Pesquisar

Alemanha é o país com mais representantes no Top 30 de médias de público

Com 10 clubes no Ranking, Alemanha é o país com mais representantes; Borussia Dortmund lidera a lista:

(Foto/Divulgação: @Bundesliga_DE)

Recentemente a Bundesliga divulgou um ranking com as 30 maiores médias de público da Europa e, com 10 alemães no ranking, a Alemanha é o país com mais equipes representantes, o que mostra a paixão dos alemães por futebol ao acompanhar seus clubes de perto. Tendo em vista que a grande parte dos torcedores de clubes alemães são sócios torcedores, lá estão sempre presentes apoiando seus clubes até quando o momento da equipe não é dos melhores.

1º Borussia Dortmund
Estádio: Signal Iduna Park
Capacidade: 81.359


Mosaico feito pela torcida do Borussia Dortmund  (Foto/Divulgação: @BVB)


Segundo dados dos sites World Football e Transfermarkt, o Dortmund tem a melhor média de público do Campeonato Alemão desde 1998-99, sempre com um número superior a 60 mil torcedores. Além disso, desde 2003-04 o número é superior a 70 mil. "Echte Liebe" que quer dizer "Amor verdadeiro" em alemão, é o lema do qual representa o BVB e sua torcida. Na década passada, o clube teve dias complicados e mesmo assim a torcida sempre esteve ali presente. Além de quase ir a falência no início do século, o clube chegou a ser o 13º em 2007-08 e ficou de fora do TOP 4 do campeonato alemão entre 2003-04 e 2009-10. Dos 55 mil sócios torcedores com ingressos para todos os jogos em casa na Bundesliga 2016-17, apenas 66 não exerceram seu benefício de manter tal condição para a temporada 2017-2018. No total, 99,88% dos fãs mantiveram o privilégio de assistir aos 17 confrontos dos auri-negros no campeonato. Ou seja, 54.934 dos 80.708 lugares do Signal Iduna Park nas 17 partidas do próximo Campeonato Alemão já teve/tem dono. Destaque para a Südtribune a tribuna ao sul do estádio, onde se localiza a famosa e fantástica Muralha Amarela.

3º Bayern München
Estádio: Allianz Arena
Capacidade: 75.024

A belíssima Allianz Arena (Foto/Divulgação: @FCBayern) 


O maior clube alemão, Bayern München atrai muitos torcedores, admiradores e turistas à linda Allianz Arena. Com a hegemonia nacional e o bom futebol, a equipe sempre deixa a casa cheia e a torcida encanta com uma linda festa durante os 90 minutos, com belos cânticos e saudações. Inaugurada em 30 de maio de 2005 (12 anos) a Allianz Arena foi construída para a disputa da Copa do Mundo de 2006 e sediou o jogo de abertura. Ao contrário do que muitos acham, o estádio não pertencia de fato ao Bayern München, até que em 2014 o Bayern vendeu 7,5% de suas ações para a Allianz, e com isso quitou parte do investimento que já havia feito no estadio. Até a temporada passada (2016/17), o 1860 München por exemplo, também mandava suas partidas no estádio. O estádio passou por reformas em 2015: antes a capacidade era de 71 mil torcedores, hoje já cabem 75 mil fãs. O estádio fica aberto durante o ano todo, pois em todos os seus sete níveis encontram-se centros comerciais. Além disso, o complexo comporta ainda um parque ecológico, um museu e uma loja do FC Bayern, que também funcionam no edifício.

8º Schalke 04
Estádio: Veltins Arena
Capacidade: 61.481

A moderna Veltins Arena (Foto/Divulgação: @S04)


O Schalke 04, tradicional equipe da cidade de Gelsenkirchen, manda seus jogos na moderna arena denominada de Veltins-Arena (também conhecida como Arena AufSchalke). Com o início das construções em 1998, a arena só foi inaugurada em 2001. A Veltins-Arena já foi palco de final da UEFA Champions League, em 2004, além de ter sido um dos estádios sede da Copa do Mundo de 2006. Este é um dos estádios mais inovadores construídos nos anos recentes. Tem um teto retrátil, e apresenta um relvado que desliza para dentro e para fora do estádio, conforme a necessidade. O relvado deslizante resolve o problema de manter a relva viva em um estádio coberto. A arena também é conhecida por seu duto de cerveja, com o comprimento de 5 km que liga a cervejaria ao estádio. A torcida do Schalke sempre está presente, e apesar dos Azuis reais não terem conquistando títulos nas últimas temporadas, os torcedores não abandonam a equipe, como todo apaixonado e bom fã.

