Pesquisar

Rummenigge diz que ficou 'em choque' com morte de Maradona e compara Der Klassiker ao El Classico

CEO do Bayern de Munique e capitão da Seleção Alemã no vice-campeonato mundial de 1986, Rummenigge relembrou o auge do argentino e comparou os níveis dos clássicos de Alemanha e Espanha em entrevista à Bundesliga 

Maradona e Rummenigge na final da Copa do Mundo de 1986 (Reprodução)

Ídolo em campo e um grande líder também fora dos gramados, Karl-Heinz Rummenigge já foi vice-presidente do Bayern de Munique e atualmente é o CEO do clube, comandando as operações e levando os bávaros ao mais alto patamar europeu e mundial. Em entrevista à Bundesliga, ele elogiou muito o técnico Hansi Flick e o goleiro Manuel Neuer, além de fazer campanha pela escolha de Robert Lewandowski como Melhor do Mundo. Ele ainda destacou a volta da identidade do Bayern como equipe, e relembrou a relação com Diego Maradona. Confira a entrevista completa de Karl-Heinz Rummenigge.

O papel de Hansi Flick

Primeiro de tudo, ele tem qualidade. Qualidade como treinador é muito importante. Ele tem uma ideia clara e a segue. Ele trabalha muito duro no dia a dia, entre segunda e sexta, então, idealmente, vemos o que acontece no jogo do fim de semana. Todos se esforçam muito para ter um jogo positivo e de sucesso. É muito claro, desde o começo ele tem um plano muito claro, ele achou objetivos em comum e teve muita empatia com a equipe, e foi muito importante, precisávamos disto de volta. Então, tudo que ele fez foi ótimo. Ficaria feliz de o time continuar progredindo, ou poderia dizer, seguirmos no patamar onde estamos no momento.

Gestão do Bayern de Munique

Eu sempre digo, o técnico é o membro mais importante do clube. Se o técnico for capaz de criar uma união na equipe, se ele tem um plano claro, se ele é bom no trabalho diário, então, pela minha experiência, diria que isso leva ao sucesso. E o Hansi conquistou isso aqui. Estive com alguns técnicos muito bons por aqui como Jupp Heynckes, Louis van Goal e Pep Guardiola. Todos eles contribuíram muito para a jeito do Bayern de atuar e isso que o Hansi trouxe de volta. Os técnicos de sucesso aqui não foram por acidente. Isso é por eles serem bons técnicos, ou ao menos eram. Hansi é desta categoria. Ele teve um papel crucial na volta de jeito de atuar do Bayern e não foi por acaso que ele trilhou o caminho do sucesso.

Melhor jogador do ano pela FIFA

Acho bom que a FIFA continue com a votação neste ano. Não estava claro se iria acontecer. Conversei com o presidente da FIFA e falei que votamos todos os anos e, neste ano, o futebol foi jogado, não podemos esquecer disso. A Bundesliga foi finalizada, as maiores ligas foram finalizadas, a Champions League teve um campeão. Eu falei com ele, teríamos um campeão em 2021, em 2022 e um buraco em 2020, o que, para mim, seria um erro possível de ser corrigido. Fiquei feliz que a FIFA está realizando a votação e espero que o Robert (Lewandowski) possa ser eleito. Ele teve um ano maravilhoso. Apesar dos 32 anos, está na melhor forma da vida, mas não é uma decisão certa até o resultado. Espero ver ele vencendo, ele fez por merecer, mas precisamos esperar até o dia para saber.

Elogios para o goleiro Manuel Neuer

Manuel Neuer está com 34 anos e só fica melhor e melhor. Ele é como vinho, que matura a cada ano. Ele antecipa quase todos os chutes, não importa de onde vem, ele defende. Vimos isso nas últimas semanas, tanto na Bundesliga, quanto na Champions League. Ele é o melhor goleiro do mundo, eu acho até que ele é o melhor goleiro de todos os tempos. Sempre tivemos grandes goleiros na Alemanha e no Bayern, como Sepp Meyer e Oliver Kahn, mas acho que o Neuer elevou a posição a outro nível. Estamos todos muito felizes de ele defender as nossas traves.

