Pesquisar

Dez destaques da segunda divisão alemã em 2024/25

Conheça dez jogadores prontos para um salto na carreira

A temporada 24/25 da segunda divisão alemã esteve marcada pela alta rotatividade na tabela e um equilíbrio fora do normal. Nesse cenário, foi possível observar vários jovens jogadores se destacando por equipes de todas as partes da tabela, mantendo uma tendência cada vez mais acentuada no planeta. Alguns já foram contratados por clubes maiores e outros devem seguir o mesmo caminho... confira uma lista com dez jogadores (23 anos ou menos) que chamaram a atenção na 2. Bundesliga!

Johannes Schenk (22) — Preussen Münster

Titular absoluto do Preussen Münster após a aposentadoria de Max Niehues, ao fim da temporada passada, Schenk é um caso raro de um destaque da posição tão jovem. O alemão não sentiu a pressão ao substituir uma figura histórica do clube e mostrou boas credenciais ao disputar a segunda divisão: além de um bom tempo de reação, tem tranquilidade para deixar a meta e interceptar jogadas, bem como para trabalhar com os pés sob pressão. Apesar do Preussen Münster passar a temporada inteira brigando contra o rebaixamento, registrou a quarta melhor defesa da liga — em partes, graças aos esforços do goleiro.

Johannes Schenk faz uma defesa em partida contra o FC Magdeburg — Foto: Ronny Hartmann/Getty Images

Aaron Zehnter (20) — SC Paderborn

A bela campanha do SC Paderborn (4° colocado) tem em Aaron Zehnter um de seus principais nomes. Aos 20 anos, o alemão é um ala bastante ofensivo e de perfil mais clássico, daqueles que realizam inúmeras ultrapassagens pelo corredor lateral e oferecem muitos cruzamentos. Zehnter é um jogador bastante confiável com a bola no pé e, além de dominar técnicas diferentes de cruzamentos para direcionar a bola com bom peso, destaca-se no domínio para preparar essas situações. Sua capacidade para criar chances estende-se a jogadas de bola parada também. Defensivamente, falta velocidade e o lateral deixa a desejar em enfrentamentos de 1v1 com mudança de direção, portanto, teria um encaixe melhor em um sistema com três zagueiros, como atua no SC Paderborn.

Aaron Zehnter prepara um cruzamento — Foto: Lars Baron/Getty Images

Elias Baum (19) — SV 07 Elversberg

Defensor bastante versátil, Elias Baum passou boa parte da temporada atuando como lateral direito em uma linha defensiva com quatro jogadores. Ele é um jogador muito sólido em duelos defensivos, seja enfrentando um extremo em um contra um ou saltando para pressionar e antecipar-se a um passe, e possui uma base técnica razoável. Essa combinação permite que seja efetivo em diversas funções e provavelmente será um trunfo importante na construção de sua carreira. Emprestado pelo Eintracht Frankfurt ao SV 07 Elversberg, pode ser que volte para fazer parte do elenco principal das Águias na temporada 25/26.

Elias Baum corre com a bola dominada — Foto: Pau Barrena/Getty Images

Eric Martel (23) — FC Köln

No clube desde 2022, o volante alemão optou por permanecer depois do rebaixamento e é uma das referências do elenco que recolocou o FC Köln na primeira divisão. Martel é um meio-campista forte em duelos diretos (sejam eles por baixo ou aéreos), capaz de cobrir grandes áreas do campo e que apresenta uma boa leitura defensiva para recuperar a posse de bola interceptando e antecipando: para obter sucesso nessas ações, aproveita bem suas passadas largas. Não é um jogador tão ágil, mas se move bem para alguém com quase 1.90m. Suas qualidades com bola estão aquém do que se espera para um volante em clubes de elite (deixa a desejar em cenários de muita pressão), mas pode oferecer segurança quando inserido no contexto ideal.

Eric Martel (direita) comemora após marcar gol na última partida da temporada — Foto: Christof Koepsel/Getty Images

Ísak Bergmann Jóhannesson (22) — Fortuna Düsseldorf

Cotado como uma das grandes revelações da história do futebol nórdico anos atrás, Jóhannesson não correspondeu imediatamente quando saltou do Norrköping para o Copenhagen e acabou parando na segunda divisão alemã. Melhor para o Fortuna Düsseldorf, que tem aproveitado bem seus talentos para brigar novamente pelo acesso à Bundesliga. Variando entre a posição de volante, meia e até mesmo extremo, Ísak faz bom uso de sua qualidade técnica para ser efetivo em diversas posições. Finalizando sua segunda temporada na Alemanha, o islandês soma 18 gols e 15 assistências em 69 partidas disputadas. Chegou a hora de dar um passo adiante em sua carreira.

