Pesquisar

Frauen-Bundesliga alcança marcas inéditas de público

Com mais de 50 mil torcedores somados nos estádios, Campeonato Alemão Feminino supera recordes de público

Jogadoras do Werder Bremen agradecem aos mais de 20 mil presentes após a vitória ante o Colônia (Foto: Divulgação/Werder Bremen)

A quarta rodada da Frauen-Bundesliga prometeu e cumpriu. Com a pausa no futebol masculino para Data FIFA, pela primeira vez na história da competição, estádios como a Allianz Arena (Bayern de Munique) e Red Bull Arena (RB Leipzig) foram palcos de jogos. Além do Weserstadion (Werder Bremen), Schauinsland-Reisen-Arena (Duisburg) e o Max-Morlock-Stadion (Nuremberg), estes dois últimos já frequentes no torneio. Entre os mandantes da rodada, somente o Bayer Leverkusen não atuou em um grande estádio. Como de costume, as Leoas jogaram no Ulrich-Haberland-Stadion, que fica ao lado da BayArena, casa principal do clube.

Ao todo, 53.609 torcedores compareceram aos seis jogos disputados na quarta rodada do campeonato, marca jamais alcançada anteriormente. O recorde anterior havia sido estabelecido na 18ª rodada da temporada 2022/22, quando 43.687 torcedores marcaram presença nos confrontos - número impulsionado pelo embate entre Colônia e Eintracht Frankfurt no RheinEnergieStadion, em Colônia, que terminou em vitória da equipe visitante por 2 a 0 frente a 38.365 adeptos (maior público da história de um jogo da Frauen-Bundesliga). 


"Estamos satisfeitos que o interesse pela Frauen-Bundesliga esteja sendo sustentado e refletindo também nos estádios, com uma ótima resposta do público nesta temporada. Este é o resultado de um trabalho de longo prazo que começou a dar frutos antes mesmo do impulso gerado pela Eurocopa de 2022, graças ao trabalho e empenho de muitos funcionários da Federação Alemã de Futebol (DFB), dos clubes e Associações. O conceito de "Topspiel" (Jogo da Rodada), por exemplo, é um elemento central na nossa estratégia. Esta rodada e estes números ilustram de forma impressionante o caminho que estamos seguindo", declarou Sabine Mammitzsch, vice-presidente da DFB responsável pelo futebol feminino.

Werder Bremen torna-se primeiro clube alemão a ter dois jogos de Frauen-Bundesliga com público superior a 20 mil

Não foi só a Frauen-Bundesliga que superou recordes nesta rodada. Com a presença de 21.508 torcedores no Weserstadion, o Werder Bremen estabeleceu seu novo recorde pessoal de público na liga e, além disso, tornou-se o primeiro clube alemão a ter mais de um jogo com público superior a 20 mil na competição. Em campo, a equipe alviverde não decepcionou os presentes e venceu o Colônia por 3 a 0.


Na Allianz Arena, exatamente 19 mil espectadores assistiram ao empate por 0 a 0 entre Bayern de Munique e Eintracht Frankfurt, enquanto na Red Bull Arena o comparecimento foi de pouco mais de 10 mil - 10.269 - na polêmica vitória das Lobas do Wolfsburg sobre o RB Leipzig por 2 a 0. Pela primeira vez, também, pelo menos três jogos da Die Liga tiveram 10 mil ou mais fãs presentes. 

Nos demais jogos, a adesão foi baixa. No Max-Morlock-Stadion, a partida entre Nuremberg e o Hoffenheim teve apenas 1.336 espectadores, enquanto em Duisburg, no Revierderby entre MSV Duisburg e SGS Essen a adesão foi de 876 pessoas, já em Leverkusen no duelo entre Bayer e Freiburg, foram somente 620 visitantes.

Maior número de torcedores após quatro rodadas

Com os mais de 50 mil presentes no último fim de semana de disputa, a liga chegou a marca de 111.601 torcedores totais, representando um crescimento de 67% em comparação a temporada anterior no mesmo período. Ao fim da edição de 2022/23, o público total foi de 359.404, com uma média de 2.723 por jogo - atualmente, é de 4.650. Dada a evolução, a expectativa é de que estes números sejam superados em 2023/24.

Postar um comentário

0 Comentários