Pesquisar

Análise: a temporada do Bayern de Munique

Confira a análise da temporada do Gigante da Baviera, todos os detalhes, o desempenho, o principal jogador, os pontos positivos e negativos e o que esperar da próxima temporada do Bayern no comando de Niko Kovac.

Foto: Reprodução/FCBayern

Desempenho na temporada


O Bayern de Munique conquistou seu vigésimo oitavo título nesta temporada 2017/2018 e com isso, o clube se tornou hexacampeão alemão (2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018), conquistando seis títulos consecutivos, entretanto, o começo desta temporada não foi um dos melhores para os bávaros em muitos anos. O time de Munique passou por uma pequena crise, ainda no comando de Carlo Ancelotti.

Ancelotti assumiu o FC Hollywood na temporada 2016/17 e encerrou o seu ciclo quando o Bayern perdeu para o Paris Saint-Germain na França. O treinador italiano não tinha mais controle no vestiário, o que acarretou em diversos desentendimentos e jogadores barrados em campo. Grande parte dos titulares não começaram aquela partida diante o PSG. Aquilo foi o ponto final para o relacionamento entre Bayern e Ancelotti. 

Com Carlo Ancelotti demitido, o atual campeão alemão não estava bem na Bundesliga e Champions League. Willy Sagnol assumiu a equipe, em sua primeira partida, o Bayern começou ganhando do Hertha Berlin, porém aconteceu o que ninguém esperava: mais uma vez o time falhou e cedeu o empate. O mesmo o que havia acontecido contra o Wolfsburg, ficando 2 a 2 no placar final.

Sem técnico e Sagnol no comando por tempo indeterminado, apareceu um personagem que tem muito prestígio na história do Bayern: Jupp Heynckes. O técnico de 72 anos assumiu o controle do Gigante da Baviera e colocou ordem na casa. Em pouco tempo de comando, Heynckes colocou o time do Bayern como o melhor da Europa, e em janeiro, se tornou o time com mais vitórias e o time mais eficiente da Europa.

Foto: Reprodução/FCBayern

Com Heynckes no comando, o Bayern voou na Bundesliga e eliminou grandes concorrentes ao título na Copa da Alemanha: vitória contra o Dortmund e uma goleada diante o Bayer Leverkusen. O sonho da Tríplice Coroa estava acontecendo novamente, até que então, por um descuido, o Bayern foi eliminado da Champions League pelo Real Madrid e por fim, perdeu o título da Copa da Alemanha diante o Eintracht Frankfurt.

Por fim, podemos dizer que o desempenho da temporada foi bom, uma temporada que estava por água a baixo foi colocada em um patamar muito elevado, nem o torcedor mais otimista imaginaria que o Bayern iria chegar onde chegou. Heynckes trouxe novos ares e reestruturou a equipe, deixando em mãos prontas para Niko Kovac.

Principal jogador na temporada

Em um elenco recheado de craques e jogadores que se destacam individualmente e coletivamente é muito difícil de apenas citar um nome. Nesta temporada, diversos jogadores tiveram papéis muito importantes ao decorrer dos jogos. 

Ulreich substituiu o melhor goleiro do mundo e foi fundamental na classificação do Bayern na Copa da Alemanha, defendendo diversos pênaltis e sendo muito decisivo. Sven evoluiu ainda mais no comando de Heynckes.

Aos 35 anos, e correndo como um garoto, Franck Ribéry fez o que quis contra todos, deixando diversos garotos de 20 anos para trás, o ponta francês fez uma temporada excelente e se destacou muito pelos dribles e lances diferenciados.

James Rodríguez foi um dos principais jogadores da temporada também, fez ótimas partidas, belos gols e assistências maravilhosas. O colombiano foi a contratação da temporada para o Bayern de Munique em meio a outras: Süle, Rudy e Sandro Wagner.

Lewandowksi mais uma vez foi o goleador do Bayern, mas isso não foi o suficiente para deixar o atacante polonês como o principal jogador dos bávaros na temporada.

Quem merece este título é o jovem lateral-direito Joshua Kimmich. O líder em assistências e ainda muito eficiente no ataque, o alemão foi o melhor jogador do Bayern na temporada. Vale lembrar que Kimmich também foi autor de dois gols do Gigante da Baviera contra o Real Madrid.

Foto: Reprodução/FCBayern

Pontos positivos

A velocidade do Bayern de Heynckes foi um dos pontos positivos na temporada, pelas duas pontas como muita velocidade de Ribéry, Arjen Robben e Coman. O time ficou mais flexível com James e a volta de Thiago Alcântara também.

Ulreich amadureceu muito, no começo da temporada, o goleiro cometeu diversas falhas, mas superou todos seus erros e se tornou quase o Manuel Neuer. Foram diversas defesas incríveis e espetaculares, o que fez Ulreich ganhar a confiança dos torcedores e do elenco inteiro do Bayern de Munique.

O Bayern voltou a ser o time que faz muitos gols. Os bávaros golearam times como Borussia Dortmund (6 a 1 ) e Bayer Leverkusen (6 a 2). O Bayern nem se quer deu conta dos seus adversários e fez uma Bundesliga excelente. 

Pontos negativos

O ponto negativo principal do Bayern nesta temporada foram as lesões. Jogadores como: Neuer, Robben, Vidal, Alaba, Boateng e Coman se machucaram quando o time mais precisou deles. E isso deixou um buraco no elenco, deixando Jupp Heynckes com poucas opções de mudanças.

Outro ponto muito importante também a ser falado foi Robert Lewandowski. Quando o Bayern precisou mais dele, contra o Real Madrid, o artilheiro simplesmente não conseguiu fazer nada, perdendo diversas oportunidades contra o time espanhol e deixando muito a desejar.

O que esperar na próxima temporada

A próxima temporada no Bayern de Munique será de grandes mudanças, os bávaros irão contar com um novo treinador e ex-jogador, Niko Kovac. Kovac terá um time totalmente rejuvenecido, com Coman, Gnabry, Goretzka, Süle e Tolisso, o Bayern virá com muitos jovens para disputar a Bundesliga, Copa da Alemanha e Champions League.

Mesmo renovando com as lendas Robben e Ribéry, os jogadores terão de compartilhar mais um pouco o banco de reservas com as novas contratações. Falando em novos jogadores, o Bayern precisa ir ao mercado e tirar um pouco o dinheiro do bolso. O time de Munique está precisando mais opções no ataque e no meio-campo, para enfim tirar o fantasma que assusta o elenco por anos e anos: as lesões.

O Bayern terá uma cara totalmente diferente, não só pelo novo técnico, mas também pelos garotos que aparecerão mais em campo. Os jogadores que podem se destacar muito na temporada 2018/2019 são: James Rodríguez, Süle, Tolisso e Coman.

Agora nos resta esperar a próxima temporada começar e ver o novo Bayern de Munique.

Foto: Reprodução/DFB-Pokal





Postar um comentário

0 Comentários