Pesquisar

Entrevista exclusiva com Sydney Lohmann, jogadora do Bayern de Munique e da Seleção Alemã

Com apenas 20 anos, Sydney Lohmann já é o rosto da equipe feminina do Bayern de Munique. Com o contrato recém renovado até 2024, a jovem meio campista é um dos grandes destaques da Frauen-Bundesliga e o futuro da tradicional Seleção Alemã

Foto: SEI SPORT

Com apenas 20 anos, Sydney Lohmann já é o rosto da equipe feminina do Bayern de Munique. Com o contrato recém renovado até 2024, a jovem meio campista é um dos grandes destaques da Frauen-Bundesliga e o futuro da tradicional Seleção Alemã. Com nove participações diretas para gols em nove jogos disputados, Lohmann é a estrela que comanda o invicto Bayern rumo a um título extremamente aguardado pelos Bávaros.


Nascida em Bad Honnef, na Renânia do Norte-Vestfália, Sydney, que ganhou esse nome em homenagem a cidade australiana em que seus país se casaram, começou atuando pelo SV Legenfeld, ainda quando garota. Com nove anos, se juntou ao VFL Kaufering, onde ficou por dois anos até se mudar para o FC Fürstenfeldbruck. Com 16 anos, Lohmann foi contratada pelo Bayern, onde, inicialmente, jogou pelo time sub-17, até ser promovida, de maneira regular, ao time principal em 2017. 


Torcedora do Bayern desde criança, Sydney, cuja primeira camisa do clube foi a de Miroslav Klose, falou com o Fussball Brasil em uma entrevista exclusiva. Na conversa, Lohmann endossou as críticas de Schulte, Magull e Blässe à DFB, elogiou o trabalho de Jens Scheuer, falou sobre a possibilidade real de conquistarem a Frauen-Bundesliga e sobre a admiração por Iniesta, Schweinsteiger e Marta.


Gostaríamos de agradecer, especialmente, a Sidyney e ao seu agente Felix Seidel que aceitaram a entrevista e tiveram muita boa vontade, não fazendo objeções a nenhuma das nossas perguntas. Agradecemos, ainda, a participação do perfil @BayernFeminino, referência quando o assunto é a equipe feminina dos bávaros. 


Reprodução: Youtube do FC Bayern

Gabriel Pereira - Há não muito tempo, Schulte e Magull, companheiras suas de Seleção Alemã, e também Blässe, do Wolfsburg, fizeram criticas à DFB pelo estado que se encontra a modalidade na Alemanha e também a mídia pela pequena cobertura que fazem da Frauen-Bundesliga. Qual a sua visão sobre isso e o que você acha que tem que melhorar?


Sydney Lohmann - Acho que minhas colegas de futebol estão certas. É verdade que a DFB está se esforçando para melhorar o futebol feminino e sua imagem, mas a DFB prioriza claramente o futebol masculino e o futebol feminino recebe menos atenção, muitas vezes sendo deixado de lado. Temos que nos perguntar quem ocupa os cargos de chefia na DFB. Quem toma as decisões (na DFB) são homens e cabe a nós, jogadoras, provar a eles que somos dignas de reconhecimento e investimento financeiro. Em suma, o futebol feminino precisa ser amplamente promovido no país, tanto financeiramente por meio de patrocínios quanto por meio das redes sociais. Muitas jogadoras estão se mudando para o exterior porque veem mais oportunidades de promover seu esporte em outro lugar do que aqui na Alemanha. A reação das jogadoras prova que há um problema definitivo no futebol feminino da DFB e da Alemanha. No entanto, ainda há muito potencial para o marketing do futebol feminino na Alemanha. Ao contrário do futebol masculino, onde a hostilidade dos torcedores costuma ser um problema, o futebol feminino é mais um evento familiar, que toda a família pode desfrutar. Este público-alvo deve ser estrategicamente explorado pelo marketing. Exemplos de outros países europeus de sucesso que apoiam e promovem o futebol feminino incluem a Inglaterra, com seu desenvolvimento contínuo da Super League Feminina Inglesa, e a França, onde o futebol feminino explodiu devido aos patrocinadores comerciais que investem muito dinheiro no esporte.


Samuel Novaes - Ainda sobre a estrutura da modalidade na Alemanha, como é ser uma jogadora da equipe feminina do Bayern, são disponibilizadas, para vocês, as mesmas estruturas e as mesmas condições de trabalho que o do masculino? 


Sydney Lohmann - Estou muito orgulhosa de jogar pelo Bayern de Munique. Temos uma equipe incrível e estamos todas motivadas e trabalhamos muito bem juntos como uma equipe! Temos locais diferentes, mas a estrutura e as condições de trabalho para a equipe masculina são mais ou menos semelhantes. Nossos trabalhos são basicamente os mesmos. Mas, diferentemente dos homens, não podemos ganhar a vida com o dinheiro que ganhamos com o futebol. Portanto, a maioria das jogadoras trabalha em vários empregos ou estuda paralelamente. É algo de que nos orgulhamos porque treinamos e trabalhamos com a mesma intensidade que os homens.


Samuel Novaes - O Bayern busca, no momento, interromper uma hegemonia de quatro temporadas do Wolfsburg, que perdeu algumas peças muito importantes, como a Pernille Harder. O começo da equipe é espetacular, com sete vitórias nos sete primeiros jogos, sem, sequer, ter levado nenhum gol. Como você vê as chances da equipe conquistar o seu terceiro título da Frauen-Bundesliga este ano?