13º Stuttgart
Estádio: Mercedes-Benz Arena
Capacidade: 60.441

Mercedes-Benz Arena (Foto/Divulgação: @VFB)
Construído em 1933, a atual Mercedes-Benz Arena é um dos estádios mais antigos da Alemanha, localizado na cidade de Stuttgart, e hoje, casa da equipe que leva o nome da cidade. Remodelado diversas vezes até então (1949 a 1951; 1999 a 2003; 2004 a 2005) e também expandido por duas vezes (1993; 2009 a 2011), o estádio fui uma das sedes da Copa do Mundo de 2006. A torcida do Stuttgart lota o estádio em todas as partidas. Algumas vezes, alguns buracos na arquibancada, mas sem duvidas, umas das torcidas mais apaixonadas da Alemanha, que não abandonou a equipe com o rebaixamento na temporada 2015-2016. Os Die Schwaben já estão de volta a elite do futebol, e sua torcida segue apaixonada, sendo atualmente a décima terceira com maior média de público em toda a Europa.

17º Hamburgo
Estádio: Volksparkstadion
Capacidade: 57.000

Torcida do HSV diante do Borussia Dortmund (Foto/Divulgação: @HSV)
O Hamburgo é a unica equipe alemã que nunca foi rebaixada e sua tradição é enorme no cenário do futebol alemão. A sua torcida incrível não os abandona mesmo que o HSV viva momentos horríveis nos últimos anos brigando para que não aconteça o seu primeiro rebaixamento, participando até mesmo dos Play-offs. A equipe se mantém e a torcida segue apaixonadamente junto ao clube. Foi inaugurado em 2 de Setembro de 2000, num amistoso entre Alemanha e Grécia. Em Julho de 2001, o Volksparkstadion foi renomeado como AOL Arena, nome comercial substituído em Julho de 2007 por HSH Nordbank Arena. Três anos depois, foi adotado o nome corrente Imtech Arena. Em Janeiro de 2015, o empresário alemão Klaus-Michael Kuhne comprou 7,5% das ações do Hamburgo e os naming rights do estádio, que voltara a ostentar seu nome original Volksparkstadion, pelo menos até 2019. O Volksparkstadion foi sede da Copa do Mundo de 1874, e também da Copa de 2006, após passar por reforma.


21º Borussia Mönchengladbach
Estádio: Borussia-Park
Capacidade: 54.019


Atmosfera antes de uma partida no Borussia-Park (Foto/Divulgação: @Borussia)
Dono de cinco títulos da Bundesliga, o Borussia Mönchengladbach está, sem dúvidas, entre os clubes mais tradicionais da Alemanha. Com uma torcida forte e representativa, os Potros ocupam a respeitável vigésima primeira colocação no ranking das melhores médias de público em todo o continente europeu. Em sua época gloriosa, o Borussia venceu seus maiores títulos no antigo e tradicional Bökelbergstadion, que com o passar do tempo ficou ultrapassado e veio a ser substituído pelo moderno Borussia-Park. Iluminado, atrativo e imponente, a casa dos Potros surgiu para dar novos ares ao clube e à cidade: conta com salões VIP's, lojas para os fãs e espaços para prática de esportes. Os pouco mais de 50 mil torcedores habituais que vão ao novo estádio fazem a diferença em prol do desempenho da equipe nos seus jogos como mandante, apesar da única glória do clube na arena ter sido um titulo da segunda divisão do campeonato alemão em 2008.


