Pesquisar

O equilíbrio perfeito entre os mais experientes e os jovens no Borussia Mönchengladbach

Breel Embolo e Manu Koné comemorando juntos — Foto: Martin Rose/Getty Images

Vindo de uma temporada com complicações financeiras causadas pela pandemia, já era esperado um espaço maior de jovens jogadores dentro do elenco principal do clube.

As poucas contratações feita pelos potros foram Manu Koné (20), Joe Scally (18) e Luca Netz (18). Essas contratações ilustraram bem o primeiro processo de rejuvenescimento que o elenco passou. Além dessas contratações, jogadores da base podem ser uma surpresa no decorrer da temporada, como Jordan Beyer (21) e Conor Noss (20).

O impacto deles na virada de chave do Gladbach

Adi Hütter conseguiu fazer o Gladbach retomar para a boa fase depois de grandes vitórias contra Dortmund e Wolfsburg, isso se deve também pela grande aposta do técnico em jogadores abaixo na 'hierarquia' do elenco.

Hütter acabou mudando a formação que a equipe atuava passando de um 4-2-3-1 para um 5-2-2-1, além de repetir a escalação optando por Manu Koné ao invés de Florian Neuhaus. Isso deu ao Borussia melhores formas de incomodar o adversário.


Posicionamento do Gladbach dificultando a saída de jogo do Wolfsburg. (Frame por: borussiaexplained.de)

No frame acima, conseguimos ver um Gladbach bem postado no campo adversário , dificultando ao máximo a saída de bola do Wolfsburg para poder recuperar no meio-campo e depois atacar em transição.

O Gladbach esteve em situações de duelos um contra um que precisavam ser vencidos. Os potros conseguiram vencer 60% duelos nos primeiros 15 minutos de partida, quando marcou dois gols com Embolo e Hofmann.

Manu Koné foi uma peça-chave para o funcionamento desse sistema dar certo. Segundo o Wyscout, Manu Koné tem a melhor taxa de tackle defensivo com 88,89% e com 5,91 duelos por jogo - entre os jogadores do elenco.

Alas

Joe Scally e Luca Netz conquistaram as vagas como titulares depois lesões de Ramy Bensebaini e Stefan Lainer. Os jovens de 18 anos assumiram a vaga de titulares com bastante personalidade.

Ambos são laterais que se sentem a vontade para atacar o espaço e fazer jogadas progredindo com bola. Numa formação que permitem eles terem um pouco mais de responsabilidade ofensiva, eles se sobressaem em campo.


Luca Netz atacando o espaço. (Frame por: borussiaexplained.de)

Nesse frame, com a movimentação de Plea para atrair a marcação do defensor, Luca Netz tem o espaço necessário para progredir. Esse lance gerou o gol marcado por Lars Stindl.

Por característica, Joe Scally é quem mais participa das ações ofensivas, por ter um grande fôlego para atacar e defender. O norte-americano por vezes atua até mesmo como um lateral esquerdo, ajudando bastante na construção de jogo por dentro.


Um passe diagonal de Lars Stindl para lançar Joe Scally livre na lateral. (Frame por: borussiaexplained.de)

Conclusão

Apesar da janela do Gladbach, ter sido menos movimentada do que o esperado por todos os rumores que circulavam, o trabalho de Max Eberl precisa ser exaltado. O scouting do clube para achar jogadores bastante promissores por um valor acessível, merece aplausos.

O clube deve seguir apostando nesse equilíbrio entre experiência e juventude para conseguir dar sequência no projeto de retornar em um primeiro nível competivo.

Postar um comentário

0 Comentários