decidiu trocar Leverkusen por Dortmund nessa janela de transferências. Com passagens constantes pela seleção alemã, Brandt tem convivência não só com Marco Reus, mas também com Nico Schulz que chegou para o Borussia nessa janela. Sua carreira foi toda moldada no Bayer Leverkusen e no valor de 25 milhões de euros (valor da multa contratual) o jogador rumou nessa janela para seu novo clube, no que podemos dizer que foi a contratação mais custo-benefício de toda a janela europeia até esse momento.

Com 10 gols e 17 assistências na última temporada, Brandt vem tendo um crescimento profissional muito grande ano após ano e mesmo com grandes ofertas de outros clubes (Atlético Madrid, Chelsea, Manchester United, etc). Ele prefiriu manter-se em casa e atuando no futebol alemão.

Mesmo com a perda de Pulisic na intertemporada, Julian chegará para brigar e com força com Thorgan Hazard pela vaga de titular e vez ou outra figurar ao lado dele no time titular, claro, porque não? Profundidade de elenco é necessária ainda mais com um time que disputa três competições. Além de tudo isso posso afirmar que Brandt tem muito a evoluir como jogador e sendo novo pode mostrar mais do que já mostrou na Die Mannschaft e no Bayer Leverkusen.

Perseguir o Bayern e brigar pelo topo essa parece ser a nova mentalidade Aurinegra para a próxima temporada e esses reforços só estão mostrando isso. O Borussia Dortmund quer 'bater' de frente com o principal concorrente dele dentro da elite do futebol alemão e para isso você precisa de elenco. Será que teremos outro ano de fiascos? Ou o Borussia finalmente terá sua glória? No final da temporada iremos descobrir.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.