Pesquisar

Um destaque por equipe no primeiro turno

Após 16 rodadas, confira o principal destaque de cada equipe da Bundesliga

Clubes participantes da Bundesliga 23/24 - Reprodução: Bundesliga

A pausa de inverno chegou e os jogos da primeira divisão alemã voltarão a acontecer apenas na segunda semana de janeiro. Restando apenas uma rodada para o final do primeiro turno, quais jogadores foram os destaques de cada uma das 18 equipes da Bundesliga? Confira abaixo nossas sugestões, pela ordem da tabela de classificação.

1. Bayer Leverkusen

Destaques não faltam ao Bayer Leverkusen: a campanha praticamente irretocável do esquadrão treinado por Xabi Alonso conta com jogadores brilhando em todos os setores do campo, da defesa (Hradecky, Kossounou) ao ataque (Boniface). Escolher apenas um jogador é algo injusto, mas o destaque fica com Florian Wirtz (20), uma das grandes joias do futebol alemão. Flo, como é conhecido por seus companheiros, tem atuado em grande nível, sendo peça fundamental na progressão, na criação e também na finalização de jogadas da melhor equipe da Alemanha. Até o presente momento, Wirtz registra cinco gols e sete assistências na Bundesliga, além de uma coleção de dribles fascinantes.

Wirtz destaca-se na progressão e criação de chances

2. FC Bayern

O investimento altíssimo do FC Bayern na contratação de Harry Kane (30) vem rendendo frutos já no começo da temporada. O atacante inglês chegou à Alemanha quebrando recorde atrás de recorde e lidera a tabela de artilharia com certa folga: ele marcou 21 (!!) gols nas 15 partidas em que disputou, incluindo um hat-trick no clássico contra o Borussia Dortmund. Não sabemos se ele vai manter esse ritmo, mas tal frequência seria suficiente para Kane superar os 41 gols de Lewandowski na temporada 20/21. Além de sua faceta artilheira, o capitão da Inglaterra também tem se destacado pela sinergia com Leroy Sané, outro grande destaque da temporada do FC Bayern. Não seria exagero dizer que o atacante é hoje um dos melhores jogadores do mundo.

Harry Kane comemorando um de seus gols pelo FCB - Foto: Joern Pollex/Getty Images

3. VfB Stuttgart

Assim como no Bayer Leverkusen, destaques não faltam ao VfB Stuttgart. Entretanto, é impossível deixar de citar Serhou Guirassy (27), atacante que começou a temporada voando e esteve a frente de Harry Kane na artilharia até se lesionar e perder algumas rodadas. O atacante do VfB Stuttgart escreveu seu nome na história da Bundesliga ao marcar 14 gols nas primeiras oito rodadas da liga - ninguém fez mais gols do que ele nesse período de tempo. O desempenho de Guirassy tem sido tão extraordinário que vários rumores envolvendo sua transferência tem circulado e não se pode descartar uma mudança de clube ainda em janeiro.

Guirassy faz temporada espetacular - Foto: Thomas Kienzle/Getty Images

4. RB Leipzig

Carente de novas estrelas após as vendas de Gvardiol, Szoboszlai e Nkunku, além das lesões em sequência de Dani Olmo, o RB Leipzig fez uma grande contratação ao garantir o empréstimo de Xavi Simons (20). O jovem meia não sentiu em nada o salto de qualidade ao migrar da Holanda para a Alemanha e tem encantado os torcedores dos Touros pela maneira como atua, aliando capacidade técnica com produção ofensiva. Versátil, Simons já atuou por todo o ataque do RB Leipzig e soma 11 participações diretas em gols até o presente momento. O atacante Loïs Openda (23) tem passado despercebido em meio a tantos outros destaques ofensivos na Bundesliga, mas também faz um começo de temporada excelente, superando inclusive os números de seu companheiro de equipe.

Openda (esquerda) e Simons (direita) tem formado uma parceria de sucesso - Foto: Stuart Franklin/Getty Images

5. Borussia Dortmund

A temporada conturbada do Borussia Dortmund tem sido marcada por altos e baixos - o clube chegou à pausa de inverno em uma sequência de quatro tropeços seguidos na Bundesliga e o treinador Edin Terzic tem sido bastante contestado. Nomes como Donyell Malen e Julian Brandt são inconstantes e o setor defensivo sofre bastante, não importando qual seja o adversário. Diante desse cenário, o único ponto de constância no elenco aurinegro é novamente o goleiro Gregor Kobel (26), que tem salvado o BVB rodada após rodada com suas grandes defesas: se a situação do clube não está ainda pior na temporada, parte disso se deve ao arqueiro suíço, que enfrenta uma média de 5.23 finalizações em sua meta por partida.

