Pesquisar

Jan-Niklas Beste, o diferencial do FC Heidenheim

Análise tática  como joga o extremo do FC Heidenheim?

A campanha de estreia do FC Heidenheim na primeira divisão alemã tem sido espetacular: o pequeno clube do sudoeste da Alemanha tem superado todas as expectativas iniciais e atualmente encontra-se na décima posição, bem longe da briga contra o rebaixamento. Até a partida do último final de semana (17/02) contra o líder Bayer Leverkusen, o FC Heidenheim vinha de uma sequência invicta de oito jogos. Um personagem central na campanha do clube é o extremo Jan-Niklas Beste (25), autor de 6 gols e 8 assistências na Bundesliga.

Jan-Niklas Beste celebrando após marcar - Foto: Sebastian Widmann/Getty Images

Formado nas categorias de base do Borussia Dortmund como lateral e posteriormente contratado pelo Werder Bremen, o canhoto de 1.77m transitou por outras equipes menores (emprestado) até chegar em 2022 ao FC Heidenheim, onde sua carreira deslanchou de vez  na campanha do título da 2. Bundesliga, foram incríveis 12 gols e 12 assistências. Após 76 partidas na segunda divisão (números que incluem sua passagem pelo Jahn Regensburg), o jogador teve a oportunidade de disputar a Bundesliga pela primeira vez e não tem desapontado. Vejamos suas principais qualidades na análise abaixo.

Posição

Durante seu desenvolvimento na segunda divisão da Alemanha, Beste não esteve restrito à lateral esquerda, atuando por todo o corredor esquerdo e também como um extremo direito. No entanto, sua posição padrão na Bundesliga tem sido a de extremo esquerdo. Beste ocupou o corredor direito em determinadas situações dentro de algumas partidas, mas esses momentos foram raros: nesse caso, manteve padrões de comportamento bem similares ao que mostrou pela esquerda, apesar de jogar a pé trocado.

Formação base do FC Heidenheim na temporada 23/24

Pouco peso em saída de bola

Pela maneira como o FC Heidenheim se estrutura para construir suas jogadas, Beste tem pouco peso na saída de bola da equipe (fase de construção) e geralmente posiciona-se em zonas mais avançadas, quase sempre aberto pelo corredor lateral. Ele então fixa um dos jogadores adversários e movimentos recuando para receber dos zagueiros são raros, até mesmo porque a equipe adota uma postura mais direta. A tendência é que ele receba a bola já na intermediária ou no campo de ataque - exceção feita a jogadas de transição ofensiva, quando recuperam a bola em seu campo e o conectam rapidamente, aproveitando sua presença na marcação.

Posicionamento habitual de Beste em saída de bola - Fotos: Canal GOAT e Cazé TV

Padrões ofensivos

Ao receber aberto pelo corredor lateral, Beste não costuma segurar a bola por muito tempo e boa parte de suas ações contam com apenas dois toques: um para dominar a bola e outro para executar um passe em diagonal de fora para dentro, normalmente buscando conexão com o centroavante ou um meia.

Exemplos de passes em diagonal - Fotos: Canal GOAT e Cazé TV

A segunda ação recorrente (embora seja bem menos usual) de Beste é a condução partindo da lateral para o centro do campo: apesar de ser um jogador canhoto, é pouco comum vê-lo buscando a linha de fundo para realizar cruzamentos. Ao realizar esse movimento, ele então busca espaço para passes laterais ou até mesmo finalizações. Beste não é um jogador muito explosivo e também não atinge um valor alto de velocidade máxima, dois fatores que ajudam a explicar sua tendência em preferir passes a dribles.