Ísak Jóhannesson beija o escudo do F95 para comemorar um gol — Foto: Lars Baron/Getty Images

Ibrahim Maza (19) — Hertha Berlin

Cobiçado por grandes clubes europeus, Ibrahim Maza já deu o próximo passo em sua carreira ao assinar contrato com o Bayer Leverkusen, em transação que girou por volta de 12 milhões de euros. Nascido na Alemanha e naturalizado argelino, o meia-atacante destro combina condução de bola com uma capacidade de drible em espaços reduzidos impressionante. Além disso, trabalha bem com pé não dominante quando necessário e é uma ameaça não somente criando jogadas, mas também finalizando... lembrou de alguém? Maza é um excelente substituto para a provável saída de Florian Wirtz!

Maza (direita) posa ao lado de Simon Rolfes, sendo apresentado pelo B04 — Reprodução: @bayer04_en/X

Muhammed Damar (21) — SV 07 Elversberg

Assim como Maza, Damar é um meia com capacidade para reter a posse em espaços reduzidos e facilidade ao conduzir. Emprestado pelo TSG Hoffenheim aos SV 07 Elversberg, o alemão tem apreço por combinações rápidas em posse de bola e é também bem dedicado durante a fase defensiva, duas características que elevam seu teto. Vale também ficar de olho na qualidade de sua finalização em jogadas de bola parada! Apesar de cobiçado por clubes como Internazionale e Borussia Dortmund, Damar optou por renovar seu contrato com o TSG Hoffenheim até 2029 e deve integrar o elenco principal na próxima temporada.

Muhammed Damar coloca as mãos nas orelhas para celebrar um gol — Foto: Andreas Schlichter/Getty Images

Ilyas Ansah (20) — SC Paderborn

Atacante com perfil semelhante ao que o futebol moderno tem produzido recentemente, Ansah atua primariamente à esquerda (em dupla ofensiva) e destaca-se pelo grau de agilidade totalmente fora do comum para um atleta de 1.94m. Essa valência física permite que vença duelos alternando direção rapidamente, oferecendo também imprevisibilidade ao atacar a área com a bola dominada: Ansah gera volume atacando a linha de fundo ou trazendo a bola para zonas mais interiores. Sua produção ofensiva não impressiona muito (seis gols e quatro assistências em 32 partidas), a princípio, porém é um perfil de jogador que tem tudo para explodir quando inserido no contexto ideal.

Ansah (laranja) usa o corpo para proteger a bola em duelo contra Ron Schallenberg — Foto: Lars Baron/Getty Images 

Louey Ben Farhat (18) — Karlsruher SC

A amostra como profissional de Ben Farhat ainda é pequena (13 jogos), mas ele causou um impacto positivo em seus primeiros minutos pela equipe principal do Karlsruher SC, marcando três vezes em apenas 447 minutos. É um jogador de boa mobilidade, controle de bola decente e inteligente para combinar com toques rápidos. Apesar de baixo (1.75m), tem ocupado regiões centrais em dupla de ataque com Bambase Conté (1.82m) e se coloca em boas posições para finalizar com frequência. É provável que fique mais um ano na segunda divisão, onde terá tempo para desenvolver-se melhor.

Louey Ben Farhat comemora ao marcar um gol diante do FCK — Foto: Christian Kaspar-Bartke/Getty Images

Stefanos Tzimas (19) — FC Nürnberg

Contratado por empréstimo junto ao PAOK, da Grécia, o atacante Stefanos Tzimas fez grande temporada no comando de Miroslav Klose, marcando doze vezes nos vinte e três jogos que disputou. O desempenho do grego na 2. Bundesliga foi tão bom que o Brighton se antecipou a outros concorrentes e assegurou a contratação dele em fevereiro, pagando 25 milhões de euros. Tzimas é um atacante que concentra suas ações no terço final e, aos 19 anos, já se move como um veterano dentro da grande área. A importância dele na temporada do FC Nürnberg é refletida na reta final do campeonato: fora de combate por uma lesão muscular, Tzimas viu o clube entrar numa sequência com cinco derrotas em oito jogos, afastando qualquer possibilidade de acesso.

Stefanos Tzimas com a camisa do FC Nürnberg — Foto: Stuart Franklin/Getty Images

Bônus: Max Finkgräfe (21) — FC Köln

Uma lesão grave sofrida na pré-temporada abriu espaço para que o experiente Leart Paqarada assumisse novamente a vaga de titular na lateral esquerda dos Bodes e Finkgräfe teve poucas oportunidades na campanha vitoriosa do FC Köln em 24/25. Apesar disso, segue sendo um jogador interessante pelo que mostrou na reta final da Bundesliga 23/24: conheça mais sobre ele em nossa análise completa aqui.

Postar um comentário

0 Comentários