Atuação do clube na janela de transferência

Nesse tempo onde as finanças estão apertadas, tivemos uma boa janela de transferência. Sem dúvida perdemos um bom jogador com o Thiago, mas foi o desejo deles e, entre amigos, você precisa dar a oportunidade que eles digam adeus. Acredito que lidamos muito bem com a situação. Conseguimos um jogador muito bom no Sané, mas o treinador gostaria de mais opções para repor os empréstimos finalizados de Coutinho e Perisic. Assim, trouxemos o Douglas Costa com o Sané, que são dois atacantes de ponta que trazem a qualidade que precisamos. Nosso estilo de jogo é muito focado no jogo pelas pontas, pela esquerda e pela direita. Esse é um importante elemento para nós, eles precisam ser rápidos, driblar, criar chances de gol e marcar também. Temos um bom elenco na visão geral e que está pronto para encarar os desafios, o que era nosso objetivo

Jogo contra o RB Leipzig

Eu acho que o desenvolvimento do Leipzig tem sido bom e isso é bom para a Bundesliga como um todo. Eles estão fazendo um bom trabalho por lá. Eles têm uma grande organização, com o Oliver Mintzlaff que é uma grande pessoa para administrar o time, ele tem muitas responsabilidades, trouxeram um bom treinador que é o Julian Nagelsmann e os resultados são de constante crescimento e desenvolvimento do clube. Eles se tornaram a terceira força da Bundesliga atualmente. Sempre se fala sobre Bayern e Dortmund, agora também é preciso lembrar do RB Leipzig como um clube que faz um bom trabalho e, quando se faz um bom trabalho, você consegue o destaque na Bundesliga e na Europa. Três sorteios em sequência com eles, não lembro a última vez que tivemos isso. E só prova que não será fácil jogar com eles. Será uma partida importante, decisiva. Jogaremos em casa e queremos defender nossa liderança no topo da tabela, então, estamos levando o jogo muito a sério. Será um grande jogo para os fãs.

Sobre o Der Klassiker

Esse jogo se tornou um grande clássico. Olhávamos com um pouco de inveja para a Espanha com Real e Barcelona jogando o clássico entre eles. Atualmente eu acho que Dortmund x Bayern é um clássico por si só. Vimos isso recentemente quando jogamos, foi uma grande partida, 3 a 2. Poderia ter sido 5 a 4 olhando as chances. Isso é um grande jogo. No dia seguinte teve um Real e Barça e não teve comparação em termos de qualidade. Então, podemos dizer que o clássico da Bundesliga é, no momento, de um nível um pouco superior.

Relação com Diego Maradona

Essa notícia foi impactante para todos que conheciam ele e quem não conhecia. Fiquei em choque antes do jogo quando descobri que ele morreu. Ficamos todos muito tristes. Eu o conhecia pessoalmente de quando ele atuou no Napoli e eu na Inter de Milão. Obviamente o jogo mais importante entre nós foi a final da Copa do Mundo de 1986, na Cidade do México, na frente de 100 mil pessoas. Eu e ele éramos os capitães e lembro que antes do jogo fui ao meio de campo, os árbitros já estavam lá para o cara ou coroa. Ele piscou para mim e eu pensei, ‘uau, ele está confiante’ e falei em italiano para ele que não iríamos facilitar e a Alemanha não seria um adversário fácil. Foi um bom jogo, estava 2 a 2 até que infelizmente perdemos por 3 a 2. Ele teve uma competição fantástica, foi o melhor jogador e você fica feliz de ver ele sair do campo, merecidamente, com a taça. Ele estava tão feliz. Eu pensei nele nesses dias com todas essas notícias, estava lembrando e pensei como ele era uma pessoa legal e, enquanto estivesse jogando futebol, era a pessoa mais feliz do mundo. Sinto que quando a carreira dele acabou, esse sentimento também se foi um pouco. Todos lamentamos isso. Eu só posso recomendar que todos assistam o documentário sobre ele. Eu nunca vi nada tão honesto ou tão bom como um documentário sobre Diego Maradona.


SIGA O FUSSBALL BRASIL NO TWITTER E NO INSTAGRAM E FIQUE SEMPRE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO FUTEBOL ALEMÃO MASCULINO E FEMININO


Postar um comentário

0 Comentários