Exemplo de condução após receber a bola - Fotos: Cazé TV

Já no terço ofensivo, Beste adota uma postura pouco agressiva em seus desmarques. O extremo alemão ocasionalmente ataca a área adversária com movimentos diagonais, mas em grande parte das ações ele prefere partir da ponta para a entrada da área, permanecendo em região próxima ao "meio-espaço" esquerdo ao invés de atacar a segunda trave. Dessa forma, ele acaba por ocupar uma zona vazia, com outros jogadores chamando a atenção e empurrando a linha defensiva para trás, e aguarda por passes ou bolas rebatidas para finalizar. Esse tipo de comportamento predomina principalmente quando a jogada se desenvolve pela direita, no setor oposto ao seu.

Posicionamento na entrada da área - Fotos: Canal GOAT e Cazé TV

A preferência de Beste por brecar e ocupar o espaço vazio em detrimento de diagonais dentro da área pode ser observada também no mapa de finalizações dele: boa parte de seus chutes acontecem naquela região à esquerda, próximo da grande área. Excluindo todas as finalizações que aconteceram em jogadas de bola parada, pode-se afirmar que 40% delas surgiram naquele espaço.

Mapa de finalizações de Beste na Bundesliga 23/24

Bola parada como ponto forte

O principal ponto forte de Beste é certamente a eficiência em cobranças de bola parada. O alemão apresenta um desempenho fortíssimo nesse tipo de jogada e é capaz de gerar perigo de diferentes maneiras: cobrando uma falta direta ao gol, escanteios abertos na região da marca do pênalti, escanteios fechados na primeira trave e faltas laterais.

O amplo repertório de Beste é uma arma fundamental para a boa campanha do FC Heidenheim. Até o encerramento da vigésima segunda rodada, nenhum outro jogador da Bundesliga criou mais chances do que ele (42) com passes que se originam de bolas paradas. Considerando a média por jogo (incluindo só jogadores com um mínimo de 630 minutos), apenas Josip Juranovic (2.86) produz mais do que Jan-Niklas Beste (2.27). Estes são também os dois melhores valores das cinco principais ligas europeias.

Produção em bolas paradas nas 5 principais ligas da Europa

Movimentos defensivos

Defensivamente, Beste também se destaca bastante. Trata-se não somente de uma qualidade do jogador, mas também de uma necessidade: o FC Heidenheim tem a menor média de posse de bola da Bundesliga e todos seus jogadores precisam exercer um número de ações defensivas acima do normal. O alemão é um jogador bastante comprometido e pode ser visto constantemente acompanhando o lateral ou extremo de seu setor até a linha de fundo durante a fase defensiva.

Exemplos de Beste acompanhando o lateral adversário - Foto: Cazé TV

Ele demonstra boa leitura de jogo para interceptar e bloquear jogadas, além de ter bom timing para efetuar desarmes. Naturalmente, seus números totais estão inflados pela postura da equipe durante as partidas, mas sua taxa de eficácia nesses duelos é positiva.

Atento ao que acontece ao seu redor, Beste também faz uso dessa leitura para interceptar jogadas no campo ofensivo, gerando chances importantes ao FC Heidenheim. No exemplo abaixo, contra o Borussia Dortmund, ele identifica uma oportunidade após bola longa e rapidamente acelera para tomar a frente de Meunier, conduzindo até a linha de fundo e cruzando para a área.

Exemplo de interceptação no campo ofensivo - Fotos: Cazé TV

Qual seu próximo passo?

A trajetória de Jan-Niklas Beste mostra que nem sempre o desenvolvimento de um jogador acontece de maneira linear. O alemão foi adaptando-se a uma nova posição ao longo de sua carreira no futebol profissional e, aos 25 anos, mostra que ainda existe muito potencial fora das ligas de elite. Restam dúvidas sobre como seria sua participação em uma equipe que exige maior qualidade técnica de seus jogadores, mas sua qualidade em bolas paradas sempre será um acréscimo importante em qualquer clube. Os números de gols e assistências de Beste na Bundesliga certamente chamaram a atenção de outros clubes e é bem possível que cheguem propostas ao FC Heidenheim no final da temporada.

Postar um comentário

0 Comentários