Pesquisar

Eintracht Frankfurt vence o Barcelona em pleno Camp Nou e avança às semifinais da Europa League

Com direito a invasão da torcida nas ruas da Catalunha, os Die Adler derrotaram os donos da casa e garantiram a vaga na próxima fase

Eric Alonso/ Getty Images

Por: Guilherme Damaceno

Nesta quinta-feira (14), Barcelona e Eintracht Frankfurt se enfrentaram pela segunda partida das quartas de final da Europa League, no Camp Nou. Na ida, não houve vantagem para nenhum dos lados, terminando empatado por 1 a 1, com gols de Knauff e Ferran Torres.

Do contrário, a partida de volta no estádio do Barcelona fora ainda mais eletrizante. Iniciando, antes mesmo, do soar do apito inicial. O espetáculo foi tomando forma com o desembarque da torcida nas ruas da cidade, com bandeiras, faixas, camisas e muita cantoria, mais de 30 mil torcedores caminharam nos bairros de Barcelona.

Contudo, no estádio, apenas 5% dos fãs estavam permitidos, ou seja, o total de cinco mil torcedores. O número “pequeno” não fora um empecilho para a festa realizada nas arquibancadas durante os 90 minutos, o ecoar dos alemães emudeceu os espanhóis que, atônitos, presenciaram uma tremenda atuação do Eintracht Frankfurt.

A partida mal havia começado e, aos dois minutos, Lindström foi puxado na área e sofreu pênalti. Com tamanha frieza, Filipe Kóstic cobrou a penalidade no canto direito do goleiro Ter Stegen e colocou as águias na frente do placar.

A pressão seguiu, enquanto o Eintracht Frankfurt precisava de um gol para ter tranquilidade, o Barcelona buscava o tento que o recolocaria no jogo. Com a ofensividade tentada pelas equipes os espaços surgiram para finalizações, que obrigaram as defesas a trabalhar. Tanto Kevin Trapp como o arqueiro do Barcelona bloquearam chutes com endereço na primeira etapa.

Ter Stegen, no entanto, fora incapaz de tomar qualquer reação ao chute de Rafael Borré, aos 36 minutos. O colombiano partia em velocidade para o ataque, ainda sem a bola, quando a recebeu de Kóstic. Com a bola nos pés, Borré se vira marcado pelos defensores blaugranas e não tardou para tomar a decisão, cortou para a direita e acertou um golaço no ângulo superior esquerdo do gol adversário.

No momento da comemoração, Borré apontou para o número 19 presente no calção, em homenagem à Freddy Rincón, ídolo colombiano que utilizava o mesmo número quando defendia a seleção da Colômbia. Rincón faleceu na madrugada desta quinta feira em razão de complicações causadas por um acidente de trânsito.

Na segunda etapa, Ter Stegen fora obrigado a trabalhar ainda nos minutos iniciais após chute de Lindström. As águias não cessaram o ataque, pressionando e aproveitando as lacunas deixadas pela defesa dos donos da casa.

Aos 66 minutos, os visitantes aproveitaram o espaço deixado na cobrança de lateral. Kamada recebeu e percebeu Kóstic livre na ponta esquerda, o sérvio invadiu a área e finalizou sem chances para o goleiro.

O Barcelona ainda buscou uma possível reação. Aos 83 minutos, em cobrança de falta, Memphis Depay levantou a bola na área que, na confusão sobrou nos pés de Sergio Busquets, livre, que marcou, mas estava em condição irregular e fora anulado pelo VAR.

Com pressa, os donos da casa se lançaram ao ataque buscando o gol a todo custo. A arbitragem concedeu nove minutos de acréscimo em função das interrupções da partida.

Neste tempo, o Barcelona conseguiu diminuir com gol de Busquets aos 91 minutos e Memphis Depay, de penâlti, no último lance do jogo. Sem tempo para mais nada, o agregado terminou em 4 a 3, com classificação das águias e festa da torcida visitante.

Ao fim do confronto, os torcedores alemães permaneceram no estádio para festejar com os jogadores. Em um momento marcante na história do clube, que chega pela segunda vez em quatro anos na semifinal da Europa League, juntamente com o compatriota RB Leipzig, que bateu a Atalanta em Bérgamo.

 

 

O resultado leva o Eintracht Frankfurt para a Inglaterra, onde enfrentará o West Ham, que venceu o Lyon, por 3 a 0, na França. Do outro lado do chaveamento está o RB Leipzig que terá o Rangers no caminho. O clube escocês permaneceu de pé durante 120 minutos em um duro confronto contra o Braga e, selou a classificação na prorrogação.

O chaveamento pode colocar dois alemães frente a frente na final, caso avancem. Apenas uma vez na história ocorreu tal feito, e fora, justamente, no título conquistado pelas águias na temporada 1979/80 frente ao Borussia Mönchengladbach.

As partidas já têm datas definidas. O confronto da ida será no dia 28 de abril, enquanto a volta está marcada para o dia 5 de maio.

Postar um comentário

0 Comentários