Bundesliga 2019/20: 5 meses de momentos marcantes

Não há duvidas para ninguém de que esta edição do Campeonato Alemão tem sido bastante equilibrada e disputada, com grandes jogos e surpresas entre atletas e equipes, mas nem só disto vive uma competição e na Bundesliga não é diferente. Até aqui, em 17 rodadas, aconteceram muitas coisas que vão além do resultado, seja fora ou dentro dos gramados ou nas bancadas, por isto, confira a seguir momentos que, como dito, foram além do resultado, e marcas expressivas destes 5 primeiros meses de temporada.


O debute e a primeira vitória do Union Berlin

18/08/2019 | Stadion An der Alten Försterei | O adversário? RB Leipzig.

Diante de 22.467* torcedores, o Union debutava na Bundesliga, infelizmente o resultado foi extremamente negativo, 4:0 para os Touros, mas a partida foi além do resultado; nas arquibancadas: homenagens¹, protestos² e festa.


¹Os torcedores do Union Berlin levaram imagens de amigos e familiares falecidos que torciam para o clube e não tiveram a oportunidade de vê-lo na elite do futebol alemão. O clube contabilizou cada um deles como presente, levando aos 22.467* presentes, que na prática foram 22.012.

²Por considerarem o RB Leipzig um “não clube” e sim uma empresa que tem como negócio o futebol, os Ultras do FCU ficaram em silêncio absoluto pelos 15 primeiros minutos de jogo. Também houve protesto direcionado à DFL (Deutscher Fussball Liga). 

Nos cartazes, os já falecidos adeptos. (@Bundesliga_EN/Twitter) | DFL: Hora da mudança. O futebol pertence a todos! (Getty Images)

A primeira vitória veio 2 rodadas após a estreia, e em cima de um gigante: Borussia Dortmund. Com gols de Marius Bülter (2) e Sebastian Andersson, o Union Berlin bateu os Aurinegros por 3 a 1, em Berlim. O jogo foi uma verdadeira roda de emoções, com Bülter abrindo o placar para os Irons aos 22 minutos e Alcácer empatando para o BVB aos 25. Aos 75' Andersson deu números finais à partida. Além da (inesperada) vitória, o confronto ficou marcado pela bonita festa dos Ultras do FCU, além da emoção dos gandulas após o terceiro gol. Veja abaixo.


(Getty Images)

(@FCUnionBrasil/Twitter)

A simbólica queda do Muro de Berlim

Neste ano, comemorou-se os 30 anos da queda do Muro de Berlim, marco que uniu novamente os povos do Oriente e Ocidente da Alemanha. Isto levou o Hertha à celebrar com camiseta especial e realizar uma cerimônia de derrubamento simbólico do Muro, no pré-jogo do confronto contra o RB Leipzig, pela 11ª rodada da Bundesliga, no dia 9 de novembro, data que marcou os 30 anos do acontecido. 

(Divulgação/Hertha) | (Getty Images)

RB Leipzig Herbstmeister

Com 37 pontos, 2 a mais que o segundo colocado, Borussia Mönchengladbach, o RB Leipzig sagrou-se campeão simbólico do primeiro turno. A última em que FC Bayern ou Dortmund não chegaram à pausa para o inverno à frente dos demais, o RB tinha apenas 6 meses de existência, à época, o clube que terminou na primeira colocação foi o Bayer Leverkusen de Jupp Heynckes, com 35 pontos. A temporada em questão foi a de 2009/10, que teve como campeão o Rekordmeister da Alemanha, FC Bayern.

Este era o RB Leipzig da última vez em que nem FC Bayern, nem Borussia Dortmund foram Herbstmeister. (Divulgação/RB Leipzig)

A campanha da equipe de Julian Nagelsmann tem sido ótima, apesar de oscilar no começo da competição, algo normal, é claro. Em 17 jogos, os Touros perderam apenas 2 vezes, empatando 4 e vencendo outras 11. Neste período, aplicou a maior goleada de sua história na Bundesliga: 8-0 sobre o Mainz 05, com atuação de gala de Timo Werner. Este simbólico titulo prova - mais uma vez -, que o RB veio pra ficar, e que não será um adversário fácil para ninguém. Sob o comando do excelente Nagelsmann, essa equipe tende a ir cada vez mais longe.
(Reprodução/RB Leipzig)

Cobrança de movimento ativista ao Borussia Dortmund

Na partida contra o SC Paderborn, pela 12ª rodada da Bundesliga, o movimento ballspiel.vereint! ergueu faixas cobrando o que o Borussia Dortmund vem ignorando há anos: uma equipe feminina. Este manifesto fez com que os gerentes da equipe se reunissem dias depois para tratar do tema, deixando em aberto a possibilidade da criação até o fim de 2020.

O Dortmund precisa de uma equipe feminina? Talvez. A Frauen Bundesliga precisa de grandes equipes como o BVB? Sim. A estruturação de uma equipe feminina leva tempo e precisa ser feita com seriedade, é claro. Há a possibilidade de adquirir o SGS Essen, clube de região próxima à Dortmund, assim como fez o Eintracht com o FFC Frankfurt (Clube mais vitorioso do F. Feminino Alemão), que a partir da próxima temporada se chamará Eintracht Frankfurt. A aquisição daria ao BVB a vaga do SGS na Frauen Bundesliga, além do plantel da equipe, assim evitando jogar divisões interiores, mas sinceramente? Não me agrada, não acho justo. Além de que, o Essen é uma equipe tradicional da categoria, apesar de não ser vitoriosa. 

Só de levar os gerentes da equipe à tratar do assunto já teve grande valia, caso leve a formação da equipe, este manifesto terá valor maior ainda.
  
Futebol é para todos. Time feminino já! (Schwatzgelb.DE)

Marcas expressivas


Gols no primeiro turno
: 492 (maior marca em 34 anos) | Média de 3,22 por jogo.

100 jogos de Kai Havertz: Mais jovem a atingir a marca (20 anos e 186 dias).

11 assistências de Thomas Müller: Maior marca de um primeiro turno da história da Bundesliga.

22 gols por Jadon Sancho: Mais jovem a chegar a esta marca na história do Campeonato Alemão (19 anos e 267 dias).

35 gols por Thorgan Hazard: Belga com mais gols em toda Bundesliga; superando os 33 gols feitos por Emile Mpenza, ex-jogador de S04 e HSV.

18 gols após 16 jogos por Timo Werner: Primeiro jogador alemão desde Gerd Müller, em 1976/77, a atingir a marca na Bundesliga. 

Recordes por Robert Lewandowski: Primeiro jogador na história da Bundesliga a marcar 10 gols nos primeiros seis jogos da temporada; Primeiro jogador na história da Bundesliga a marcar gols nos 11 primeiros jogos da competição.

Invencibilidade do Augsburg de 6 jogos: Maior marca da história do clube na elite do futebol alemão. 

8 jogos consecutivos do RB Leipzig marcando pelo menos 3 jogos: Primeiro clube a atingir a marca em uma só temporada da Liga.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.