Jogadores mais jovens a estrear na Bundesliga

A constante utilização de jovens, ano após ano, é um das marcas registradas da Bundesliga e, sem dúvida alguma, é um atrativo para jovens atletas de clubes de outros países, que seriam subutilizados (ou nem isso!) — os maiores exemplos são Kevin De Bruyne e Jadon Sancho, que saíram de equipes inglesas para rumarem e alcançarem patamares técnicos elevadíssimos na Alemanha. Sancho, talvez, até maior por conta da idade que tinha em sua transferência — 17 anos.

Na última segunda-feira (18), um meio-campista do Bayer Leverkusen entrou para o seleto grupo, liderado por Nuri Sahin, que estabeleceu o recorde há 15 anos e tem o posto ameaçado por Youssoufa Moukoko, principal nome da base do Borussia Dortmund, que completará 16 anos em novembro deste ano e estará apto para estrear na competição.

De Sahin a Julian Draxler, confira quem são os 10 jogadores mais jovens que disputaram jogos na Bundesliga.

Nuri Sahin, Borussia Dortmund (16 anos, 11 meses e 1 dia)

Nuri estreou na Bundesliga em 2005. O turco atuou os 90 minutos e levou um cartão amarelo no empate dos aurinegros por 2 a 2 com o Wolfsburg, pela primeira rodada da edição 05/06. Antes de sua estreia no campeonato alemão, já havia vestido a camisa amarela em uma partida pela antiga Copa Intertoto, no mês de julho. Na ocasião, o adversário foi o Sigma Olomouc — entrou aos 67 minutos no lugar de Kruska e atuou os 23 minutos restantes; sua equipe empatou por 0 a 0 e acabou eliminada por ter levado gol fora de casa na primeira mão da eliminatória. Atualmente é atleta do Werder Bremen.

Getty

Yann Aurel Bisseck, Köln (16 anos, 11 meses e 28 dias)

Bisseck surgiu para o futebol profissional em 2017. O zagueiro fez sua primeira aparição em novembro daquele ano, frente o Hertha Berlin, pela 13ª partida da Bundesliga. Os Bodes acabaram derrotados por 2 a 0. O jovem, que esteve há alguns dias de bater o recorde de Nuri Sahin, jogou toda a partida. Após o debute, não teve tantas oportunidades na equipe profissional do Köln — disputou, apenas, mais dois jogos que, somados, não dão uma partida inteira (65 minutos). Atualmente está emprestado ao Roda JC, dos Países Baixos.

Imago

Florian Wirtz, Bayer Leverkusen (17 anos e 15 dias)

Wirtz entrou para lista ao figurar o onze inicial do Bayer contra o Werder Bremen, pela 26ª rodada da Bundesliga desta temporada. O meia bateu o recorde que pertencia a Kai Havertz (17 anos e 126 dias) e tornou-se, não só o mais jovem Aspirina a vestir a camisa do Bayer na Bundesliga, como, também, o mais jovem a vestir a camisa do clube em qualquer que seja a competição. Wirtz não participou de gol, mas teve boa atuação para um debutante na vitória do Bayer por 4 a 1.

Imago

Jürgen Friedl, Eintracht Frankfurt (17 anos e 26 dias)

Friedl detinha o recorde até ser ultrapassado por Nuri Sahin em 2005. O ex-goleiro fez sua primeira aparição contra o Hannover, pela 25ª rodada da Bundesliga 75/76. A oportunidade para Friedl estrear veio por meio de uma lesão do arqueiro titular, Peter Kunter. Um fato curioso é que, por conta de sua baixa estatura (1.75m), Friedl não teve tantas oportunidades no futebol profissional. Pelo próprio Eintracht, só disputou mais 4 partidas, após isso começou a rodar por clubes amadores. Nos 5 jogos que participou, levou 6 gols, incluindo um em seu debute — o Eintracht venceu por 5 a 1 e o gol foi tomado com Jürgen já em campo.

Eintracht Frankfurt

Ibrahim Tanko, Borussia Dortmund (17 anos, 1 mês e 30 dias)

Tanko vestiu o uniforme aurinegro pela primeira vez em goleada do Borussia por 5 a 0 contra o Stuttgart, pela 6ª rodada da Bundesliga 94/95. O então técnico Ottmar Hitzfeld deu ao jovem atacante 12 minutos em campo. Tanko ainda vestiria a camisa do Dortmund em mais 51 jogos, marcando 3 gols. Deixou o clube em 2001 para rumar ao Freiburg, onde ficou até se aposentar, em 2007.

Imago

Giovanni Reyna, Borussia Dortmund (17 anos, 2 meses e 5 dias)

O mais novo xodó da torcida aurinegra, Reyna debutou contra o Augsburg na abertura do segundo turno do campeonato, que também marcou a estreia de Erling Haaland pelo Borussia Dortmund, este que foi o grande responsável pela vitória. Reyna entrou aos 72 minutos, no lugar de Thorgan Hazard. Alguns jogos depois, o americano tornaria-se o mais jovem jogador a marcar gol na DFB-Pokal (Copa da Alemanha) — 17 anos, 2 meses e 22 dias.

Imago

Josha Vagnoman, Hamburgo (17 anos 02 meses 27 dias)

Vagnoman foi apresentado ao futebol pelo Hamburgo, em 2017. A estreia do lateral direito aconteceu frente o Bayern, pela 26ª rodada da Bundesliga 17/18, a última disputada pelos Dinos. O placar não foi nem um pouco satisfatório: 6 a 0 para o Gigante da Baviera. Vagnoman atuou 20 minutos. Até hoje defende as cores do HSV.

Getty

Simon Asta, Augsburg (17 anos 03 meses 17 dias)

Asta estreou na última rodada da temporada 17/18 diante o Freiburg. O lateral direito atuou, apenas, 10 minutos na derrota por 2 a 0 para os Breisgau-Brasilianer. Simon ainda faz parte do plantel do Augsburg, porém só fez mais uma partida além desta (contra o Wolfsburg, na última rodada da Bundesliga 18/19). O seu contrato se encerra ao final desta temporada e não há indícios de uma renovação.

Getty

Maximilian Beier, Hoffenheim (17 anos 03 meses 22 dias)

Beier é mais um que apareceu nesta temporada. O atacante do Hoffenheim fez sua estreia em fevereiro deste ano, contra o Freiburg, pela 21ª rodada. Apesar de ter debutado, não teve tempo de fazer nada para evitar a derrota do Hoffe para o clube da Floresta Negra — recebeu, apenas, dois minutos em campo. Ainda atuou em mais duas partidas posteriormente: contra Borussia Mönchengladbach e Hertha Berlin, esta pela 26ª rodada. Teve ao todo 54 minutos em campo, até agora, 45 contra o Hertha.

Getty

Julian Draxler, Schalke 04 (17 anos 03 meses 26 dias)

Julian ascendeu à equipe sênior do Schalke 04 em 2011. O jogo que marcou sua estreia foi diante do Hamburgo, pela 18ª rodada da temporada 10/11. O alemão entrou no lugar do croata Ivan Rakitic, aos 83 minutos de jogo. O S04 acabou derrotado pelo HSV por 1 a 0, com gol marcado por van Nilsterooy, aos 53 minutos. Draxler, ainda, fez mais 169 jogos pelo S04, até ser negociado com o Wolfsburg por 43 milhões de euros em 2015 — segunda transação mais cara da história da competição. Atualmente defende o Paris Saint-Germain. 

Getty


*Dados retirados do Transfermarkt

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.