Pesquisar

Mainz 05 e 1. FC Köln são os campeões nacionais na categoria sub-19

Reprodução/Getty Images

Um verdadeiro celeiro de craques, a Alemanha segue revelando bons e promissores jogadores. Antes do profissional, os jovens costumam percorrer um grande caminho.

E nos últimos fim de semanas, o futebol alemão coroou seus vencedores na categoria de Juniores, a sub-19, que talvez seja a mais importante da base, pois é na teoria o último passo das maiores promessas antes de chegarem nas equipes principais. 

Mainz 05 conquista a A-Junioren-Bundesliga

Com uma campanha muito positiva e bons valores no elenco, o Mainz 05 venceu a divisão Sul/Sudeste (a Bundesliga sub-19 é dividida em três regiões) e se qualificou aos playoffs. Com 12 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, o M05 sobrou principalmente devido ao desempenho ofensivo: foram 56 gols marcados em 16 jogos na temporada regular. 

Nos playoffs, passou pela forte equipe do Köln nas semifinais, após vencer por 1 a 0 em casa e segurar um empate sem gols na volta. Na final, o adversário foi o forte Borussia Dortmund. Em um jogo eletrizante, os Carnavalescos venceram por 4 a 2 na prorrogação e levaram o Campeonato Alemão sub-19 pra casa. 
Dentre os destaques, Nelson Weiper se sobressai. O centroavante de 1,92m sobrou na categoria e demonstrou seu faro de gol. Weiper já integra também o elenco profissional do Mainz, tendo marcado duas vezes na Bundesliga e quebrado o recorde de jogador mais jovem a atuar na equipe principal.
Outros nomes interessantes da safra são Brajan Gruda, Dennis Kaygin, Lovis Bierschenk, Grigorijs Degtjarevs e cia.

Köln supera polêmicas e vence a DFB-Pokal


Reprodução/FC Köln

No que talvez seja a divisão mais disputada da Bundesliga sub-19, o Köln conquistou o primeiro lugar e a vaga nos playoffs terminando a frente de equipes como Borussia Dortmund e Schalke 04. Com uma campanha marcada pela regularidade, os Bodes foram superados apenas nas semifinais pro campeão Mainz 05. Como consolo, a boa temporada foi consagrada na DFB-Pokal, onde a equipe se sagrou campeã em uma final dramática: 4 a 3 contra o Schalke, com o gol derradeiro saindo no segundo tempo da prorrogação.

Em meio a temporada vitoriosa, no entanto, o Köln viu o artilheiro e principal jogador da equipe, Jaka Cuber Potocnik, ser suspenso devido a uma polêmica em sua contratação pelo clube. O Olimpija Ljubljana, clube anterior do atacante esloveno, processou o Köln na FIFA e acusou o time alemão de aliciamento. A FIFA deu causa ganha ao Ljubljana, o Köln sofreu um Transferban e o jovem atacante que vivia fase espetacular foi suspenso do futebol por 4 meses, perdendo os jogos decisivos da temporada.
Outros nomes que se sobressaíram no Köln foram os bons Damion Downs, Justin Diehl, Elias Bakatukanda, Luan Simnica... Alguns que já até atuaram pelo time profissional dos Bodes.

O Fussball Brasil seguirá na cobertura do futebol alemão de base e acompanhará os próximos passos dessas e outras grandes jóias. Nos acompanhe no Twitter e em nosso site e fique por dentro de TUDO que rola no futebol alemão!

Postar um comentário

0 Comentários