Kobel tem tido muito trabalho na temporada - Foto: Thomas Kienzle/Getty Images

6. Eintracht Frankfurt

Contratado em fim de contrato junto ao VfL Wolfsburg, Omar Marmoush (24) vive a melhor temporada de sua carreira. Atacante de muita mobilidade e com gosto pelo drible, ele herdou a missão ingrata de substituir Kolo Muani, vendido nos últimos instantes da janela, e não tem decepcionado. Apesar da campanha irregular das Águias, Marmoush já marcou sete vezes na Bundesliga e tem se notabilizado pelo bom rendimento em grandes jogos. A contratação de um novo atacante na janela de janeiro pode impactar seu rendimento, mas até então os números do egípcio são bem similares aos de Kolo Muani na temporada passada.

O início de Marmoush tem números semelhantes ao de Kolo Muani na temporada passada

7. TSG Hoffenheim

As primeiras partidas do TSG Hoffenheim na temporada revelaram um atacante bem interessante para o futebol alemão: aos 21 anos, Maximilian Beier retornou ao clube após duas temporadas emprestado ao Hannover 96 e tem jogado tão bem que conquistou uma renovação de contrato em outubro. O atacante é um jogador bastante móvel e gosta de atacar a área a partir do flanco esquerdo, seja em movimentações sem bola ou em conduções com dribles. Autor de seis gols na Bundesliga, é um dos nomes que tem estado no radar de Julian Nageslmann para futuras convocações e já despertou o interesse de diversas equipes da Inglaterra.

Maximilian Beier - Foto: Markus Gilliar/Getty Images

8. Freiburg

Ano após ano, Vincenzo Grifo (30) segue produzindo gols a serviço do SC Freiburg. Desde 2019 no clube de maneira ininterrupta, o extremo italiano caminha a passos largos para fazer mais uma temporada superando a marca de 15 participações diretas em gols (nos últimos três anos foram 19, 16 e 20): após 14 rodadas, Grifo já registra três gols e cinco assistências. Além dele, uma boa novidade é Merlin Röhl (21), meio-campista que já atuou como volante ou como um meia mais avançado, contribuindo principalmente com conduções de bola e ataque à area - foi dessa maneira que marcou um lindo gol contra o RB Leipzig. 

Capitão do SCF, Grifo faz temporada discreta, mas produtiva - Foto: Matthias Hangst/Getty Images

9. FC Heidenheim

A temporada do estreante FC Heidenheim tem estado acima das expectativas e o clube ocupa atualmente uma posição no meio da tabela, 10 pontos (!!) distantes da zona de rebaixamento. Dentre os motivos para tal, está o rendimento de Jan-Niklas Beste (24): o extremo alemão produziu diretamente 12 gols para sua equipe e destaca-se principalmente pela eficiência na cobrança de bolas paradas. Hoje, Beste é sem dúvidas um dos jogadores mais decisivos do mundo nesse tipo de situação: seis (50%) de suas participações diretas em gols vieram dessa forma.

Beste lidera em passes efetivos a partir de bola parada

10. VfL Wolfsburg

Os Lobos contam o bom rendimento de Jonas Wind (24) para sonhar com objetivos maiores na Bundesliga. Apesar dos resultados recentes ruins do VfL Wolfsburg, o atacante da Dinamarca segue se destacando e foi peça chave nas duas últimas vitórias do clube. Além de ser uma opção confiável em duelos aéreos e no pivô, Wind cresceu de rendimento na atual temporada e tem performado acima das expectativas ao finalizar: o atacante marcou nove gols na Bundesliga, tendo registrado apenas 6.3 expected goals.

Wind figura no top 10 em eficiência ao finalizar

11. FC Augsburg

Ermedin Demirovic, aos 25 anos, nunca foi um atacante extremamente confiável - no entanto, sua temporada 23/24 pelo FC Augsburg tem dado sinais de que poderá ser a melhor de sua carreira. O atacante foi titular em todas as partidas do clube na Bundesliga e é um dos principais artilheiros da primeira divisão, com oito gols. O registro total de gols e assistências (13) do bósnio significa que ele já superou sua melhor temporada anterior pelo FC Augsburg, restando ainda mais de um turno para ser disputado. Além disso, impressiona a regularidade com que tem produzido gols: suas participações diretas se espalham por 10 jogos diferentes.

Demirovic vive grande fase - Foto: Sebastian Widmann/Getty Images

12. Borussia Mönchengladbach

Cria do clube, Rocco Reitz (21) está no Borussia Mönchengladbach desde os sete anos de idade e vive uma temporada de afirmação. O meia de 21 anos cavou uma vaga no time titular por meio de suas exibições e é atualmente peça importante na espinha dorsal montada por Gerardo Seaone. Intenso, Reitz não foge de um duelo defensivo e corre o tempo inteiro pelo campo para oferecer maior estabilidade defensiva à sua equipe. Recentemente, seu trabalho duro foi recompensado também no ataque, quando explorou espaços vazios para marcar sucessivas vezes e tornar-se o vice artilheiro dos Potros na atual edição da Bundesliga.

