Pesquisar

Pouco conhecido no Brasil, o Rheinderby marca um dos maiores clássicos do futebol alemão

Foto/Reprodução: twitter/@borussia
 

 A rivalidade entre Borussia Mönchengladbach e FC Köln se chama Rheinderby, ou em português, Derby do Rio Reno

O clássico não possuí grande destaque no Brasil, mas não a deixe de lado, já que esse confronto é considerado um dos principais jogos dentro do futebol alemão.

Estado da Renânia do Norte-Vestfália

O fator geológico tem grande influência para o começo dessa rivalidade. Ambas equipes estão localizadas no Estado da Renânia do Norte-Vestfália.

Colônia é uma cidade populosa com mais de 1 milhão de habitantes. Ela é conhecida por seu carnaval e turismo, além disso, é um centro cultural e econômico muito importante para a Alemanha. Para muitos, é considerada o município mais importante da Renânia do Norte-Vestfália, mesmo a capital sendo Düsseldorf.

Por outro lado, a cidade de Mönchengladbach é consideravelmente menor que Colônia, com mais de 260 mil habitantes. A cidade tem status de ser independente, mas fica abaixo das regiões administrativas e distritos.

Distância entre as cidades de Colônia e Mönchengladbach. (Reprodução por: br.distance.to)

Jogos internacionais

Partindo para a rivalidade em campo, Gladbach e Köln marcaram jogos de nível internacional, sendo mais um fator para o crescimento da rivalidade. Na temporada 72/73 os dois clubes se enfrentaram numa final de DFB-Pokal, onde o Borussia levou o troféu após ganhar por 2 a 1 em um jogo único. Eles também se enfrentaram nas oitavas de final da Copa da UEFA (Europa League), mais uma vez os potros se deram bem e eliminaram os bodes num agregado de 5 a 0, sendo um empate na ida e uma goleada na partida de volta.

Na temporada seguinte, os clubes se reencontraram mais uma vez na Copa da UEFA, dessa vez na semifinal da competição. E o Gladbach não tomou conhecimento do adversário e eliminou o Köln mais uma vez - foram duas vitórias, a primeira por 3 a 1 fora de casa e em casa por 1 a 0.

Foto: Imago Imagens

Dois clubes, um ídolo

É impossível falar deste confronto sem citar Hennes Weisweiler. Nascido na cidade de Lechenich, Hannes defendeu os alvirrubros em toda sua carreira como jogador, fazendo sua estreia em 1948 e defendendo o clube até 1952,  em paralelo a isso ele era um jogador-técnico dos Bodes. Em 1955 ele voltou para o Köln como técnico, mas saiu em 98 para se juntar ao rival local Viktoria Köln.

Borussia Mönchengladbach

Na temporada 64/65, Weisweiler decidiu trocar o Köln pelo Gladbach. Em seu primeiro ano de comando no Borussia ele conseguiu o acesso à Bundesliga, anos depois Hannes fez parte de 3 títulos da Bundesliga com os potros (69/70, 70/71 e 74/75). Como citado anteriormente, ele foi o técnico responsável pela conquista da Pokal em 72/73, em cima do Köln por 2 a 1. E por último e não menos importante, o título da Copa da UEFA em 74/75.

Detalhe: O título da DFB-Pokal em 72/73 foi de suma importância para o Gladbach. O fato do clube ter virado uma potência não sendo de uma cidade que não tinha muito prestígio político e econômico na época, intrigou e também conquistou o país.

Após todo sucesso no clube, Weisweiler foi nomeado o 'Treinador do Século XX' pelos torcedores e ganhou de homenagem do clube o seu nome como endereço oficial do clube.

Foto: Imago Imagens

1. FC Köln

No Köln ele conquistou uma Bundesliga (77/78) e duas Copa da Alemanha (76/77 e 77/78). Além dessas conquistas, Hannes também foi homenageado pelo clube. O mascote foi começado a ser chamado de ‘Bode Hennes' em memória do técnico.

Hennes e o Bode Hennes I (Foto: Picture-Alliance/Sven Simon)

Conhecido por seu futebol e filosofia de ataque total, Hennes dizia para a imprensa alemã que preferia ganhar por 4 a 3 do que vencer por apenas 1 a 0.

Retrospecto do confronto

A fase recente do Borussia Mönchengladbach em cima do Köln é grande. São 58 vitórias, 22 empates e 37 derrotas com o índice de 49,6% de vitórias. A superioridade também é fora de casa, o Gladbach tem 25 vitórias e 11 empates, o Köln tem 20 vitórias.

Outro dado interessante: o Köln é o time que o Gladbach mais venceu na história da Bundesliga, sendo 51 vitórias em 92 partidas.

 Em fevereiro de 2015, os torcedores do Mönchengladbach fizeram menção à vantagem sobre o Köln nos confrontos diretos: “A boa e velha tradição”, dizia o mosaico. (Foto: Reprodução/YouTube) 

Violência

Sem dúvidas o aspecto mais triste desse grande duelo é os conflitos comuns entre os ultras dos clubes. Não se restringe apenas dentro dos estádios, mas também com 'emboscadas' e brigas após os jogos.

Um dos casos mais famosos é o clássico de fevereiro de 2015, vencido pelo Borussia por 1 a 0, cerca de 30 torcedores do Köln invadiram o gramado do Borussia-Park. Houve muita pancadaria entre os vândalos com a polícia em pleno campo de jogo.




Postar um comentário

0 Comentários