Pesquisar

Lucas Ribeiro segue passos de Firmino e Joelinton visando sucesso na Europa


Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória


Brasileiros vão para a Europa sem muita experiência no futebol profissional e continuam sua formação como atleta longe do país-natal em busca do sonho de jogar entre os melhores do mundo. Esse é o roteiro da carreira de jogadores que conseguem transferências para o exterior cada vez mais jovens. Na Alemanha, um clube em especial vem se mostrando atento a oportunidades de baixo custo e com potencial para trazer alto retorno. Depois dos atacantes Roberto Firmino e Joelinton, chegou a vez do Hoffenheim apostar no zagueiro Lucas Ribeiro.

A nova contratação do TSG está na seleção brasileira sub-20 que disputa o Campeonato Sul-Americano da categoria, mas só disputou 16 jogos com a camisa do Vitória pelo Campeonato Brasileiro e não vai ficar nem um ano no elenco principal do clube antes de arrumar as malas e viajar. O cenário é muito parecido com o de Firmino e de Joelinton. O primeiro foi contratado aos 19 anos junto à Tombense, de Minas Gerais, depois de atuar na série B do Campeonato Brasileiro pelo Figueirense. Já Joelinton saiu do Sport aos 18 anos após entrar em campo somente 12 vezes pelo clube de Recife.

Algumas das maiores promessas brasileiras dos últimos anos foram Gabriel Jesus, Lucas Paquetá e Vinícius Júnior, mas o Hoffenheim não tem o mesmo poder financeiro de Manchester City, Milan e Real Madrid e isso exige do clube um olhar muito mais apurado para pescar talentos antes que eles se destaquem e passem a valer uma fortuna. Somados, Firmino, Joelinton e Lucas Ribeiro custaram aos alemães 10,2 milhões de euros. Uma pechincha diante dos padrões do mercado atualmente.


Fotos: Divulgação / Hoffenheim

A ideia do Hoffenheim é que os brasileiros se valorizem jogando na Alemanha para então lucrar com o dinheiro dos clubes mais ricos do continente. Firmino concluiu esse processo em 2015 ao ser negociado para o Liverpool por 41 milhões de euros, preço mais de dez vezes maior que o pago para a Tombense no fim de 2010. Joelinton está em franco crescimento nesta temporada. Bastou Julian Nagelsmann o colocar em campo e ele responder com gols e assistências para seu valor de mercado disparar e chegar a 15 milhões de euros, muito acima dos 2,2 milhões de euros pagos para o Sport. Agora é a vez de Lucas Ribeiro passar por essa linha de produção de talentos.

O importante para o jovem zagueiro em sua chegada à Alemanha é ter paciência. Firmino levou anos até chamar atenção do Liverpool e Joelinton chegou a ser emprestado antes de ver seu nome virar rotina na escalação do Hoffenheim nesta temporada. Diante do histórico, a tendência é que Lucas Ribeiro não seja usado logo. E quando a hora dele chegar, os alemães já estarão novamente no Brasil buscando sua próxima aposta de baixo custo para a Bundesliga.

Postar um comentário

0 Comentários