Pesquisar

Da quase falência em 2017 para o título da 2. Bundesliga em 2020, conheça a história do campeão, Arminia Bielefeld

Após passar por muitos problemas nos últimos anos, sendo até mesmo rebaixado para a 3. Liga, o Arminia Bielefeld está de volta à elite do futebol alemão, após 11 temporadas. Nesta matéria você irá conhecer, um pouco mais, sobre a história do time que superou tudo para se tornar campeão da segunda divisão do futebol alemão.

DSC Arminia Bielefeld (Foto/Reprodução: Arminia Bielefeld)

A equipe foi fundada em 1905, sendo um dos clubes pioneiros a ingressar no esporte bretão, na região da Westfália. Em pouco tempo, o Arminia já tinha alcançado o sucesso e sido campeão de vários campeonatos regionais, sendo o primeiro deles em 1912, quando venceu o BV Dortmund 04, clube que foi dissolvido em 1913, pelo placar de 5 a 1. Infelizmente o time de Bielefeld teve sua ascensão interrompida pelo começo da Primeira Guerra Mundial, em 1914.

Após o fim da guerra, o clube se viu em uma ótima fase durante os anos 20, onde foi sete vezes campeão do campeonato regional de Westfália, sendo todos os títulos, em sequência, entre os anos de 1921 e 1927. Após esse começo dominante, o clube ficou um pouco apagado e só voltou a brilhar quando a Gauliga foi criada, durante o regime nazista alemão. Os azuis de Bielefeld chegaram até a ser vice-campeões do campeonato durante a temporada de 1939/1940, quando foram superados pelo Schalke 04, que foi o time alemão mais dominante durante esse período.

Com o fim da Segunda Guerra, uma nova liga com todos aqueles que faziam parte da antiga Gauliga foi criada e, logo no seu ano de estreia, o Arminia foi rebaixado. Na temporada de 1947/48, o time de Bielefeld disputou pela primeira vez em sua história a terceira divisão alemã. A partir dessa queda o time amargurou anos instáveis transitando entre a terceira e a segunda divisão.

Em 1966, a equipe bateu o Alemannia Aachen, para conquistar, pela primeira vez, a taça da Alemanha Ocidental. O clube manteve uma boa performance após esse título e conseguiu subir para a Bundesliga pela primeira vez em 1970, mas já em 72 o clube regressou a segunda divisão, onde ficou por sete temporadas, até reconquistar seu lugar na elite.

O clube desde então vive de indas e vindas a elite do futebol alemão, ganhando o apelido carinhoso de "elevador", por ter se tornado o time com maior número de acessos e rebaixamentos na Bundesliga, acumulando 7 em cada um dos quesitos. Suas melhores campanhas foram nas temporadas de 1982/83 e 1983/84, onde ficou na oitava colocação, em ambos os anos. Seu recorde de temporadas consecutivas na elite são 5, feito que aconteceu entre a temporada de 2004/05 e 2008/09.

No fim de 2017, com a chegada do CEO Markus Rejek, o clube se encontrava muito perto da falência, a divida pendente era de mais de 30 milhões de euros e o Arminia corria o risco de perder sua licença da DFL. Aproximadamente 95% dessa divida foi quitada em 2018, quando o time se viu obrigado a vender o seu estádio, a Schüco Arena, para um negócio local, o que trouxe uma saúde econômica maior para o seu caixa.

O técnico Uwe Neuhaus à esquerda e o artilheiro Fabian Klos à direita (Foto/Reprodução: Imago Images/Zinc)

Atualmente o Arminia Bielefeld tem como seus dois grandes pilares o técnico Uwe Neuhaus, que deu cara para esse time e o fez vitorioso e, também, o seu atacante e capitão Fabian Klos, que pode até ser chamado de Jamie Vardy alemão. O centroavante se juntou ao time na temporada 2011/12 e sempre chama a responsabilidade, independente da fase que o time esteja vivendo. Na última temporada o camisa 9 teve uma marca incrível de 21 gols e 10 assistências em um total de 33 jogos. Já o experiente técnico alemão se juntou ao time recentemente, no final de 2018, e já em sua segunda temporada conseguiu levar a equipe ao título da 2. Bundesliga.

O Arminia Bielefeld é um time que merece muito respeito após a temporada 2019/20 magnifica que fez. Com toda certeza tem grandes chances de dar trabalho para os grandes da elite. Fiquem de olho na equipe de Bielefeld, muitos jogos interessantes podem acontecer graças a ele na temporada da Bundesliga que está por vir.





Postar um comentário

2 Comentários

Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)