Comparação de Reitz com outros volantes da Bundesliga

13. Werder Bremen

Após um bom tempo atuando ao lado de Niklas Füllkrug, Marvin Ducksch (29) se viu separado de seu companheiro de ataque quando o artilheiro foi vendido ao Borussia Dortmund. Apesar disso, Ducksch manteve seu rendimento e segue comandando o setor ofensivo do Werder Bremen (seja ao lado de Borré, Kownacki, Njinmah ou Woltemade). Titular em 15 das 16 partidas da Bundesliga, Ducksch foi às redes sete vezes (sempre em partidas diferentes) e distribuiu cinco assistências. A boa fase no clube, inclusive, rendeu a ele uma primeira convocação para a Seleção Alemã, onde se reencontrou com Füllkrug.

Ducksch celebra um de seus gols na Bundesliga - Foto: Selim Sudheimer/Getty Images

14. VfL Bochum

As principais referências do VfL Bochum, assim como em outros anos, tem sido o meia Kevin Stöger (30) e o extremo Takuma Asano (29). Stöger é um dos melhores meias da Bundesliga em recuperações de bola, passes/conduções progressivas e criação de jogadas, enquanto o japonês tem sido uma fonte de gols importante para o clube. Asano deve perder alguns jogos por conta da Copa da Ásia, a ser disputada entre janeiro e fevereiro, então o VfL Bochum conta com as boas exibições de Stöger para manter-se na Bundesliga por mais um ano.

Stöger tem sido o destaque positivo do VfL Bochum

15. Union Berlin

A temporada do Union Berlin é tão ruim que torna-se difícil apontar um destaque. O que começou como um sonho, partindo de contratações badaladas e da ansiedade pela disputa da UEFA Champions League, tornou-se um pesadelo quando o clube da capital começou a perder sucessivamente e passou quase QUATRO meses sem vencer uma única partida, período que culminou no pedido de demissão do treinador Urs Fischer. Destaca-se Robin Gosens (29) pelos gols marcados ainda no começo, mas não há como dizer que alguém no elenco faz boa temporada.

Robin Gosens, em partida da Bundesliga - Foto: Maja Hitij/Getty Images

16. Mainz 05

Cria do clube e um dos destaques da equipe sub-19 campeã nacional na temporada passada, o jovem Brajan Gruda (19) é um dos poucos pontos positivos do Mainz em 2023/2024. Ele começou o ano partindo do banco e aos poucos conquistou seu posto na equipe titular, seja com Bo Svensson ou com o interino Jan Siewert. Extremo direito, Gruda destaca-se pela facilidade ao conduzir a bola por dentro, mudando de direção e velocidade com a bola controlada, tendendo a buscar o centro para finalizar ou servir um companheiro com seu pé esquerdo.

Brajan Gruda conduzindo a bola com seu pé esquerdo - Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

17. FC Köln

Dono do pior ataque da Bundesliga, o Köln poderia estar em situação ainda pior não fossem as exibições de Marvin Schwäbe (28) na meta. Trabalho não falta ao goleiro dos Bodes: o Köln é a segunda equipe que mais cede finalizações por partida e a primeira em média de grandes chances cedidas. 28 gols sofridos em 16 rodadas não é um bom registro, mas Schwäbe tem aparecido bem com grandes defesas em quase todas as partidas do clube. Considerando a relação entre gols cedidos e gols esperados pós chutes (PSxG), ele tem sido o goleiro mais eficiente da Bundesliga.

Schwäbe não tem tido vida fácil na meta do FC Köln - Foto: Sebastian Widmann/Getty Images

18. SV Darmstadt

Lanterna da Bundesliga, o SV Darmstadt tem muito pouco a celebrar. Um aspecto positivo da temporada dos Lírios tem sido o desempenho de Tim Skarke (27): após passagem frustrada pelo Union Berlin, o alemão retornou ao clube pelo qual se destacou em primeiro lugar e tem aproveitado seu posicionamento mais avançado (em dupla de ataque) para marcar gols. Diante do Hoffenheim, na última partida de 2023, foram dois tentos anotados, o que levou seu total na Bundesliga para seis - os gols de Skarke ajudaram a garantir as duas únicas vitórias do clube na primeira divisão, além de dois empates.

Tim Skarke assumiu a responsabilidade no ataque do SVD - Foto: Alex Grimm/Getty Images

Postar um comentário

0 Comentários