Pesquisar

Quem é Yann Sommer?

Foto: Lars Baron/Getty Images

Sendo indiscutivelmente um dos melhores goleiros da Bundesliga, Yann Sommer, do Borussia Mönchengladbach, é um dos jogadores mais influentes no clube e também na seleção Suíça. Mas Yann parece estar envelhecendo como vinho, ou seja, melhorando ano após ano.

Sua trajetória

Nascido em 17 de dezembro de 1988 em Morges, um município suíço que fica ao longo do Lago de Genebra, Sommer ingressou nas categorias de base do Basel em 2003. Dois anos depois, aos 17 anos, ele assinou seu primeiro contrato profissional e, após dois anos no Sub-21 do clube, foi emprestado ao FC Vaduz, da segunda divisão para ganhar experiência em nível profissional. O jovem goleiro disputou 33 dos 34 jogos e ainda tinha feito dois jogos nas eliminatórias da Europa League, com Sommer de titular, o Vaduz garantiu o título da 2ª divisão e o acesso ao principal escalão do futebol Suíço.


Foto/Reprodução: Twitter/@borussia

Foram outros 17 jogos com a equipe de Lichtenstein após o acesso, antes do Basel chamá-lo de volta após ficar sem um goleiro, isso deu à Sommer a grande chance de finalmente fazer sua estreia no Basel e jogar outros 6 jogos consecutivos. Depois, Verano (apelido de Sommer) foi emprestado ao Grasshopper Zurich em 2009/2010. Mas foi em 2011/12 que Sommer conquistou seu espaço como titular no Basel, já com alguma experiência tendo atuado na seleção de base da Suíça - e depois de terminar como vice campeão da EURO Sub-21 em 2011 - a recompensa para Sommer mais tarde seria fazer sua estreia internacional pela Suíça contra a Romênia em 30 de maio de 2012.

Ele conquistou quatro títulos da liga e duas Copa da Suíça com o Basel, tendo 65 jogos sem sofrer gols em 170 partidas antes de se mudar para o Gladbach no verão de 2014.

Borussia Mönchengladbach

E o Borussia Mönchengladbach foi um dos passos mais importantes e especiais para Yann Sommer em sua carreira. E desde então, Sommer está entre os melhores jogadores da Bundesliga, estando na temporada 19/20 no XI da competição, deixando de fora Manuel Neuer. Óbvio, esse feito não foi atoa, isso aconteceu por conta de uma trajetória que teve o Sommer fazendo mais defesas do que qualquer goleiro da liga (126) e terminando a temporada com a maior taxa de defesas de qualquer outro goleiro titular.

Até agora, Sommer tem mais de 250 partidas na Bundesliga em seu currículo e mais de 60 jogos sem sofrer gols. E o Sommer já detém o número recorde de defesas na história da Bundesliga, foi na 4ª rodada desta temporada 22/23, parando o ataque do Bayern de Munique com 19 defesas, ajudando o Borussia a sair 'vivo' da Allianz Arena.


Foto: Alex Grimm/Getty Images

Postar um comentário

0 Comentários