Pesquisar

A Bundesliga e seus bons zagueiros construtores

Assim como a maioria das posições no futebol, os zagueiros sofreram transformações ao longo do tempo. Atualmente exige-se cada vez mais habilidade com os pés

Imagem
Dayot Upamecano, um dos melhores zagueiros construtores que atuam no futebol alemão. (Foto/Reprodução: RB Leipzig)
Por zagueiro entende-se aquele jogador que tem como missão limitar a ação dos atacantes adversários. No entanto, com a evolução do esporte ele tem sido formado com estímulos maiores a saírem jogando com os pés. No momento atual da Bundesliga e do futebol, os zagueiros são os atletas que iniciam a maioria das jogadas. Seja abrindo para a entrada dos volantes, laterais, ou até mesmo mais um companheiro de zaga, para a realização da saída Lavolpiana, seja para dar 2 opções para o goleiro sair jogando curto, mas também em conduções e consecutivamente realizar bolas longas.

Imagem
Uwe Hunemeier, zagueiro de 34 anos líder em lançamentos precisos das equipes que jogam mais em transição/jogo direto, com 75% de lançamentos precisos. Imagem: Twitter Oficial do SC Paderborn 07
Dentro dos modelos de jogo das equipes, eles tem sua diversidade e sua características. Em equipes mais de jogo direto ou de transição, as bolas longas é o modo em que é notório a importância dos zagueiros. Bons exemplos são Kaan Ayhan do Fortuna Düsseldorf, Dedryck Boyata do Hertha Berlin e Uwe Hunemeier, do Paderborn.

Mats Hummels - Player profile 19/20 | Transfermarkt
Mats Hummels, um dos melhores lançadores da Bundesliga nessa temporada. Com o 7º melhor aproveitamento no quesito. O 2º colocado sem incluirmos os defensores do Bayern. Equipe que domina o quesito. Imagem: Reprodução/Transfermarkt
Em equipes mais propositivas, como Bayern de Munique, Leipzig e Bayer Leverkusen tem a missão que com uma bola longa, direcione o corredor e encontre o companheiro bem aberto na linha lateral. Como também eliminar uma pressão, trocando a bola de corredor ou com um passe de ruptura. Exemplos: Dayot Upamecano (Leipzig), David Alaba (Bayern), Sven Bender (Bayer Leverkusen) e Mats Hummels (Borussia Dortmund).

A atração e a altura em que os centrais jogam hoje são outros quesitos que sustentam a evolução na posição. Atração se concretizando com conduções levando a equipe a frente, mas também numa saída curta, chamando a atenção de um adversário. De certa forma privilegiando companheiros que estão se colocando como opção de passe nas costas dos marcadores. Já a altura, faz referencia a compactação da equipe em campo rival, sendo importante para a manutenção da circulação de bola, como também fuga de pressões.

*Saída Lavolpiana: Conceito desenvolvido por Ricardo La Volpe, técnico de futebol com diversas passagens pelo futebol mexicano. Onde um jogador se coloca entre os zagueiros buscando realizar uma saída de bola mais "limpa" e curta pelo chão gerando superioridade numérica por trás da marcação adversária.

Freiburg e a saída lavolpiana. Edição e Imagem: Guilherme Monteiro/ FullMatchSports

Postar um comentário

0 Comentários