Jogadores alemães em destaque pelo mundo
Passando por terras gregas e chegando ao outro lado do mundo, nos Estados Unidos, não faltaram alemães em evidência no mês de setembro. Veja os principais nomes na lista abaixo!
Áustria
Contratado junto ao Borussia Dortmund ainda na temporada passada, o defensor Hendry Blank (20) ganhou a confiança do novo treinador do RB Salzburg, Pep Ljinders, e tem sido um titular constante na equipe austríaca. Canhoto, Blank tem alternado partidas entre o centro da defesa e a lateral esquerda e, além de contribuir ativamente para a construção de jogadas, viu sua equipe sofrer gols em apenas uma das quatro partidas de setembro (a derrota por 3-0 contra o Sparta Praga, pela UEFA Champions League). Ele é um dos candidatos ao prêmio de destaque do mês de setembro, em votação promovida pelo próprio clube.
Destaque no mês passado, o atacante Ben Bobzien (21) é um nome que volta a aparecer por aqui, apesar de ter disputado apenas dois jogos em setembro (um dos confrontos do Austria Klagenfurt pela Bundesliga acabou adiado). O jovem goleador marcou duas vezes no empate por 2-2 contra o Hartberg, resgatando um ponto para sua equipe, que terminou a partida com um jogador a menos — esses dois gols levam seu total na temporada para sete (nove jogos disputados). Dono de um histórico bastante positivo nas categorias de base do Mainz 05, Bobzien tem finalmente demonstrado sua capacidade para fazer gols no futebol profissional.
Escócia
A passagem de Nicolas Kühn no Celtic decolou de vez: o extremo canhoto (atua a pé trocado, no corredor direito) tornou-se peça fundamental na equipe escocesa e tem apresentado números que justifiquem essa condição: além de assistências contra o Slovan Bratislava (uma, na UEFA Champions League) e St. Johnstone (duas, na liga nacional da Escócia), o alemão fez um jogo espetacular pela Copa da Escócia, quando marcou duas vezes e deu passes para outros dois gols contra o Falkirk. Somando todas as competições, Kühn já tem cinco gols e oito assistências na temporada! O próximo desafio do Celtic, aliás, é uma partida contra o Borussia Dortmund, válido pela segunda rodada da UCL — vale a pena acompanhar seu rendimento contra um adversário de maior nível.
Espanha
Em solo espanhol, as notícias não são boas: o goleiro Marc-André ter Stegen (32) sofreu uma grave lesão no joelho e não deve atuar mais na temporada. O golpe vem justamente quando o jogador assumiu a meta da Seleção Alemã como titular e teria uma sequência para provar que pode suceder Manuel Neuer. A lesão do goleiro é um baque duro para o treinador do Barcelona, Hansi Flick, que após grande início de temporada (cinco vitórias seguidas) perdeu pela primeira vez quando foi derrotado pelo AS Monaco (3-1, jogo válido pela UEFA Champions League) e voltou a sofrer no último final de semana (derrota por 4-2 para o Osasuna). Apesar do tropeço mais recente, a equipe de Flick mantém uma vantagem de três pontos para o Real Madrid e segue na liderança da LaLiga.
Estados Unidos
Presença constante na lista de melhores jogadores da Major League Soccer, o meia Hany Mukhtar (e seu clube, o Nashville SC) vivem uma temporada um pouco mais discreta. Ainda assim, o meia de 29 anos segue produzindo gols com certa regularidade e deixou sua contribuição em três partidas seguidas neste mês, marcando contra o Atlanta United (2-0) e dando assistências diante de Chicago Fire (1-0) e FC Cincinnati (2-2).
O lateral esquerdo Kai Wagner (27) é outro jogador que se destacou por distribuir assistências para seus companheiros, realizando esse feito na goleada contra o New York City (5-1) e também no empate diante do Atlanta United (1-1). Além disso, Wagner é o segundo jogador que mais chances criou na temporada americana (99), estando bastante próximo do líder no quesito (Acosta, 101). O lateral chegou a ser especulado em algumas equipes do futebol alemão em janelas anteriores, como o SV Werder Bremen, mas por enquanto segue atuando nos Estados Unidos.
