Pesquisar

Além do 7x1 – O histórico dos confrontos entre Alemanha x Brasil

No dia 27 de março, Alemanha e Brasil farão o 23º confronto da sua história, o primeiro após a icônica semifinal da Copa de 2014, que acabou com a vitória dos germânicos por 7 a 1.

Atualmente, a Seleção Alemã é tida como uma das mais fortes do mundo e é vista como uma equipe que possui categorias técnicas e táticas altas o suficiente para derrotar a seleção canarinha, mas o cenário nem sempre foi esse. Antes da renovação da Die Mannschaft e da boa campanha teutônica na Copa de 2010, os brasileiros eram muito melhores e sempre eram os favoritos nos confrontos entre as duas seleções. Até então haviam sido 20 confrontos, com doze vitórias brasileiras, três alemãs e cinco empates.


Brasil x Alemanha - Yokohama, Japão - 2002

Considerando o 7 a 1, cinco partidas foram disputadas em torneios oficiais, sendo duas confrontos válidos por Copas do Mundo, duas por Copas das Confederações (1999 e 2005 – com duas vitorias brasileiras)  e uma pelo Mundialito disputado em 1981 como forma de comemoração dos 50 anos da primeira Copa do Mundo. Ao considerarmos os amistosos, temos 17 jogos com, oito vitórias brasileiras, cinco empates e quatro vitórias alemãs.

Alemanha x Brasil - Washington - EUA - 1993
Dos jogos deste confronto de 71 gols, o que marcou a virada de chave e o começo do domínio alemão sobre os brasileiros foi a partida disputada em Stuttgart em Agosto de 2011. O protagonista deste jogo foi um atleta que se tornou o símbolo da renovação alemã que culminou na vitória da Copa de 2014 – Mario Götze – que na época era chamado pelo ícone alemão Franz Beckenbauer de “Messi germânico”. Na ocasião, a jovem estrela do Borussia Dortmund fez seu primeiro gol pela seleção e complicou tanto a vida dos zagueiros brasileiros com sua boa movimentação e jogadas de efeito que ofuscou o Neymar, se tornou o melhor jogador da partida e liderou os germânicos ao que seria classificado posteriormente pela mídia como um verdadeiro “vareio” da seleção alemã.

Mario Götze - Alemanha 3 x 2 Brasil - Stuttgart - 2011
Já a partida a ser jogada em Março, em Berlim, será a primeira após o jogo que eliminou os brasileiros da Copa do Mundo de 2014, e promete ser bem mais equilibrada, uma vez que pela primeira vez na década o confronto não terá novamente um favorito.

Visão geral do confronto:

Partidas disputadas: 22
Vitórias brasileiras: 12
Vitórias alemãs: 5
Empates: 5
Gols marcados: 71 (ALE: 31; BRA: 40)



Postar um comentário

0 Comentários