Pesquisar

FFC Frankfurt e Turbine Potsdam: A maior rivalidade do futebol feminino na Alemanha

Foto: Divulgação/MAZ Online
Revierderby e o Der Klassiker, são algumas das principais rivalidades envolvendo o futebol masculino na Alemanha. No primeiro, o confronto entre duas equipes da região do Vale do Ruhr, no caso Schalke 04 e Borussia Dortmund, enquanto no outro citado, o mesmo Borussia Dortmund mede forças diante do Bayern de Munique, inclusive já tendo protagonizado uma final de Uefa Champions League.


Porém, nem BVB, muito menos Schalke 04 possuem equipes de futebol feminino e a tradição do Bayern de Munique na modalidade é de certa forma recente. Assim, podemos afirmar com certeza que o Der Klassiker do futebol feminino alemão coloca a frente duas equipes que não possuem departamento masculino e que são as mais tradicionais no país: o FFC Frankfurt e o Turbine Potsdam. 

O FFC Frankfurt, fundado em 1998, logo se consolidou como a principal força da modalidade na Alemanha. Com forte investimento, a equipe logo conquistou a Frauen Bundesliga na temporada 1998/99 e desde então, já conquistou por outras seis vezes o título nacional, além de ter ganhado nove vezes a DFB Pokal der Frauen e por quatro ocasiões conquistou o título da Uefa Women's Champions League, sendo o maior vencedor da competição ao lado do Lyon. 

Já a equipe do Turbine Potsdam, criada em 1971, ainda na antiga Alemanha Oriental, se consolidou como a principal equipe do país, sob o comando de Bernd Schröder. Após a unificação da Alemanha, demorou a se consolidar como uma equipe de ponta devido à problemas econômicos e só na temporada 2003/04, conquistou um título nacional. No total, as Torbienens já conquistaram seis títulos nacionais e duas edições da UWCL. 

A rivalidade se desenvolveu entre as duas equipes no início dos anos 2000, quando o clube da antiga Alemanha Oriental começou a ascender na Frauen Bundesliga. Essa rivalidade chegou à inúmeras partidas marcantes, como a decisão da Champions da temporada 2005/06, conquistada pelo Frankfurt. Vale lembrar que o Potsdam chegou a decisão como o campeão da última edição do torneio e fora derrotado pelo placar de 7 a 2 no agregado (naquela época, a final era jogada em duas partidas, diferentemente do jogo único em campo neutro). 

Foto: Andreas Rentz/Getty Images
Além da rivalidade esportiva e política, os dois clubes têm diferentes filosofias de formação de equipes. Enquanto o Frankfurt, de uma forma "capitalista" ocidental, prefere comprar jogadores locais e estrangeiros, já o Potsdam, na tradição socialista oriental, se concentra no desenvolvimento de jovens jogadoras dentro de suas próprias categorias de base, algo que tem mudado com os últimos anos. 

Com a ascensão dos departamentos femininos do Wolfsburg e Bayern, novos concorrentes chegaram ao local e se consolidaram como as principais equipes do cenário do futebol feminino alemão, fazendo com que Frankfurt e Potsdam, perdessem um pouco da força que tinham nos últimos anos. 

O Der Klassiker do Feminino ocorrerá nesse domingo (22), na casa do Frankfurt. quinto colocado na Frauen Bundesliga e que está a cinco pontos do rival Potsdam. Na partida do primeiro turno, empate por 1 a 1. O Wolfsburg lidera a FBL com 40 pontos, três a mais que o rival Bayern de Munique e uma partida a menos. 

Postar um comentário

0 Comentários