Respostas rápidas do meio-campista brasileiro
Presente na primeira divisão alemã desde 1998, o VfL Wolfsburg tem uma história bonita quando tratamos da participação de jogadores brasileiros no elenco dos Lobos. Ao todo, 23 jogadores diferentes defenderam a camisa do clube, com destaque para o meio-campista Josué e o atacante Grafite, titulares na campanha do título alemão durante a temporada 2008/09, o maior feito da história do VfL. A relação do clube com o público brasileiro é refletida na existência de uma conta oficial em português no X, algo atualmente pouco usual na Bundesliga.
O jogador mais recente dessa lista é Vini Souza (26), meio-campista contratado na última janela de transferência junto ao Sheffield United por aproximadamente 15 milhões de euros. O brasileiro começou a escrever sua história no futebol alemão e, para isso, conta com a confiança do treinador Paul Simonis: Vini Souza foi titular nas sete partidas que os Lobos disputaram até aqui, considerando Bundesliga e DFB-Pokal.
![]() |
Vini Souza, envolto na bandeira do Brasil — Reprodução: VfL Wolfsburg |
Em parceria com o clube alemão, enviamos quatro perguntas rápidas e o brasileiro gentilmente nos respondeu. Confira no vídeo abaixo!
Apesar dos resultados negativos da equipe (uma vitória, dois empates e três derrotas na liga nacional), o VfL Wolfsburg tem feito boas partidas e, com um pouco mais de sorte, poderia estar melhor colocado na tabela. Formando dupla de meio-campo ao lado do capitão Maximilian Arnold, Vini Souza é um dos jogadores que tem mostrado bom rendimento neste início de temporada. O volante brasileiro tem assumido um papel mais avançado nesta temporada, como ele mesmo disse no vídeo acima. Ele participa menos da construção da equipe, por exemplo, posicionando-se entrelinhas, enquanto Arnold recua para próximo dos dois zagueiros. Esse tipo de movimento do brasileiro tipicamente auxilia na progressão de jogadas através do arraste de outro adversário, criando espaço em setores do campo.
![]() |
Exemplo de estrutura do VfL Wolfsburg para construir — Reprodução: CazéTV/editada |
Durante fase ofensiva, novamente a tendência é que o brasileiro assuma posições mais avançadas do que seu parceiro de meio-campo, ocupando muitas vezes a região da entrada da área: esse comportamento, aliás, ajudou a gerar o primeiro gol dos Lobos na Bundesliga. Diante do FC Heidenheim, Vini Souza retomou a posse em campo ofensivo, Wimmer conduziu para a entrada da área e, na sequência, Skov Olsen abriu o placar.
![]() |
Exemplo de retomada em campo ofensivo que resulta em finalização |
Agradecemos a boa vontade do Vinicius Souza em responder as perguntas que foram enviadas por nós e desejamos muito sucesso na sequência da temporada e da carreira! Você que gostou do conteúdo, aproveite e acompanhe muito mais também no Instagram e no X.
0 Comentários