Pesquisar

O Wolfsburg e a busca pela sua voracidade

O time do Wolfsburg, assim como o animal que deu origem ao nome da cidade que ele representa, um dia foi muito temido: Na temporada 08-09 eles conseguiram seu primeiro e único título da Bundesliga, com direito à ótimas atuações de Grafite e Dzeko, que marcaram 28 e 26 gols, respectivamente. Na temporada 14-15 o clube voltou a conquistar títulos, mas desta vez vencendo a Copa e a Supercopa da Alemanha. 

O time que se sagrou campeão em 2009. (Foto: Reuters)

Atualmente, porém, o cenário é bem diferente e o time se parece mais com um lobo domesticado do que com o lobo voraz que foi um dia. Após a recente saída de jogadores importantes como Julian Draxler, André Schürrle e Kevin de Bruyne, nas duas últimas temporadas o time terminou a Bundesliga na décima sexta posição e teve que vencer os playoffs disputados contra Eintracht Braunschweig e Holstein Kiel para não ser rebaixado.

A projeção do time para esta temporada, no entanto, é brigar para se manter no meio da tabela ou no máximo disputar uma vaga na UEFA Europa League, torneio que disputou pela última vez na temporada 14-15 e perdeu para o Napoli nas quartas de final.

Os reforços:

Até o momento, o time do técnico Bruno Labbadia investiu 42,5 milhões de Euros e já contratou seis reforços para esta temporada:

Daniel Ginczek, atacante, do Stuttgart;
Wout Weghorst, atacante, do AZ Alkmaar;
Marcel Tisserand, zagueiro, do Ingolstadt;
Felix Klaus, ponta direita, do Hannover 96;
Pavao Pervan, goleiro, do LASK Linz (Áustria); 
Paul Jaeckel, defensor, do Wolfsburg II; e
Jerome Roussillon, defensor, do Montpellier.

Daniel Ginczek em amistoso contra o KSV Baunatal
Dos reforços, o mais expressivo foi o Daniel Ginczek, que custou 14 milhões aos cofres do time do norte. Com 27 anos, ele já participou de 65 jogos na Bundesliga, marcou 20 gols e deu 7 assistências. 

As saídas:

Dos seis jogadores que deixaram o clube, as principais ausências serão do meia Daniel Didavi, que foi para o Stuttgart e do atacante Divock Origi, que voltou de empréstimo para o Liverpool.

Nas temporadas que ficou no Wolfsburg, Didavi participou de 55 jogos, deu 12 assistências e marcou 14 gols, e  Origi, jogou 36 partidas, marcou 7 gols e deu 3 assistências.

Josip Brekalo - A jovem estrela dos lobos (Foto: Getty)
Para ficar de olho:

O ala Josip Brekalo é um grande valor neste time do Wolfsburg. Sendo chamado de “Robben croata”, o jovem de 20 anos tem como características a sua velocidade e seus bons dribles, e está no time desde 2016. Com um gol e uma assistência, ele foi um dos responsáveis pela vitória dos lobos contra o Holstein Kiel nos playoffs da temporada passada e pela manutenção do time na primeira divisão alemã.


A formação:

No final da temporada passada, o técnico Bruno Labbadia utilizou muito o 4-1-4-1, com Brekalo e Steffen dando velocidade às pontas, Origi atuando como centroavante e Arnold, Guilavogui e Malli fechando o meio campo. Nas laterais jogaram o brasileiro William e o holandês Verhaegh e a dupla de zaga foi formada por Brooks e Knoche.

O goleiro Casteels fechou a escalação, que deve ser repetida nesta temporada com Ginczek substituindo Origi.

Possível formação do time para a temporada 18-19.
A temporada:

O primeiro jogo do Wolfsburg será no dia 25/08, em casa, na Volkswagen Arena, contra o Schalke 04. Após a primeira rodada, o time jogará contra:

Bayer Leverkusen (Fora)
Hertha Berlin (Casa)
Freiburg (Casa)
Mainz 05 (Fora)
Borussia Mönchengladbach (Casa)
Werder Bremen (Fora)
Bayern München (Casa)
Fortuna Düsseldorf (Fora)
Borussia Dortmund (Casa)
Hannover 96 (Fora)
RB Leipzig (Casa)
Eintracht Frankfurt (Fora)
Hoffenheim (Casa)
Nürnberg (Fora)
Stuttfgart (Casa)
Augsburg (Fora)

Curiosidades:

- O time está na 33ª posição do Ranking da UEFA, entre Anderlecht e Besiktas.
- O goleiro Diego Benaglio é o jogador com mais aparições pelo clube, com 259 partidas. O brasileiro Josué, atuou 164 vezes e é o 5º jogador com a maior quantidade de aparições.
- Edin Dzeko e Grafite são os jogadores com a maior quantidade de gols pelo time dos lobos, com 66 e 59, respectivamente.

Postar um comentário

0 Comentários