Carnaval e Futebol: os tradicionais mantos carnavalescos do Colônia

O Colônia divulgou, na última terça-feira, o seu uniforme carnavalesco da temporada 2020/21. É uma tradição dos Bodes, desde 2013, lançar mantos especiais com referências à cultura, tão presente na cidade. Fugindo do usual, o clube não usou nenhum de seus jogadores para divulgação do manto e, sim, um vídeo com um palhaço solitário com o intuito de transmitir uma mensagem aos seus torcedores de que há esperança e felicidade até mesmo nos dias mais "sombrios", como os vividos na pandemia da covid-19. Se não fosse pelo coronavírus, o festejo de carnaval de Colônia teria começado no último dia 11.


No vídeo, com algumas referências ao personagem de Joaquin Phoenix, o palhaço transita pelas ruas e por um bar sem que tenha ninguém para celebrar junto a ele, e só encontra prestadores de serviços essenciais, vestidos com camisas de carnaval do clube de temporadas anteriores, que o cumprimentam e o arrancaram um sorriso, até que recebe uma caixa contendo o novo manto dos Bodes e, sozinho, adentra o RheinEnergieStadion, pulando de felicidade. Toda a ação do vídeo foi, brilhantemente, narrada.


“Imagine que você perdeu seu sorriso. Este ano não haverá flores. Não haverá dança”, diz o narrador enquanto o palhaço busca a felicidade. "Os bons tempos vão voltar. Mas este ano, você é o único: o último palhaço! E você está sorrindo agora. Seu coração colorido bate até o fim", diz ele enquanto o palhaço entra, pulando de felicidade, no RheinEnergieStadion vazio, para revelar o kit icônico do carnaval deste ano e trazer um pouco de alegria. "Nós estamos celebrando o carnaval sozinhos, juntos", finaliza o narrador após a revelação do manto, inspirado, justamente, em trajes de palhaço, tão usuais nas celebrações da cidade.



O manto também traz 11 elementos "kölsch" - coisas típicas do carnaval de Colônia - e, como de praxe, o brasão de armadas da cidade bordado no peito, entre o logotipo da fabricante e o escudo do clube. Há também uma versão em amarela e azul a ser usada pelos goleiros. A camisa ainda contém alguns detalhes nas mangas e na cintura. A cada peça vendida, 1,1 euro será revertido para ajudar a popularizar, ainda mais, a cultura carnavalesca de Colônia. O preço está meio alto, 87 euros, mas bateu recorde de venda em 24 horas: mais de 3 mil unidades foram comercializadas contou Alexander Wehrle, um dos diretores do clube, à ESPN.


"Colônia é a capital do carnaval na Alemanha, milhões de pessoas de todo o mundo vêm aqui todos os anos para celebrar. Mas tudo isto não pode acontecer no meio da pandemia e, após a devida consideração, decidimos lançar o kit especial. Tornou-se uma tradição para muitos fãs e itens de coleção muito queridos. Sabemos que outros (setores) foram mais duramente atingidos pela pandemia do que o futebol. Especialmente a cena cultural. E com a nossa doação, queríamos dar um pequeno exemplo de solidariedade".


A nova camisa do Colônia (Divulgação)

O Colônia costuma usar seus mantos de carnaval, ao menos, uma vez durante a temporada. Foi assim em todos os anos, desde 2013. Nesta quarta-feira, 12, os Bodes o estrearam em um amistoso contra o Bochum, da segunda divisão, onde foram derrotados por 3 a 1.


Em 2019, o tema e propósito da camisa foi outro: destacar os bairros da cidade através de um mapa inserido na região da barriga. Já em 2018, o manto foi mais simples: listras finais horizontais em vermelho e branco, as cores do clube. O mais elaborado mesmo foi o de 2015, lançado em homenagem ao grupo carnavalesco Rote Funken (Faíscas Vermelhas), o mais antigo do carnaval da cidade de Colônia. Embora cada um dos uniformes tenha seu propósito, há algo em comum entre eles: todos foram desenhados pelo designer Dennis Steimel.


"Não se pode negar que há um certo caráter de culto nisso, todas as camisetas, exceto uma, foram as mais vendidas (em suas respectivas temporadas de lançamento). Mas é realmente difícil traduzir o vínculo que as pessoas de Colônia têm com o clube, com a cidade e o carnaval. É único. É o famoso Jefohl (sentimento). Os regulamentos do futebol alemão não são tão rigorosos para os kits especiais, e todos os anos podemos dar rédea solta à nossa imaginação. A crista da cidade estará sempre no meio do peito, e certos elementos como a Kratzchen (chapéu de carnaval) são recorrentes", disse Steimel à ESPN. Veja todos os mantos na galeria a seguir.


CONFIRA TAMBÉM: 10 UNIFORMES BIZARROS DE EQUIPES ALEMÃS


SIGA O FUSSBALL BRASIL NO TWITTER E NO INSTAGRAM E FIQUE SEMPRE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO FUTEBOL ALEMÃO MASCULINO E FEMININO


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.