Pesquisar

Analisando possíveis substitutos para Lewandowski

 Utilizando estatísticas para encontrar novos reforços

    O futuro de Robert Lewandowski tem sido bastante discutido recentemente: dividido entre a renovação com o Bayern e uma saída para outra liga, ainda não se sabe se ele permanecerá no clube bávaro para as próximas temporadas. O atacante polonês tem contrato até o meio de 2023 e, prestes a completar 34 anos, busca um contrato lucrativo. Caso Lewandowski não fique no clube, a direção do Bayern precisará buscar uma reposição no mercado.

    Substituir Lewandowski, no entanto, não será tarefa fácil. O atacante tem sido uma garantia de gols desde que chegou a Bundesliga e até mesmo bateu o incrível recorde de Gerd Müller na temporada passada, ao marcar 41 gols em uma única edição da liga. Além disso, ele disputou a maioria das partidas em todas as temporadas, sendo 2020/2021 a primeira vez em que fez menos de 30 (atuou em 29) jogos na liga alemã. Trata-se, portanto, de um jogador confiável do ponto de vista físico também.

Gols marcados por temporada

    Na atual temporada, ele segue muito bem e tem alguns dos melhores números da Europa em várias métricas, como podemos observar na imagem abaixo (quanto mais próximo de 100, melhor). O grande volume ofensivo gerado pelo Bayern ajuda a explicar parte do desempenho de Lewandowski, mas é inegável que seu rendimento vai além disso, como visto em sua eficácia ao finalizar.

Desempenho de Lewa, comparado ao outros atacantes das 5 principais ligas da Europa

    Antes de filtrar a lista com todos os atacantes da 5 principais ligas da Europa (por uma limitação nos dados, não será possível buscar jogadores de outros países, como Holanda e Portugal), as seguintes estatísticas foram selecionadas: % chutes ao alvo, % duelos aéreos vencidos e a eficiência ao finalizar, excluindo cobranças de pênalti (número de gols marcados - expected goals).

Estatísticas de Lewandowski na Bundesliga 21/22

    Considerando que será quase impossível encontrar alguém superior a ele, os parâmetros foram reduzidos para gerar uma lista maior antes de comparar. Além disso, só foram considerados jogadores que atuaram em pelo menos 14 partidas (aproximadamente metade da temporada) em suas respectivas ligas. Diante de todos os atacantes avaliados, 26 atendiam aos requisitos selecionados (ao menos 35% em chutes ao alvo e duelos aéreos vencidos, eficiência acima de 0). O ideal ao Bayern seria a contratação de alguém para ser a referência do clube por um bom tempo, então optei por excluir jogadores acima de 27 anos. Por fim, removi nomes que fecharam transferências recentemente (Kolo Muani e Vlahovic) e que nem sempre atuam como centroavantes.

Lista prévia de jogadores

    Selecionados os nomes da lista final, é hora de comparar os números de cada um deles.

Lista final

    O nome mais chamativo talvez seja Haaland: ainda muito jovem, o norueguês se destacou por marcar uma grande quantidade de gols e rapidamente se tornou um dos jogadores mais cobiçados do mercado. Sua contratação envolveria um investimento muito acima do normal, no entanto, coisa que o Bayern não parece disposto a fazer - para piorar, Real Madrid e Manchester City tem sido constantemente vinculados a ele. Além disso, Haaland tem sofrido com problemas físicos nessa temporada e ainda não se sabe se será algo recorrente em sua carreira, mas é um ponto de preocupação.

    Dois jogadores da Ligue 1 aparecem na lista: Mohamed Bayo (Clermont) e Jérémy Le Douaron (Brest). Bayo marcou 22 gols e deu 7 assistências na campanha de acesso do Clermont e faz agora sua primeira temporada em uma liga da elite europeia: seria uma aposta válida, mas arriscada. Douaron, apesar dos bons números, ainda não conseguiu se estabelecer como titular no Brest e marcou poucos gols em sua carreira. Rafa Mir, do Sevilla, também não é uma garantia, pois foi titular em apenas 57% dos jogos do clube espanhol na La Liga. 

    Scamacca é uma alternativa interessante. O italiano de 23 anos tem sido eficiente ao finalizar e sua estatura (1,95m) ajuda a competir pelo alto. Após se destacar em várias competições de base, ele finalmente tem se firmado no futebol profissional, com uma boa passagem pelo Genoa (8 gols e 2 assistências na temporada passada) e bons momentos agora pelo Sassuolo. Assim como outros nomes, no entanto, ele também ainda não se firmou como titular do seu clube. Beto, da Udinese, tem se destacado nessa temporada e pode dar um salto maior, mas ele apresenta alguns dos piores números da lista, então também será descartado.

Reprodução: Mattia Ozbot/Getty Images

    Sobram duas opções: Lautaro Martínez e Patrik Schick. A favor do argentino, pesam as 4 temporadas em uma grande equipe do futebol europeu (Internazionale) e sua capacidade de se associar com os companheiros de ataque. Lautaro tem se habituado a jogar em uma dupla de ataque e também poderia oferecer uma alternativa tática a mais para Nagelsmann - no entanto, apesar do bom número de gols marcados, ele nunca foi dos finalizadores mais eficientes. 

Eficiência de Lautaro na Internazionale

    Schick, por outro lado, faz sua terceira temporada na Bundesliga, sendo esta a segunda em que excede seu número de gols esperados (xG) por uma boa margem (+4 em 19/20 e +6 até então em 21/22). Considerando a passagem dele pela Roma, onde não foi bem, sua média ao longo das últimas 5 temporadas ainda estaria positiva. O tcheco também não é reconhecido como um goleador nato (atingiu 20 gols na liga pela primeira vez esse ano), mas tem sido mais eficiente ao finalizar - atingir o alvo em 50.7% das vezes é algo superior até mesmo a Lewandowski. Tudo isso pode ser um indicativo de que, ao receber mais chances (como é provável que aconteça no Bayern), sua produção ofensiva também melhore.

    Aos 26 anos de idade, Schick vive o auge de sua carreira e também já se provou em outro cenário, ao ser artilheiro da última Eurocopa pela República Tcheca. A necessidade imediata de adaptação a liga é outro ponto importante a ser ter em conta: por todos esses motivos, ele seria minha opção para o Bayern.

    Finalizando, é sempre bom lembrar que uma análise completa de um jogador não deve ficar apenas nos números - por si só, eles não servem como uma forma de avaliação geral, mas como uma ferramenta de auxílio. Observar partidas e fatores externos ao jogo continuam sendo parte fundamental do processo de contratação de jogadores, mas a análise dos números é um exercício interessante de se fazer.

Postar um comentário

0 Comentários