Sydney Lohmann - Nós definitivamente temos uma chance de ganhar o título! Tudo é possível nesta temporada. Ainda assim, é um longo caminho a percorrer e não é só o Wolfsburg tem uma equipe forte. Todas as semanas temos jogos difíceis e temos de provar que temos uma equipe forte, com jogadoras de alto nível. Acreditamos na nossa equipe e, como disse anteriormente, estamos totalmente motivados. 


Samuel Novaes - Desde que você estreou na equipe principal do Bayern, em 2016, essa vem sendo, sem dúvidas, a sua grande temporada com a camisa bávara. Com seis gols e duas assistências, você não só é a segunda artilheira da competição, até o momento, como é também a jogadora que mais participou de gols em toda a liga, ao lado da Laura Freigang. Com apenas 20 anos, e tendo mais participações em gols do que jogos, nesta temporada, ao que você atribui este belo momento da sua carreira, e o grande momento do time também? 


Sydney Lohmann - Sim, estou muito satisfeita por ter marcado alguns gols nesta temporada. No ano passado não fiz nenhum gol, então um dos meus objetivos era melhorar minha finalização. Acho que por causa da nossa equipe forte e motivada e por acreditarmos em nós mesmos, as coisas aconteceram para nós, como uma equipe e para mim, pessoalmente, também. Mas sou apenas uma jogadora entre 24 do elenco. Somos fortes porque trabalhamos juntos, como uma equipe. Nosso jogo contra o Wolfsburg foi uma grande vitória. Nosso espírito de equipe e motivação eram imbatíveis! 


Samuel Novaes - A Alemanha, recentemente, se candidatou, junto com a Holanda e com a Bélgica, para sediar a Copa do Mundo de 2027. Como você vê essa candidatura no meio de tantas críticas a forma como a DFB trata a modalidade? Acha que pode ajudar o futebol feminino no país?  


Sydney Lohmann - A Copa do Mundo de 2027 seria muito positiva para a Alemanha e também para a Bélgica e para a Holanda, além de ser uma grande oportunidade para promover o futebol feminino e dar um impulso ao esporte, não apenas na Alemanha. O Campeonato Europeu de 2017 na Holanda foi a prova de como um torneio pode ser inspirador e eletrizante, especialmente para seu país natal, se for bem organizado e promovido.


Foto: Getty Images

Samuel Novaes - Como você vê o projeto do Bayern para a equipe feminina? Tendo, dentro do mesmo país, uma concorrência tão forte, o sonho do clube é se tornar tão dominante, na Europa, como Lyon e Wolfsburg?


Sydney Lohmann - Lyon é definitivamente a medida de todas as coisas no futebol feminino. E o objetivo do Bayern de Munique não é apenas se tornar um dos melhores times, e sim ser o melhor, porque os homens (o time masculino) são os melhores da Europa. A competição é forte, mas como mencionei antes, empurrar a equipe feminina deve ser uma prioridade. Acredito que o Bayern reconhece a importância do futebol feminino e que ele está avançando, apoiando o time feminino.


Samuel Novaes - Como é trabalhar com o Jens Scheuer? Como definiria o estilo de jogo que ele aplica na equipe?


Sydney Lohmann - Jens Scheuer é um treinador muito desafiador e sempre quer ver 100% de suas jogadoras. Ele quer que joguemos um futebol ofensivo e agressivo onde temos a bola. Para ele também é muito importante trabalharmos juntos como uma equipe e ter um bom espírito. 


Samuel Novaes - Você já é uma das grandes estrelas do Bayern. Se imagina no clube por um longo período? (pergunta feita antes da renovação contratual) 


Sydney Lohmann - Prolonguei meu contrato até 2024. Portanto, ainda tenho alguns anos aqui, onde quero ganhar títulos e me tornar uma parte importante, como equipe, dentro do clube. Veremos o que acontece depois disso! 


Samuel Novaes - Quais são os seus grandes ídolos, no futebol e fora dele? 


Sydney Lohmann - Com o tempo, houve muitos ídolos que admirei. Por exemplo, Iniesta, ele é um jogador incrível que joga de forma simples e muito inteligente. Eu também admiro Schweinsteiger. Ele era uma máquina de meio-campo, com uma grande personalidade. Lembro-me também de assistir vídeos no YouTube da Marta, do Brasil. Sua técnica emparelhada com sua velocidade a tornou uma das melhores do futebol feminino. 


Bayern Feminino (@BayernFeminino) - Saindo um pouco do futebol, muitos dizem que Munique é uma cidade bem tranquila. O que você gosta de fazer no seu tempo livre? 


Sydney Lohmann - Adoro me encontrar com amigos e cozinhar junto. Asso muito pão e gosto do meu estilo de vida vegetariano. Gosto de atividades ao ar livre como caminhadas, natação e ciclismo. Adoro ir de bicicleta à cidade, ao parque Olympia ou ao Isar. Munique tem muitos lugares agradáveis e restaurantes ou cafés para relaxar. Você alcança tudo muito facilmente em no máximo 30 minutos. Realmente me sinto em casa aqui. 


Samuel Novaes - Para finalizar, a torcida do Bayern no Brasil é gigantesca. Gostaria de mandar algum recado para eles?


Sydney Lohmann - Gostaria de agradecer a todos os nossos fãs brasileiros! Obrigada pelo seu apoio e respeito pelo futebol feminino. Ter tanto interesse internacional pelo nosso time de futebol é incrível e é uma sensação muito boa ter fãs de todo o mundo, como do Brasil. Obrigada, BRASIL!


SIGA O FUSSBALL BRASIL NO TWITTER E NO INSTAGRAM E FIQUE SEMPRE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO FUTEBOL ALEMÃO MASCULINO E FEMININO

Postar um comentário

0 Comentários