Revelado profissionalmente pelo FC Augsburg, Erik Thommy (30) surgiu como um meia promissor e, embora não tenha alcançado o nível que se esperava inicialmente, é ainda um jogador com as qualidades técnicas para marcar diferenças na liga norte-americana, por exemplo. Ao longo da temporada, em que disputou 25 jogos como titular, são sete gols marcados e 4 assistências distribuídas pelo alemão. Três desses gols vieram no mês de setembro.
A dupla Marcel Hartel (28) e Cedric Teuchert (27) segue causando estragos na Major League Soccer. Juntos, os dois combinaram para seis gols e três assistências neste mês, ajudando a tirar o St. Louis City da vice-lanterna da competição. O atacante, em especial, tem sido devastador e supera a marca de uma contribuição direta por partida disputada em seus sete primeiros jogos nos Estados Unidos.
Os dois marcaram na vitória por 2-1 contra o LA Galaxy, que contou com Marco Reus titular, por exemplo. Confira os gols no vídeo abaixo!
França
O jovem atacante Youssoufa Moukoko (19) também causou impacto imediato em seu novo clube (nesse caso, o OGC Nice). Logo em sua primeira partida como titular, 'Mouki' marcou dois gols contra o St. Etienné, mostrando suas credenciais goleadoras. Ele foi novamente titular contra a Real Sociedad (partida de UEFA Europa League) e depois iniciou no banco contra o Lens, passando em branco nas duas partidas.
Grécia
No futebol grego, o destaque fica por conta do extremo Makana Baku (irmão gêmeo de Ridle Baku, lateral direito do VfL Wolfsburg). Além do futebol alemão, o jogador de 26 anos acumulou passagens por Turquia e Polônia antes de chegar ao Atromitos Athen. Em seu terceiro mês pelo novo clube, Makana decidiu duas partidas: a vitória por 4-2 contra o PAS Lamia (gol e assistência) e, posteriormente, o 2-1 contra o Leviadiakos, pela Copa da Grécia (dois gols).
Holanda
O meio-campista Mario Engels (30) viveu um mês atípico, marcando gols em partidas consecutivas, em duas vitórias do Heracles por 2-1 — um desses gols foi marcado aos 87 minutos de jogo, garantindo três pontos. Até então, o histórico de Engels apontava 12 gols em 125 partidas da Eredivisie, a primeira divisão holandesa.
Lars Unnerstall (34), goleiro do FC Twente, marcou mais um mês sólido com uma bela exibição em Old Trafford, onde seu clube empatou por 1-1 com o Manchester United, em rodada de estreia da UEFA Europa League. Além disso, não foi batido em três dos quatro jogos da liga nacional... após a lesão grave sofrida por ter Stegen, Unnerstall pode ser um dos goleiros a serem acompanhados por Julian Nagelsmann para compor o grupo da Alemanha, caso o treinador opte por um nome mais experiente.
Itália
Após passagem pouco efetiva pelo FC Union Berlin, Robin Gosens (30) decidiu retornar à Itália e parece melhor ambientado. Atuando como um ala esquerdo com muita liberdade para atacar a área adversária, Gosens já marcou e deu assistências em suas primeiras partidas pela Fiorentina, destacando-se por ser uma das forças criativas da equipe (oito chances criadas em quatro jogos).
Turquia
O veterano Kerem Demirbay não teve um mês brilhante, mas apareceu positivamente no duelo do Galatasaray (sua equipe) contra o PAOK, pela UEFA Europa League: já nos instantes finais da partida, o meia serviu Mauro Icardi para não deixar dúvidas no resultado, selando o placar em 3-1 para os turcos. Aos 31 anos, Demirbay tem variado entre o posto de titular e o banco de reservas nesta temporada.
0 Comentários