Pesquisar

Manuel Neuer e Marco Reus, os capitães do Der Klassiker

Companheiros na seleção alemã, mas adversários na disputa entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund, entenda a história por trás dos líderes dos protagonistas alemães

Foto: Lukas Schulze/Bundesliga/DFL 

Por: Guilherme Damaceno


Um goleiro que revolucionou a posição contra o goleador cuja fidelidade é amplamente aclamada pela torcida. Está é a história dos duelos entre Manuel Neuer e Marco Reus, dois experientes capitães que se enfrentaram em 30 oportunidades, sendo 23 delas pelo Der Klassiker.

Neuer é considerado por muitos, o goleiro que revolucionou a posição, trazendo novas habilidades e uma frieza inigualável quando o assunto é atuar com a bola nos pés. Mesmo sozinho debaixo das traves, o capitão bávaro impõe respeito em qualquer que seja seu adversário e toda essa combinação fez com que ele se tornasse o capitão do Bayern de Munique após a aposentadoria de Phillip Lahm, em 2017.

Do outro lado, Reus tem sido uma figura de identificação para os fãs do Borussia Dortmund devido a sua fidelidade ao clube. O atacante chegou à Vestfália, em 2012, vindo do Borussia Mönchengladbach, e, desde então, se tornou peça fundamental no elenco aurinegro. Assim, para a temporada 2018/19, Marco Reus fora nomeado capitão da equipe e as grandes atuações naquele ano resultariam no prêmio de Jogador do Ano da Alemanha.

A coincidência é que ambos assumiram a braçadeira de capitão de suas respectivas equipes na mesma temporada. No primeiro Der Klassiker que lideraram, o Borussia Dortmund saiu com a vitória após uma grande atuação de Marco Reus. Na ocasião, Reus marcou duas vezes, Lewandowski havia colocado o Bayern a frente do placar, também, em duas oportunidades, mas Paco Alcacer fez o 3 a 2 e garantiu o triunfo em pleno Signal Iduna Park.

Esta, porém, fora apenas a segunda vitória de Marco Reus em 14 aparições no Der Klassiker. E, a vitória mais recente do Borussia Dortmund perante o rival Bayern de Munique.

 Reus também fora importante no triunfo por 3 a 0, em abril de 2014, ao conceder a assistência a Mkhitaryan e marcar o segundo gol da partida, vencendo o Gigante da Baviera, em Munique. Esta foi a última vez que os aurinegros conquistaram os três pontos na Allianz Arena.

Estes resultados evidenciam o quão crucial Reus é para o Borussia Dortmund em partidas contra o Bayern de Munique. O clube venceu apenas um Der Klassiker na Bundesliga sem o atacante, desde que ele fez sua estreia.

O jogador aurinegro marcou cinco gols contra o Gigante da Baviera ao longo de suas aparições no clássico. Apenas Lothar Emmerich, com oito, e Manfred Burgsmüller, com sete, marcaram em mais oportunidades.

Nenhum outro jogador marcou mais gols em Manuel Neuer que Marco Reus. O atacante soma oito tentos, três deles do período que esteve no Borussia Mönchengladbach e Neuer, ainda, no Schalke 04.

Neuer também tem sido uma pedra no sapato do Borussia Dortmund. Ele tem 23 vitórias em 39 aparições contra o rival, somando o período em que defendeu as cores do Schalke. Do contrário, no Bayern, Neuer venceu 18 dos 30 jogos que atuou. O arqueiro não sofreu gols em seis partidas e concedeu apenas 18 tentos.

Com uma média baixa de gols sofridos, o capitão operou milagres para mantê-la assim. Um exemplo recente fora em 2020, na final da Supercopa da Alemanha, quando Erling Haaland foi barrado por Neuer em uma chance clara de gol.

Após a partida, Haaland comentou sobre a chance salva pelo arqueiro.

A maioria dos goleiros não teriam pegado, mas Manuel Neuer sim. Ele se manteve de pé, noventa e sete porcento dos goleiros caem e eu marco.”

Neuer comanda uma era vitoriosa do clube, com o sexteto conquistado em 2020 e, agora, a possibilidade de vencer a décima Bundesliga consecutiva já no duelo contra os aurinegros no sábado (23).

O goleiro ultrapassou o lendário Oliver Kahn nos recordes de maior quantidade de vitórias na liga e mais clean sheets mantidos.

Neste sábado (23), às 13h30, os capitães irão se encontrar novamente para a disputa da 31ª rodada da Bundesliga. A partida pode definir se o Bayern de Munique levará, ou não, a salva de prata para casa, os aurinegros buscam adiar o título a qualquer custo.

 

 


Postar um comentário

0 Comentários