Pesquisar

Alemães pelo Mundo #45

Jogadores alemães em destaque pelo mundo

Chegamos ao fim da temporada em grande partes das ligas nacionais. Veja os destaques do mês de maio na lista abaixo!

Áustria

Após duas temporadas consecutivas classificando-se para o grupo dos campões (uma nova fase de pontos corridos com os seis melhores colocados) na liga austríaca, o LASK viveu emoções diferentes em 2024/25 e fez parte do grupo que duela contra o rebaixamento. O clube, no entanto, esteve bastante confortável nessa fase do campeonato, liderou a tabela e ganhou a chance de brigar por uma vaga na próxima UEFA Conference League em playoffs contra times do outro grupo — parte disso se deve ao desempenho de Philipp Ziereis (32), um dos pilares da equipe. Ao longo dos quatro jogos em maio, por exemplo, o zagueiro foi titular e encerrou o mês sem ceder um único gol.

Ausente do confronto decisivo no playoff contra o Rapid Wien, Ziereis viu o LASK ser derrotado por 3-0, finalizando a época austríaca. Ele também anunciou recentemente que vai deixar o clube ao final da temporada e um retorno ao futebol alemão pode acontecer.

Philipp Ziereis com a camisa do LASK — Foto: IMAGO

O Austria Klagenfurt, por outro lado, não tem nada a celebrar. Depois de encerrar o campeonato em uma sequência de nove partidas seguidas sem vencer, o clube foi rebaixado para a segunda divisão, apenas dois pontos atrás do SCR Altach. No elenco do Austria Klagenfurt, estão os alemães Jonas Kühn (23), Laurenz Dehl (23) e Ben Bobzien (22). O último, emprestado pelo Mainz 05, é um atacante que realizou sua melhor temporada no futebol profissional (11 gols marcados em 33 partidas), embora tenha perdido desempenho conforme o ano se desenrolou.

Bélgica

Ainda no tema "jovens atacantes", destaque para Paris Brunner (19). Completamente recuperado de uma lesão no pé, o ex-jogador das categorias de base do Borussia Dortmund começou a marcar gols pelo Cercle Brugge na reta final da temporada e foi decisivo durante o playoff de rebaixamento: titular, fez dois gols na goleada por 5-1 contra o Patro, resultado que deixou seu clube tranquilo para o jogo de volta. Ao todo, foram seis gols em 1082 minutos na temporada, uma média de um gol a cada duas partidas. Vencedor da Bola de Ouro da Copa do Mundo Sub-17, é indiscutivelmente um talento promissor — esperamos que os problemas extracampo que o afastaram do BVB estejam superados.

Paris Brunner celebra gol marcado — Foto: @cercleofficial/X

Dinamarca

O FC Copenhagen sagrou-se campeão dinamarquês na última rodada da liga, goleando o FC Nordsjaelland por 3-0, e uma semana depois fez a dobradinha ao bater o Silkeborg na final da Copa. Contratado junto ao AFC Ajax pelo Borussia Dortmund e imediatamente emprestado, Diant Ramaj (23) ganhou rapidamente o posto de goleiro titular na Dinamarca e somou o segundo e o terceiro título de sua carreira. Durante a reta final da temporada, Ramaj sofreu apenas dois gols em uma sequência de dez partidas.

Ramaj (canto esquerdo) comemora um dos títulos que conquistou na temporada — Foto: @FCKobenhavn/X

Espanha

Goleiro do FC Barcelona, Marc-André ter Stegen (33) recuperou-se da grave lesão sofrida e voltou a atuar em algumas partidas, substituindo o titular Szczesny. O desempenho de Stegen foi alvo de críticas da torcida espanhola, mas ainda assim ele apareceu na lista final de Julian Nagelsmann para a disputa da fase final da UEFA Nations League. O treinador alemão reforçou sua confiança no goleiro, afirmando que Stegen será o "número 1" da Alemanha nos próximos jogos.

O Barcelona também sacramentou o título da liga espanhola ao bater o rival Espanyol por 2-0. Logo em sua primeira temporada treinando a equipe catalã, Hansi Flick obteve enorme sucesso, revitalizando o clube e conquistando três títulos nacionais (Supercopa, Copa del Rey, LaLiga). A confiança do clube em seu trabalho é tamanha que ele acordou uma renovação antecipada de seu contrato, que agora é válido até 2027.

Hansi Flick é carregado pelos jogadores do FC Barcelona no vestiário — Foto: @FCBarcelona/X

Estados Unidos

A fase do LA Galaxy, atual campeão da MLS, segue péssima (são quatro empates e doze derrotas em dezessete jogos!!), mas Marco Reus (35) parece finalmente ter encontrado seu lugar na equipe. O meia-atacante vive seu melhor momento desde que chegou à equipe, em agosto do ano passado, e tem produzido gols com constância neste último mês. Um deles, um belo gol de falta para evitar mais uma derrota do LA Galaxy.

Hany Mukhtar (30) é outro meia que está de volta à sua melhor forma. Referência técnica do Nashville SC e da liga americana em geral, ele é a força por trás da boa campanha do clube de Tennessee, atual sétimo colocado. Mukhtar marcou três gols e registrou três assistências nos últimos sete jogos da Major League Soccer.

Inglaterra

O extremo Kevin Schade (23) selou uma grande temporada com uma sucessão de gols em partidas contra Nottingham Forest, Manchester United e Ipswich Town. Ele participou das 38 rodadas da Premier League, embora nem sempre como titular, e marcou 11 gols — não é coincidência que esteja sendo vinculado a outras equipes de maior porte. Dentre suas qualidades, destaca-se a impulsão impressionante para vencer duelos aéreos, como no gol abaixo.

O mês de maio também ficou marcado pelo primeiro gol do talentoso Brajan Gruda (20) na Premier League. O meia/extremo foi titular apenas oito vezes na liga, mas mostrou flashes de seu potencial vez ou outra.

Itália

O ala esquerdo Robin Gosens (30) reencontrou seu melhor futebol na Itália e encerrou a temporada em grande forma, produzindo gols de toda maneira e sendo um jogador muito impactante no terço final. Além do par de gols marcados contra o Bétis, na semifinal da UEFA Conference League, o alemão criou um dos gols em vitória contra a Udinese, ajudando a garantir nova vaga na competição europeia para a próxima temporada. Julian Nagelsmann reconheceu a forma do jogador e voltou a convocar ele: Gosens está na lista da Alemanha para os últimos jogos da Nations League.

Gosens (direita) em partida pela Fiorentina — Foto: Gabriele Maltinti/Getty Images

Suíça

O Basel voltou a ser o campeão de seu país após sete anos, encerrando um período de seca desconfortável. O elenco vitorioso conta com o versátil extremo Anton Kade (21), formado nas categorias de base do Hertha Berlin. Kade foi bastante utilizado ao longo da temporada (26 jogos como titular, 11 como substituto) e repetiu sua produção do ano passado, gerando 8 G/A. Durante as últimas partidas da época, inclusive chegou a atuar como lateral direito.

Anton Kade — Foto: Reprodução

Benno Schmitz (30), ex-jogador do FC Köln, também se destacou no mês de maio. O lateral contribuiu com três assistências ao longo de seis jogos, mais do que dobrando seus números até então na temporada: dois desses passes para gol vieram justamente no playoff de rebaixamento, que evitou o descenso do Grasshopper para a segunda divisão.

Postar um comentário

0 Comentários