22º Hertha BSC
Estádio: Olympiastadion Berlin
Capacidade: 74.745

Elenco, torcida e a pista de atletismo azul do Olympiastadion (Foto/Divulgação: @HerthaBSC)
Ostentando uma das torcidas que mais crescem na Alemanha, o Hertha Berlim, tradicional clube da capital, também aparece no ranking. Jogando no histórico e mais tradicional estádio do país, o Olimpíco de Berlim, o Hertha leva em média quase 50 mil torcedores por partida nos jogos como mandante. Apesar do número expressivo não ser o suficiente pra lotar completamente o Olympiastadion, a torcida azul costuma criar um clima favorecedor ao time da casa com belas festas, suficiente para impulsionar o desempenho da equipe dentro das quatro linhas. Palco de finais de Copa do Mundo (feminino e masculino), Champions League, além de ser a tradicional casa da final da Copa da Alemanha, o Olympiastadion tem o azul como cor nas pistas de atletismo em homenagem ao Hertha. Reformado em 2004, o estádio é o maior em toda Alemanha para compromissos internacionais.

23º FC Köln
Estádio: RheinEnergieStadion
Capacidade: 50.997

RheinEnergieStadion lotado para mais uma partida do Colônia (Foto/Divulgação: @fckoeln)
Situado em uma das maiores cidades da Alemanha, o Colônia é outro que aparece na lista. Na temporada dos sonhos pra torcida, que os credenciou uma participação na Europa League, os fãs vem demonstrando um enorme fanatismo pelos Bodes. Começando pelo esgotamento de todos os ingressos para as três partidas em casa pela fase de grupos da competição e a grande procura pelos bilhetes da Bundesliga, já que almejavam mais uma promissora temporada do seu clube. O apoio no RheinEnergieStadion já era mais do que certo. A mobilização seguiu até Londres, na Inglaterra, quando em uma verdadeira demonstração de amor, vinte mil torcedores do Colônia invadiram a capital inglesa e dividiram o Emirates Stadium com os mandantes. As invasões seguiram e foram parar na Bielorrússia, na partida contra o BATE Borisov. Mas o mais especial ainda está por vir. Para o último compromisso da fase de grupos, contra o Estrela Vermelha na Sérvia, a torcida do Köln comprou ingressos da torcida local e doaram para orfanatos de Belgrado. Isso se deve pelo fato de que o clube sérvio só vende ingressos para os mandantes em pacotes, sendo impossível comprar bilhetes para uma única partida. A alternativa encontrada pelos alemães foi justamente essa: adquirir as entradas para o jogo entre Estrela Vermelha e Colônia e doar os ingressos das outras duas partidas para pessoas carentes.

Com praticamente todos os lugares ocupados nas partidas em casa e as constantes invasões Europa à fora, nem mesmo a desastrosa temporada da equipe dentro de campo vem desanimando o torcedor.

25º Eintracht Frankfurt
Estádio: Commerzbank-Arena
Capacidade: 51.500

Show de bandeiras da torcida do Frankfurt (Foto/Divulgação: @Eintracht)
Tradicionalmente, a torcida do Frankfurt se destaca a cada temporada na Alemanha. Os jogos na Commerzbank-Arena são garantia de uma bela festa dos rubro-negros. Nem mesmo a chuva pode atrapalhar o espetáculo do torcedor, já que o moderno estádio que sediou duas Copas do Mundo (1974 e 2006), também chamado de Waldstadion, possui teto retrátil. Além disso, um monitor central que possui quatro telões se destaca. Com uma média de 48.485 torcedores nesta temporada, as Águias contam com a força dos seus Ultras, um dos melhores do país, e com a sorte que o seu mascote dá ao sobrevoar o estádio antes das partidas.


30º Hannover 96
Estádio: AWD-Arena
Capacidade: 49.000

Fâs do Hannover na AWD Arena completamente lotada (Foto/Divulgação: Hannover 96)
O Hannover 96 estava na segunda divisão da Bundesliga na temporada passada após cair com uma campanha muito fraca. Apesar disto, o clube da Baixa-Saxônia fecha o Top-30 de melhores médias de público em toda a Europa. Com praticamente todos os lugares preenchidos em todos os jogos, os Roten se caracterizam por conta do seu fanatismo. Moderna, a AWD-Arena contribui muito para o espetáculo dos fãs, e apesar do grande número de torcedores visitantes no estádio, a torcida do Hannover se destaca e faz a diferença.

Postar um comentário

0 Comentários